web analytics

Perguntas frequentes de: Presbiopia

Não gosto de óculos e tampouco das lentes de contato. Existe tratamento cirúrgico para corrigir a presbiopia?

Por mais comum que seja, não dá para negar que a condição interfere na qualidade de vida.  Especialmente para pessoas que trabalham longas jornadas no computador, tablet ou celular, tornando essa carga de trabalho difícil e irritativa, o que leva a diminuicao no desempenho profissional.

Existem diferentes formas de corrigir a presbiopia. Inicialmente, temos que realizar exames especiais para avaliar a saúde e condições dos olhos, segundo fator importante se trata da idade. Pacientes presbitas jovens (45-55 anos ) que apresentam ametropias (hipermetropia, astigmatismo ou miopia) e  presbiopia . Realizamos procedimento com Excimer Laser, esse procedimento emprega o laser na superfície da córnea, corrigindo a dificuldade para enxergar de longe (se existir) e ajustar o foco da visão para perto. Quando o paciente tem maior idade, mais de 60 anos, damos preferência por procedimento cirúrgico com implante de lentes intra-oculares multifocais. Tais lentes irão corrigir a dificuldade para enxergar de longe (quando presente) e corrigir também perto.

Qual o tipo de lentes corretivas que se usa para corrigir a dificuldade imposta pela presbiopia?

Usamos normalmente lentes com poder de convergir a imagem, (lentes convergentes), fazendo com que a imagem fique focada sobre a retina. A correção da presbiopia deverá ser efetuada com um tipo de lente convergente. Essas lentes podem estar associadas com graus de miopia, astigmatismo, além da hipermetropia.

Como é possível corrigir a presbiopia?

Para corrigir a presbiopia, inicialmente pode ser me forma não invasiva, ou seja, clinicamente ou cirurgicamente.

  • Uso de lentes de contato;
  • Uso de óculos de grau (monofocal, corrige somente a presbiopia, melhorando a visão para perto); multifocal (corrige a visão para longe, quando o paciente apresenta miopia, hipermetropia e astigmatismo associados) e para melhorar a visão para perto;
  • Cirurgia refrativa;
  • Cirurgia facorefrativa.

É normal usar óculos de grau para corrigir a hipermetropia ou a presbiopia. Na verdade, é o tratamento mais indicado pelos oftalmologistas.

No caso da hipermetropia, as lentes dos óculos para o tratamento devem ser as monofocais ou visão simples.

Existe algum remédio para tratar a presbiopia?

Foi apresentado em 2019 um estudo pela AAO (Academia Americana de Oftalmologia), demonstrando que um colírio PRX seria capaz de corrigir a presbiopia. Mas calma, esse colírio está em fase de teste e não foi aprovado pelo FDA, a agência reguladora americana de medicamentos, similar a  ANVISA no Brasil. Nos estudos, foi verificado que esse colírio poderia ser uma solução, foi visto que esse medicamento atua no músculo constrictor da pupila, melhorando a visão de perto, sem prejudicar  longe (como ocorreu com outros medicamentos antes testados com a mesma finalidade), medicações anteriores com a mesma ação causavam espasmos de acomodação, dores de cabeça, inflamações dentro dos olhos, entre outros. Ou seja, é preciso evoluir muito para o colírio poder ser prescrito para uso geral.

Quais os sintomas na hipermetropia e presbiopia, já que ambas apresentam a mesma dificuldade para enxergar de perto?

Na hipermetropia, em geral os sintomas são:

  • Dores de cabeça;
  • Olhos pesados;
  • Ardência;
  • Visão borrada.

Na presbiopia:

  • Baixa concentração;
  • Necessidade de força os olhos e dificuldade para enxergar de perto;
  • Afastar e aproximar para enxergar coisas para perto, com piora progressiva após os 45 anos;
  • Dores de cabeça;
  • Fadiga ocular;
  • Irritabilidade;
  • Dores de cabeça na região das sobrancelhas;
  • Precisa de muita luz para enxergar de perto.

Qual a diferença entre hipermetropia e presbiopia?

Existe uma diferença conceitual entre a presbiopia e a hipermetropia. São problemas de visão que dificultam a visualização de objetos para perto. A hipermetropia pode afetar desde crianças até adultos, em qualquer momento da vida, enquanto a presbiopia afeta pessoas a partir dos 40 anos.

Quais são os sintomas da presbiopia?

Apesar de não ser uma condição grave ou potencialmente incapacitante, levando apenas à dificuldade em focar objetos para perto, uma das principais queixas relacionada com o embaçamento para ler um livro ou uma embalagem, passar um fio em agulhas ou simplesmente focar objetos para perto.

Como normalmente é necessário fazer um esforço para conseguir enxergar nas diversas situações do cotidiano, a presbiopia pode levar ao surgimento de dores de cabeça persistentes. Outros sintomas, embora sejam menos comuns, incluem tensão na musculatura no rosto, maior iluminação para realizar tarefas como leitura e fadiga na leitura.

O que significa presbiopia?

É a piora de visão habitual com o avançar da idade, quando os olhos lentamente perdem a capacidade de focalizar objetos muito próximos.  Também chamada de vista cansada, a presbiopia em geral começa após os 40 anos de idade pela perda da elasticidade do cristalino em nossos olhos e acomete todas as pessoas até os 50 anos em algum momento da vida.

Marque sua consulta com o
Dr. Marcelo Vilar

Tem dúvidas ou quer uma segunda opinião?
Cadastre-se e ligamos para você.

    Depoimentos

    • Vera Maria Porto

      Agradeço a Deus e ao Dr. Marcelo Vilar todos os dias. Gratidão! Não enxergava direito desde os dois ou três anos de idade. Passados quase 40 anos Deus colocou Dr. Marcelo Vilar no meu caminho. Sai da cirurgia enxergando absolutamente tudo. Uma sensação indescritível. Deus o abençoes e toda família linda.

    • Davi Souza

      Extremamente solícito e tem prazer em deixar bem detalhado todos os porquês por trás das tomadas de decisão. Apresenta as opções e detalha bem os prós e contras.

    • Jaqueline Sampaio

      Médico empático e assertivo, grande especialista na sua área, consegue compartilhar seus conhecimentos com desenvoltura e simpatia. Faço acompanhamento com ele desde que me mudei para Curitiba há 12 anos e tenho plena confiança em seu profissionalismo.

    • Tatiane Malaguti

      Recomendo excelente profissional, atencioso, fiz minha cirurgia para correção e miopia a 6 anos e tenho acompanhamento contínuo

    • Marcelo Fuga Fialho

      Excelente profissional, competência técnica unida a empatia e atenção. Recomendo! Equipe de atendimento, também merece destaque, gentileza e comprometimento.

    • Kelly Regina

      Recebi indicação do Dr Marcelo, de duas amigas que operaram com ele e hoje estão livres dos óculos, realizei a cirurgia a 5 meses e estou super feliz com o resultados e o atendimento.
      Medico muito atencioso, me deixou super calma, pois tinha bastante medo, me passou toda confiança e segurança com sua experiência e atenção, tanto no pré operatório quanto no pós. Só tenho a agradecer por toda dedicação e carinho.

    • Jucelia

      O Dr Marcelo supriu todas as minhas expectativas, fui desenganada achando que não teria solução para enxergar melhor e ele me diagnosticou com muita paciência e tirou todas as minhas duvidas. Hoje enxergo 100% graças a esse excelente profissional.

    • Flávia

      Minha mãe estava com catarata, quase perdendo a visão até que recebemos a indicação para o Dr Marcelo e ela realizou a cirurgia que tanto sonhava. Excelente profissional, pontual, competente, tira todas as dúvidas e super atencioso para com a minha mãe, com certeza o melhor!! Obrigada Dr, hoje minha mãe está livre dos óculos e pode enxergar com qualidade!

    • Janaína Lima

      A 5 anos descobri q tenho Ceratocone, passei por vários médicos que nunca me disseram sobre a cirurgia de implante de Anel de Ferrara. Estava crente que não voltaria a ter uma boa visão. Foi quando recebi indicação do Dr. Marcelo, realizei a cirurgia de Anel com ele há 1 ano e tive mais da metade da minha qualidade visual recuperada. Só tenho a agradecer. Cirurgia sem dor, durou 20 minutos e sai sem tampão ,vendo embaçado mais muito bem. Em 2 dias já estava na minha rotina diária. Muito feliz com o resultado e o carinho prestado por esse médico e toda sua equipe.