29/04/2020
Medicina
Dr. Marcelo Vilar

3 formas de prevenir doenças contagiosas.

A pandemia da Covid-19 ainda é recente e seus prejuízos são por enquanto incalculáveis. A perda de vidas é estarrecedora e o impacto econômico será certamente muito severo. Antes de ser um especialista em oftalmologia, sou médico e por isso venho aqui dividir algumas dicas de prevenção não apenas para a Covid-19, mas para as doenças contagiosas de modo geral.

Antes, algumas informações sobre o vírus, diretamente da página do Ministério da Saúde: coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada COVID-19. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa. A maioria das pessoas se infecta com algum tipo de coronavírus ao longo da vida. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E / NL63 e o beta coronavírus OC43.

Já o novo coronavírus tem como característica principal o contágio exponencial, causando danos respiratórios graves especialmente em determinados grupos de risco como idosos, cardiopatas, diabéticos e hipertensos, entre outros. Isso não significa que não possa ser fulminante também para outros pacientes. Demonstrou até agora baixa taxa de letalidade, mas sua expansão veloz e eficaz contamina muitas pessoas ao mesmo tempo, levando os sistemas de saúde até a pressão máxima. De modo geral, mesmo países com excelentes sistemas de saúde como a Itália, Espanha ou o Reino Unido já demonstraram não ter capacidade de atender todos os pacientes de uma só vez. Por isso a importância do isolamento social.

Além da quarentena, existem outras formas de conduta que contribuem para a prevenção. Confira.

1. Cuide da higiene

Várias doenças contagiosas podem ser evitadas com uma boa higiene pessoal. Portanto, lave sempre as mãos com água, sabão e energia, além de manter as unhas aparadas. Não esqueça de limpar seus pertences e objetos, higienizar os ambientes e mantê-los arejados.

O mesmo asseio com o corpo vale para a casa. É importante varrer, tirar o pó e desinfetar os cômodos com frequência, além de lavar e trocar a roupa de cama e as toalhas toda semana. Na cozinha a limpeza deve ser diária, assim como a do banheiro.

2. Durma com qualidade

Muitos fatores contribuem para uma boa imunidade. A alimentação correta e variada e a prática de exercícios físicos são fundamentais. Mas do ponto de vista fisiológico, o sono é provavelmente o mais importante. Isso porque, quando dormimos, o corpo reproduz as células de defesa que o sistema imunológico utiliza para combater os agentes infecciosos e prejudiciais ao organismo.

É durante a noite que acontecem as diversas reações químicas que ajudam no melhor aproveitamento dos nutrientes e na eliminação de substâncias tóxicas ao organismo. Hormônios que regulam as funções orgânicas também são liberados durante o sono mais profundo.

Portanto capriche: antes de dormir, vá lentamente diminuindo os estímulos, evite televisão e o celular, todas as telas em geral e prepare-se para relaxar e ter uma ótima noite de sono. Tente controlar a iluminação, aumente o nível de conforto e respeite a regrinha das 8 horas de descanso. Uns precisam de mais horas, outros menos, mas a média é realmente essa e faz muito bem à saúde.

3. Evite coçar os olhos

Sabemos que não é fácil controlar, mas agora com a Covid-19, isso ficou mais importante do que nunca: é preciso tomar consciência da quantidade de vezes que levamos as mãos ao rosto. E, pior ainda, quando coçamos os olhos.

O hábito de coçar os olhos está na pauta de preocupações da Sociedade Brasileira de Oftalmologia por vários fatores. Além de prejudicar a visão, fragiliza as fibras da córnea, podendo desencadear ou agravar o ceratocone, uma doença de origem genética que provoca a degeneração da membrana e a alteração do formato da córnea. Neste momento em que uma pandemia circula entre nós, é crucial tentar evitar esse hábito tão prejudicial. Pela nossa própria saúde, mas também pelo bem-estar de todos.

O Dr. Marcelo Vilar agradece a sua atenção e se coloca à disposição para maiores esclarecimentos pelo WhatsApp (41) 99616-9915.

Marque sua consulta com o
Dr. Marcelo Vilar

Tem dúvidas ou quer uma segunda opinião?
Cadastre-se e ligamos para você.



Depoimentos

  • Davi Souza

    Extremamente solícito e tem prazer em deixar bem detalhado todos os porquês por trás das tomadas de decisão. Apresenta as opções e detalha bem os prós e contras.

  • Jaqueline Sampaio

    Médico empático e assertivo, grande especialista na sua área, consegue compartilhar seus conhecimentos com desenvoltura e simpatia. Faço acompanhamento com ele desde que me mudei para Curitiba há 12 anos e tenho plena confiança em seu profissionalismo.

  • Tatiane Malaguti

    Recomendo excelente profissional, atencioso, fiz minha cirurgia para correção e miopia a 6 anos e tenho acompanhamento contínuo

  • Marcelo Fuga Fialho

    Excelente profissional, competência técnica unida a empatia e atenção. Recomendo! Equipe de atendimento, também merece destaque, gentileza e comprometimento.

  • Kelly Regina

    Recebi indicação do Dr Marcelo, de duas amigas que operaram com ele e hoje estão livres dos óculos, realizei a cirurgia a 5 meses e estou super feliz com o resultados e o atendimento.
    Medico muito atencioso, me deixou super calma, pois tinha bastante medo, me passou toda confiança e segurança com sua experiência e atenção, tanto no pré operatório quanto no pós. Só tenho a agradecer por toda dedicação e carinho.

  • Jucelia

    O Dr Marcelo supriu todas as minhas expectativas, fui desenganada achando que não teria solução para enxergar melhor e ele me diagnosticou com muita paciência e tirou todas as minhas duvidas. Hoje enxergo 100% graças a esse excelente profissional.

  • Flávia

    Minha mãe estava com catarata, quase perdendo a visão até que recebemos a indicação para o Dr Marcelo e ela realizou a cirurgia que tanto sonhava. Excelente profissional, pontual, competente, tira todas as dúvidas e super atencioso para com a minha mãe, com certeza o melhor!! Obrigada Dr, hoje minha mãe está livre dos óculos e pode enxergar com qualidade!

  • Janaína Lima

    A 5 anos descobri q tenho Ceratocone, passei por vários médicos que nunca me disseram sobre a cirurgia de implante de Anel de Ferrara. Estava crente que não voltaria a ter uma boa visão. Foi quando recebi indicação do Dr. Marcelo, realizei a cirurgia de Anel com ele há 1 ano e tive mais da metade da minha qualidade visual recuperada. Só tenho a agradecer. Cirurgia sem dor, durou 20 minutos e sai sem tampão ,vendo embaçado mais muito bem. Em 2 dias já estava na minha rotina diária. Muito feliz com o resultado e o carinho prestado por esse médico e toda sua equipe.

Fale com o Dr. Marcelo

Comece uma conversa

Clique para começar uma conversa no WhatsApp

A nossa equipe responde rapidamente de segunda a sexta-feira, das 8h as 19h.