A cirurgia refrativa é uma das operações dos olhos mais comuns em todo o mundo. Suas diferentes técnicas são utilizadas para corrigir os problemas oculares mais frequentes, os chamados erros refrativos como miopia, astigmatismo e hipermetropia.
Com os avanços tecnológicos, especialmente o uso do laser e as anestesias em forma de colírio, as cirurgias refrativas oferecem resultados cada vez mais precisos, tempo rápido de recuperação visual e bastante conforto pós-operatório.
Se você procura informações detalhadas sobre as técnicas mais modernas de cirurgia refrativa, pode encontrar aqui mesmo no site do Doutor Marcelo Vilar.
Saiba tudo a respeito das cirurgias PRK (Photorefractive Keratectomy), LASIK (Laser in-Situ Keratomileusis) e Lentes Fácicas neste link: https://marcelovilar.com.br/cirurgias/cirurgia-refrativa/
Hoje, vamos apresentar e comentar 5 mitos e 5 verdades sobre as cirurgias refrativas, abordando as principais dúvidas que chegam em nosso consultório!
Mitos e verdades sobre as cirurgias refrativas.
1) As cirurgias são a única solução para os problemas refrativos.
MITO
Os erros refrativos também são corrigidos com óculos e lentes de contato, portanto as cirurgias não representam uma solução exclusiva.
2) A recuperação da cirurgia refrativa é demorada e dolorida.
MITO
Muito pelo contrário. O paciente vai para casa imediatamente e pode retomar sua rotina normal, seguindo algumas recomendações, em um par de dias, dependendo da técnica utilizada.
3) Depois da cirurgia, não é mais necessário o uso de óculos ou lentes.
MITO
Em alguns casos, felizmente a minoria, a cirurgia refrativa não consegue “zerar o grau” do paciente. Desta forma, apesar da significativa melhora da condição visual, o uso de óculos ou lentes continua a ser necessário.
4) Quem tem problemas refrativos não pode ser doador de córnea.
MITO
Desde que a estrutura da córnea não esteja afetada, portadores de miopia, hipermetropia ou astigmatismo podem ser doadores.
5) O paciente sente dor durante a cirurgia.
MITO
O procedimento é completamente indolor.
6) A cirurgia refrativa a laser é realizada sem nenhum corte no olho.
VERDADE
A cirurgia refrativa a laser permite corrigir o grau de miopia, hipermetropia ou astigmatismo sem a realização de cortes.
7) É necessário o uso de anestesia nas cirurgias refrativas.
VERDADE
O processo é realizado através de um colírio anestésico que é pingado no olho do paciente.
8) O paciente fica acordado durante toda a cirurgia.
VERDADE
Não há a necessidade de uma anestesia geral ou sedação do paciente, portanto ele permanece acordado durante o procedimento.
9) É necessário usar óculos de sol depois da cirurgia.
VERDADE
A claridade representa um incômodo no período pós-operatório, por isso recomenda-se o uso de óculos de sol.
10) É possível corrigir os erros refrativos dos dois olhos em uma mesma cirurgia.
VERDADE
As técnicas atuais a laser são tão precisas e com pós-operatórios tão confortáveis que, na grande maioria dos casos, o procedimento ocorre nos dois olhos de uma só vez.
O Doutor Marcelo Vilar é médico oftalmologista especialista em cirurgias refrativas em Curitiba-PR. Se você perceber dificuldade para enxergar de perto, de longe ou os dois, marque a sua consulta.