web analytics

Perguntas frequentes de: Pterígio

Qual a taxa de recidiva do pterígio?

Os doentes precisam de ser cuidadosamente seguidos durante um ano. Cerca de 90% das recidivas ocorrem durante os primeiros 12 meses após a cirurgia.

Pterígio pode voltar após cirurgia?

Os pterígios podem recidivar após a excisão cirúrgica. A dissecção da esclera nua seguida de um auto enxerto conjuntival reduz a taxa de recorrência. A aplicação intraoperatória de um antimetabolito (5-fluorouracil ou mitomicina-C) também reduz a recorrência.

Qual o custo da cirurgia de pterígio?

O preço da cirurgia de pterígio pode variar de acordo com a técnica, o material utilizado e a cobertura do procedimento pelo plano de saúde. Após uma consulta meticulosa o oftalmologista poderá definir o plano cirúrgico e valor da cirurgia.

Quantos dias de repouso são necessários para a cirurgia de pterígio?

Quando utilizamos a cola de fibrina, o retorno se torna mais precoce, devido a menor inflamação local, menor fotofobia e lacrimejamento. Normalmente, empregado esta técnica, são necessários três dias de recuperação.

Como se opera o pterígio?

O procedimento de pterígio deve ser realizado quando:

  • Os tratamentos conservadores falharam;
  • A acuidade visual está comprometida pelo crescimento do pterígio sobre a córnea, induzindo alto astigmatismo;
  • Pela aparência estética.

A cirurgia utiliza a própria conjuntiva (transplante) do paciente na grande maioria das vezes, ou membrana amniótica preservada (placenta), em alguns casos especiais, para preencher o espaço vazio criado pela remoção do pterígio. Neste procedimento, o pterígio é removido cirurgicamente e, em seguida, a própria conjuntiva (o transplante) é colada com cola orgânica de fibrina (menor inflamação e risco de recidiva) ou suturado (pontos) no local onde se encontrava o pterígio, para reduzir o estímulo de crescimento fibrovascular local. Algumas vezes, se utiliza medicação (mitomicina) diluída para modular a cicatrização.

Existem outras formas de tratamento do pterígio?

Sim. O tratamento pode ser clínico (colírios) e/ou cirúrgico.  No tratamento clínico, recomenda-se a proteção dos olhos contra o sol, poeira e vento e, quando possível, fazer uso de lubrificação com lágrimas artificiais para reduzir a irritação ocular. Nos casos de pterígios inflamados, podem ser utilizados esteroide tópico leve ou colírios anti-inflamatórios não-esteroides. A remoção cirúrgica é indicada quando o pterígio progride em direção ao eixo visual, o paciente possui irritação ocular excessiva, sintomas que persistem apesar do tratamento clínico ou a lesão interfere com o uso de lentes de contato.

Existe colírio para o tratamento do pterígio?

Quando o pterígio esta inflamado ou irritado, utilizamos colírios esteroides (corticoides), essa prática tem que ser acompanhada por um oftalmologista, pois existem inúmeras complicações inerentes ao uso desses colírios (glaucoma e catarata corticogênica). Outra possibilidade para reduzir a irritação é o uso de colírios lubrificantes.

Como evitar que meu pterígio aumente?

Vivemos em um país tropical, ou seja, temos grande incidência de luz UV, ao proteger-se do sol, diminuímos as chances de exposição ao principal fator causal. Com isso, o uso de óculos com proteção ultravioleta, principalmente para trabalhadores que se expõe ao sol se torna fundamental. Além disso, o uso de boné e /ou chapéu também e importante para se proteger da luz solar, do vento e da poeira. Isso porque o tempo seco, vento e poeira e propício para o desenvolvimento do pterígio.

Qual idade o pterígio costuma ser mais frequente?

pterígio normalmente se desenvolve em pessoas de 30 a 50 anos. Isso porque trata-se de uma inflamação silenciosa e vai crescendo com o decorrer do tempo. A exposição a luz UV, vento, hábitos de cocar, podem ser citados como fatores principais que podem determinar sua evolução.

O que causa o pterígio?

Existem muitas controvérsias em relação à etiologia e patogênese do pterígio. A radiação ultravioleta – UV (principalmente quando ocorre em jovens e persiste por 2 ou 3 décadas) e a irritação crônica têm sido postulados como fatores causais principais. O hábito de coçar os olhos, vento frequente e fatores genéticos tem sido proposto como fatores causais.

Quais os sintomas do pterígio?

As queixas mais frequentes são a ardência, queimação, olho vermelho, sensibilidade a luz, sensação de algo incomodando (corpo estranho). Muitas vezes, a queixa que mais leva o paciente a procurar o tratamento está relacionada à estética e o aspecto de estar sempre cansado e vermelho após o trabalho ou quando exposto a agentes irritantes (poeira, sol, maquiagem, praia, piscina, protetores solares entre outros).

O que é pterígio?

Pterígio é um tecido fibrovascular que se origina na conjuntiva inter-palpebral e que sai surge próximo a carúncula (bolinha no cantinho nasal do olho), estendendo a córnea, formando uma prega de tecido fibrovascular com aspecto triangular.

Marque sua consulta com o
Dr. Marcelo Vilar

Tem dúvidas ou quer uma segunda opinião?
Cadastre-se e ligamos para você.

    Depoimentos

    • Vera Maria Porto

      Agradeço a Deus e ao Dr. Marcelo Vilar todos os dias. Gratidão! Não enxergava direito desde os dois ou três anos de idade. Passados quase 40 anos Deus colocou Dr. Marcelo Vilar no meu caminho. Sai da cirurgia enxergando absolutamente tudo. Uma sensação indescritível. Deus o abençoes e toda família linda.

    • Davi Souza

      Extremamente solícito e tem prazer em deixar bem detalhado todos os porquês por trás das tomadas de decisão. Apresenta as opções e detalha bem os prós e contras.

    • Jaqueline Sampaio

      Médico empático e assertivo, grande especialista na sua área, consegue compartilhar seus conhecimentos com desenvoltura e simpatia. Faço acompanhamento com ele desde que me mudei para Curitiba há 12 anos e tenho plena confiança em seu profissionalismo.

    • Tatiane Malaguti

      Recomendo excelente profissional, atencioso, fiz minha cirurgia para correção e miopia a 6 anos e tenho acompanhamento contínuo

    • Marcelo Fuga Fialho

      Excelente profissional, competência técnica unida a empatia e atenção. Recomendo! Equipe de atendimento, também merece destaque, gentileza e comprometimento.

    • Kelly Regina

      Recebi indicação do Dr Marcelo, de duas amigas que operaram com ele e hoje estão livres dos óculos, realizei a cirurgia a 5 meses e estou super feliz com o resultados e o atendimento.
      Medico muito atencioso, me deixou super calma, pois tinha bastante medo, me passou toda confiança e segurança com sua experiência e atenção, tanto no pré operatório quanto no pós. Só tenho a agradecer por toda dedicação e carinho.

    • Jucelia

      O Dr Marcelo supriu todas as minhas expectativas, fui desenganada achando que não teria solução para enxergar melhor e ele me diagnosticou com muita paciência e tirou todas as minhas duvidas. Hoje enxergo 100% graças a esse excelente profissional.

    • Flávia

      Minha mãe estava com catarata, quase perdendo a visão até que recebemos a indicação para o Dr Marcelo e ela realizou a cirurgia que tanto sonhava. Excelente profissional, pontual, competente, tira todas as dúvidas e super atencioso para com a minha mãe, com certeza o melhor!! Obrigada Dr, hoje minha mãe está livre dos óculos e pode enxergar com qualidade!

    • Janaína Lima

      A 5 anos descobri q tenho Ceratocone, passei por vários médicos que nunca me disseram sobre a cirurgia de implante de Anel de Ferrara. Estava crente que não voltaria a ter uma boa visão. Foi quando recebi indicação do Dr. Marcelo, realizei a cirurgia de Anel com ele há 1 ano e tive mais da metade da minha qualidade visual recuperada. Só tenho a agradecer. Cirurgia sem dor, durou 20 minutos e sai sem tampão ,vendo embaçado mais muito bem. Em 2 dias já estava na minha rotina diária. Muito feliz com o resultado e o carinho prestado por esse médico e toda sua equipe.