Pessoas de todos os níveis de renda podem fazer a cirurgia. Além do preço menor, atualmente é possível parcelar o pagamento ou pagar com cartão de crédito. Todo o custo da cirurgia pode ser reembolsado por meio de restituição na sua declaração de Imposto de Renda. Além disso, alguns convênios cobrem parcialmente ou mesmo integralmente os custos da cirurgia.
Infelizmente ainda não existe uma cura definitiva para a doença. No entanto, na forma mais branda do ceratocone, óculos ou lentes de contato podem ajudar a corrigir o defeito óptico (miopia e astigmatismo) produzido pelo ceratocone. Com a evolução da doença, se não tratada, pode evoluir para uma córnea mais curva e irregular, havendo a necessidade de procedimentos mais invasivos, como o crosslinking, anel de ferrara e, em alguns casos, mais severos, o transplante de córnea.
O principal sintoma do ceratocone é a visão borrada e distorcida tanto para longe quanto para perto. Alguns podem relatar diplopia (visão dupla) ou poliopia (percepção de várias imagens de um mesmo objeto). Para enxergar melhor de longe, a necessidade de apertar os olhos e halos em torno das luzes, fotofobia (sensibilidade excessiva à luz) fazem parte das queixas dos pacientes com ceratocone.
O ceratocone é uma doença ocular geralmente bilateral e progressiva da córnea, de caráter hereditário, com redução progressiva na sua espessura da parte central da córnea, que vai sendo projetada para fora, formando uma saliência, um cone, vindo a prejudicar a qualidade visual por em decorrência dessa deformidade.
Apesar das causas do ceratocone ainda não serem totalmente determinadas, sugerem-se várias possibilidades, processos alérgicos e ao hábito de coçar os olhos constantemente, fatores genéticos (6 a 8% dos casos), alterações metabólicas, alterações estruturais e tensionais da córnea (resistência corneana). A associação desses fatores pode estar correlacionada como desencadeantes para o processo de surgimento, evolução e agravamento da doença.
Esse acometimento vai depender do grau de comprometimento da cornea. Nos estágios iniciais, a condição provoca leve desfocamento e distorção de visão, bem como uma maior sensibilidade ao brilho e à luz. A medida que a doença progride, tarefas simples como dirigir, assistir TV ou ler um livro podem ser difíceis, principalmente a noite.
O ceratocone é uma doença degenerativa do olho mais especificamente da córnea (tecido transparente do olho) que quando saudável seu formato é circular. Como a córnea é o tecido responsável em focar a imagem dentro do nosso olho, quando alterada pela doença ceratocone, seu formato fica curvo e cônico. No ceratocone, esse formato irregular pode resultar em comprometimento visual significativo, dependendo do grau de acometimento.