Catarata

Tenho catarata no outro olho. Quando posso operá-lo?

Depende. Nunca são operados os dois olhos ao mesmo tempo. Se a visão do outro olho já está prejudicada, a cirurgia pode ser marcada nas semanas seguintes ao primeiro olho, mas se a visão do outro olho ainda é razoável, o paciente pode aguardar até o momento em que ela progredir e prejudicar sua qualidade visual.

Como será minha volta às atividades após a cirurgia?

Progressiva, sem esforço físico intenso, Deve-se evitar piscine ou mar por alguns dias. Coçar e apertar os olhos tambem deve ser evitado por alguns dias.

Quanto tempo leva a Operação da Catarata?

Aproximadamente 7 minutos na maioria dos casos. O Tempo máximo de permanência é de 2-3 horas, desde o internamento , cirurgia e um lanche que é servido após a cirurgia. Antes da alta hospitalar, secretárias especialmente treinadas orientam os pacientes sobre colírios e cuidados empregados no pós-operatório.

Por que a cirurgia moderna da catarata utiliza de rotina uma lente intra-ocular?

Como já foi mencionado, catarata é o embaçamento da lente natural do olho, chamada cristalino e que vale mais ou menos 20 graus. Ela é removida durante a cirurgia da catarata e em seu lugar há necessidade de colocar outra para que o olho possa focalizar a imagem e ver claramente. Se não for colocada a lente intra-ocular, a única maneira de enxergar razoavelmente é mediante o uso de óculos bem grossos, como usaram nossos parentes operados antigamente.

A Catarata volta?

Não. Uma vez removido o cristalino, é impossível voltar a catarata.

Posso operar se estiver com algum problema clínico?

Não. A cirurgia da catarata não é uma cirurgia de urgência, pode aguardar um momento em que o paciente esteja em suas melhores condições. Após tratar o problema prévio, retornamos com a programação cirúrgica.

Vou sentir dor na cirurgia da catarata? E após o procedimento, sentirei dor após cessar o efeito da anestesia?

Não, o paciente não sentirá dor pois o olho estará totalmente anestesiado com o colírio. Mesmo após o procedimento, o paciente não sentirá dor, no máximo uma sensação de areia, causando ardência e talvez um lacrimejamento transitório, que para logo após o uso da medicação empregada.

Que tipo de anestesia será usada na minha cirurgia?

A anestesia utilizada em quase 100% das cirurgias é a anestesia tópica, onde apenas colírio de anestésico é utilizado. O paciente permanece consciente durante toda a cirurgia.

Quanto tempo preciso ficar em repouso após a cirurgia?

A moderna técnica da cirúrgica de catarata, resultou num procedimento rápido, embora extremamente complexo, que não torna necessário internamento para realizar a cirurgia, sendo possível que o paciente volte para casa no mesmo dia após a cirurgia. Porém, alguns cuidados são necessários após a realização da cirurgia de catarata, evitando esforço físico intenso, e piscina ou mar por alguns dias. Coçar e apertar os olhos também deve ser evitado por alguns dias.

Como é minha recuperação visual após a cirurgia da catarata com implantação de lente intraocular?

No dia seguinte a cirurgia a visão para longe já é melhor do que antes da cirurgia e muitas vezes já é melhor do que o outro olho, que frequentemente apresenta também algum estágio de catarata. E essa visão tende a melhorar ao longo dos dias seguintes. Se o paciente optou pela implantação de lente multifocal, também a visão de perto já será melhor no dia seguinte do que antes da cirurgia.

O que faz as lentes multifocais serem consideradas diferenciadas das lentes intraoculares comuns?

Ao contrário de uma lente intraocular normal, as lentes multifocais podem focalizar objetos próximos e distantes. As lentes multifocais possuem design de superfície especial que traz objetos próximos e distantes em foco, sem assistência do músculo. Ambos são destinados a fornecer à maioria dos pacientes uma gama completa de visão sem a necessidade de lentes corretivas. Com as lentes intra-oculares comuns, a maioria das pessoas devem contar com óculos ou lentes de contato para visão média e próxima.

Porque é necessário implantar lente intraocular durante a cirurgia de catarata?

O cristalino tem como função focar os raios de luz na retina resultando em uma boa visão e com o desenvolver da catarata (opacificação do cristalino) e piora da visão, este necessita ser removido durante a cirurgia, sendo removida também a capacidade de focar a imagem. Portanto, torna-se imprescindível introduzir uma nova lente chamada de lente intraocular permanente para ajustar o foco, caso contrário, o paciente necessitará utilizar uma correção óptica (óculos ou lentes de contato) de alta graduação (antigamente chamado “óculos fundo de garrafa” ).

Como remove a catarata de meu olho?

Para remover a catarata é feita uma incisão de 2.2 milímetros na córnea (parte transparente do olho) e instrumentos especiais são usados para extrair a catarata através desta incisão. A técnica mais realizada utiliza uma ponta com vibração ultrassônica que fragmenta e aspira os tecidos embaçados através dessa incisão. Esse método chama-se facoemulsificação com microincisão.

Minha catarata tem que estar “madura” antes de ser removida do meu olho?

Não com as técnicas modernas. Pelos métodos antigos a catarata era removida através de uma incisão bem grande, e em um único pedaço. Para que isso ocorresse com sucesso era preciso que o centro da catarata estivesse bem duro, e para isso era preciso esperar ela ficar “madura”. Com os métodos modernos indica-se a remoção da catarata assim que ela começa a interferir nas atividades diárias da pessoa como ler um livro, assistir TV ou dirigir.

Tenho catarata. É preciso operar?

Não, este é um conceito antigo. Atualmente, preconiza-se operar a catarata o mais breve possível desde que o paciente tenha sintomas (borramento visual, visão dupla, etc) pois com técnicas atuais temos boa segurança e mais precoce reabilitação visual no pós-operatório com menor trauma cirúrgico.

Se eu tenho catarata nos dois olhos, devo operá-los simultaneamente ou um de cada vez?

Somente o cirurgião poderá indicar a melhor opção para cada caso. É recomendado aguardar, no mínimo, 48 horas entre um procedimento e outro, pois a recuperação do primeiro olho poderá servir como base para a próxima cirurgia.

Mas se a visão do outro olho ainda é razoável, o paciente pode aguardar sua progressão e quando prejudicar sua qualidade visual, realizar a cirurgia de catarata.

É verdade que a catarata acomete sempre os dois olhos?

É comum que a catarata senil seja bilateral, ou seja, aconteça nos dois olhos em momentos distintos da vida ou simultaneamente. Mas, de modo geral, isto não é uma regra.

O que é catarata? Quais seus sintomas?

Catarata é caracterizada pela opacificação do cristalino. Com esta alteração, que freqüentemente é progressiva, a imagem passa a chegar na retina com menor nitidez.

A Catarata surge a partir da opacificação do cristalino, que é uma lente intra-ocular disposta em camadas. Os sintomas são variáveis, porém os mais comuns, iniciam-se as com queixas de que a visão diminui progressivamente e os objetos podem aparecer amarelados e/ou nebulosos e/ou ter seu formato deformado, parecendo que os óculos estivessem sempre sujos ou embaçados.

Marque sua consulta com o
Dr. Marcelo Vilar

Tem dúvidas ou quer uma segunda opinião?
Cadastre-se e ligamos para você.



Depoimentos

  • Davi Souza

    Extremamente solícito e tem prazer em deixar bem detalhado todos os porquês por trás das tomadas de decisão. Apresenta as opções e detalha bem os prós e contras.

  • Jaqueline Sampaio

    Médico empático e assertivo, grande especialista na sua área, consegue compartilhar seus conhecimentos com desenvoltura e simpatia. Faço acompanhamento com ele desde que me mudei para Curitiba há 12 anos e tenho plena confiança em seu profissionalismo.

  • Tatiane Malaguti

    Recomendo excelente profissional, atencioso, fiz minha cirurgia para correção e miopia a 6 anos e tenho acompanhamento contínuo

  • Marcelo Fuga Fialho

    Excelente profissional, competência técnica unida a empatia e atenção. Recomendo! Equipe de atendimento, também merece destaque, gentileza e comprometimento.

  • Kelly Regina

    Recebi indicação do Dr Marcelo, de duas amigas que operaram com ele e hoje estão livres dos óculos, realizei a cirurgia a 5 meses e estou super feliz com o resultados e o atendimento.
    Medico muito atencioso, me deixou super calma, pois tinha bastante medo, me passou toda confiança e segurança com sua experiência e atenção, tanto no pré operatório quanto no pós. Só tenho a agradecer por toda dedicação e carinho.

  • Jucelia

    O Dr Marcelo supriu todas as minhas expectativas, fui desenganada achando que não teria solução para enxergar melhor e ele me diagnosticou com muita paciência e tirou todas as minhas duvidas. Hoje enxergo 100% graças a esse excelente profissional.

  • Flávia

    Minha mãe estava com catarata, quase perdendo a visão até que recebemos a indicação para o Dr Marcelo e ela realizou a cirurgia que tanto sonhava. Excelente profissional, pontual, competente, tira todas as dúvidas e super atencioso para com a minha mãe, com certeza o melhor!! Obrigada Dr, hoje minha mãe está livre dos óculos e pode enxergar com qualidade!

  • Janaína Lima

    A 5 anos descobri q tenho Ceratocone, passei por vários médicos que nunca me disseram sobre a cirurgia de implante de Anel de Ferrara. Estava crente que não voltaria a ter uma boa visão. Foi quando recebi indicação do Dr. Marcelo, realizei a cirurgia de Anel com ele há 1 ano e tive mais da metade da minha qualidade visual recuperada. Só tenho a agradecer. Cirurgia sem dor, durou 20 minutos e sai sem tampão ,vendo embaçado mais muito bem. Em 2 dias já estava na minha rotina diária. Muito feliz com o resultado e o carinho prestado por esse médico e toda sua equipe.

Fale com o Dr. Marcelo

Comece uma conversa

Clique para começar uma conversa no WhatsApp

A nossa equipe responde rapidamente de segunda a sexta-feira, das 8h as 19h.