2 de maio de 2014

Perda da visão pode causar a perda do trabalho?

Acredito que hoje, ainda aproveitando as comemorações pelo Dia do Trabalho, podemos falar sobre a importância do check-up da visão. Afinal, um bom exame oftalmológico pode ajudar a evitar, prevenir e, quando isto não for possível, identificar precoce importantes doenças da visão.
trabalhoComo todos sabemos, uma pessoa que não enxerga bem tem todas as outras funções prejudicadas. Fica mais exposta a quedas, acidentes e, não é exagero alertar, a perda da visão, como consequência, acaba influindo até na perda do emprego.
Check-ups oftalmológicos anuais são a melhor medidad a ser adotada por trabalhadores a partir dos 20 anos de idade. E tenha isto como regra: não espere até sentir incomodo na visão para visitar o seu oftalmologista. Existem doenças sérias que chegam sem avisar. Uma delas, o glaucoma, pode levar 10 anos até que apareçam os primeiros sinais perceptíveis de que há algo errado com os seus olhos. Aí pode ser tarde demais e a perda da visão pode ser irreversível. Falei a respeito deste assunto recentemente, durante longa entrevista que concedi para uma emissora de rádio.
Por volta dos 40 anos é importante procurar ajuda médica por conta dos sintomas da vista cansada (ou presbiopia). Outros problemas frequentes recorrentes nesta faixa etária são a catarata, a retinopatia diabética e também o glaucoma, conforme expliquei anteriormente.
Que fique claro: hoje não são apenas os jovens que exercem atividades laborais normalmente. Pessoas idosas estão na plenitude de sua vida, trabalhando, ativas. Não é mais aceitável que se isolem da sociedade, percam a qualidade de visão, por falta de prevenção, por falta de ajuda médica. A medicina avançou muito. Existem hoje inúmeras técnicas de tratamento mesmo para as mais graves doenças da visão. Basta buscar ajuda na hora certa.