Glaucoma

Quais são as formas de se controlar o glaucoma?

Existem diversos métodos clínicos e cirúrgicos para o tratamento do glaucoma. De modo geral, o objetivo deles é ajudar no controle da pressão intraocular, seja pela diminuição da produção do humor aquoso (líquido responsável por nutrir e regular a pressão do olho), ou por algum método que facilite a sua drenagem.

A primeira escolha, na grande maioria dos casos, iniciamos com colírios hipotensores. Caso os colírios não tenham êxito, procedimentos invasivos sejam necessários.

A seguir, conheça as principais cirurgias de glaucoma:

  • Trabeculectomia: essa é a cirurgia mais comum do glaucoma. Realiza uma drenagem no olho para que o humor aquoso escoe adequadamente.
  • Trabeculoplastia seletiva: método menos invasivo e, geralmente, mais rápido, que utiliza um laser para potencializar a drenagem do humor aquoso e para diminuir a pressão intraocular.
  • Implante de tubo de drenagem: um minúsculo tubo é implantado dentro do olho para servir de escoamento do humor aquoso.
  • Cirurgias Minimamente Invasivas de Glaucoma (MIGS): técnicas mais recentes, que estimulam o canal a drenar mais o líquido aquoso, por meio de um dispositivo colocado no olho. Podem ser associadas à cirurgia de catarata.

É possível prevenir o glaucoma?

Não há como prevenir o glaucoma, porém pode-se evitar a perda da visão com diagnóstico precoce e tratamento adequado. Rotinas oftalmológicas no consultório é a melhor forma de evitar que o glaucoma não seja diagnosticado. Um exame completo inclui a medição da pressão intraocular e avaliação tanto do ângulo do olho (sistema de drenagem do olho) quanto do nervo óptico.

Crianças podem ter glaucoma?

Existe sim a possibilidade de crianças nascer ou adquirir o glaucoma. Conhecida como glaucoma congênito ou glaucoma infantil ou de desenvolvimento. Ambos são raros e podem aparecer após o nascimento ou até mesmo intraútero. As manifestações clínicas surgem, geralmente, no decorrer do primeiro ano de vida e se caracterizam pelo globo ocular aumentado, alterações na transparência da córnea, que fica branco-azulada, lacrimejamento e fotofobia. Por isso, se torna necessário um olhar atento dos pais e do pediatra a saúde ocular das crianças. Na maternidade, o exame de fundoscopia é realizado já nas primeiras 24h, onde já se pesquisa o nervo óptico e características morfológicas do olho.

Quais os sintomas que temos quanto a pressão ocular esta alta?

Um dos primeiros sinais de aumento da pressão ocular é dor intensa nos olhos, porém, para sentir essa dor ou “pressão” como muitos pacientes se manifesta, só ocorre quando a pressão intra-ocular esta demasiadamente alta. A dor de cabeça pode estar associada e olhos avermelhados podem estar presentes.

Quando o glaucoma pode cegar?

O glaucoma é uma doença caracterizada pela lesão de células nervosas da retina responsáveis por enviar os impulsos nervosos ao cérebro, através do nervo óptico. A pressão intraocular elevada é um fator de risco significativo para o desenvolvimento do glaucoma, não tendo evidencias de existir uma relação direta entre um determinado valor da pressão ocular e o aparecimento do glaucoma,  ou seja, enquanto algumas pessoas podem desenvolver dano no nervo com pressões normais, outra pode ter pressão intra-ocular,  elevada durante anos sem apresentar lesões. Se não for tratada essa elevação de pressa ocular alvo, poderá haver  dano permanente e irreversível das fibras nervosas do disco óptico da retina, causando uma redução  progressiva do campo visual, que pode progredir para cegueira.

Quais os sintomas do glaucoma?

Na grande maioria dos casos são assintomaticos, ou seja, não apresenta nenhum sintoma. Infelizmente, muitos pacientes só notam quando já se encontra em estágios avançados de perda de campo visual.

Marque sua consulta com o
Dr. Marcelo Vilar

Tem dúvidas ou quer uma segunda opinião?
Cadastre-se e ligamos para você.



Depoimentos

  • Davi Souza

    Extremamente solícito e tem prazer em deixar bem detalhado todos os porquês por trás das tomadas de decisão. Apresenta as opções e detalha bem os prós e contras.

  • Jaqueline Sampaio

    Médico empático e assertivo, grande especialista na sua área, consegue compartilhar seus conhecimentos com desenvoltura e simpatia. Faço acompanhamento com ele desde que me mudei para Curitiba há 12 anos e tenho plena confiança em seu profissionalismo.

  • Tatiane Malaguti

    Recomendo excelente profissional, atencioso, fiz minha cirurgia para correção e miopia a 6 anos e tenho acompanhamento contínuo

  • Marcelo Fuga Fialho

    Excelente profissional, competência técnica unida a empatia e atenção. Recomendo! Equipe de atendimento, também merece destaque, gentileza e comprometimento.

  • Kelly Regina

    Recebi indicação do Dr Marcelo, de duas amigas que operaram com ele e hoje estão livres dos óculos, realizei a cirurgia a 5 meses e estou super feliz com o resultados e o atendimento.
    Medico muito atencioso, me deixou super calma, pois tinha bastante medo, me passou toda confiança e segurança com sua experiência e atenção, tanto no pré operatório quanto no pós. Só tenho a agradecer por toda dedicação e carinho.

  • Jucelia

    O Dr Marcelo supriu todas as minhas expectativas, fui desenganada achando que não teria solução para enxergar melhor e ele me diagnosticou com muita paciência e tirou todas as minhas duvidas. Hoje enxergo 100% graças a esse excelente profissional.

  • Flávia

    Minha mãe estava com catarata, quase perdendo a visão até que recebemos a indicação para o Dr Marcelo e ela realizou a cirurgia que tanto sonhava. Excelente profissional, pontual, competente, tira todas as dúvidas e super atencioso para com a minha mãe, com certeza o melhor!! Obrigada Dr, hoje minha mãe está livre dos óculos e pode enxergar com qualidade!

  • Janaína Lima

    A 5 anos descobri q tenho Ceratocone, passei por vários médicos que nunca me disseram sobre a cirurgia de implante de Anel de Ferrara. Estava crente que não voltaria a ter uma boa visão. Foi quando recebi indicação do Dr. Marcelo, realizei a cirurgia de Anel com ele há 1 ano e tive mais da metade da minha qualidade visual recuperada. Só tenho a agradecer. Cirurgia sem dor, durou 20 minutos e sai sem tampão ,vendo embaçado mais muito bem. Em 2 dias já estava na minha rotina diária. Muito feliz com o resultado e o carinho prestado por esse médico e toda sua equipe.

Fale com o Dr. Marcelo

Comece uma conversa

Clique para começar uma conversa no WhatsApp

A nossa equipe responde rapidamente de segunda a sexta-feira, das 8h as 19h.