Não gosto de óculos e tampouco das lentes de contato. Existe tratamento cirúrgico para corrigir a presbiopia?
Por mais comum que seja, não dá para negar que a condição interfere na qualidade de vida. Especialmente para pessoas que trabalham longas jornadas no computador, tablet ou celular, tornando essa carga de trabalho difícil e irritativa, o que leva a diminuicao no desempenho profissional.
Existem diferentes formas de corrigir a presbiopia. Inicialmente, temos que realizar exames especiais para avaliar a saúde e condições dos olhos, segundo fator importante se trata da idade. Pacientes presbitas jovens (45-55 anos ) que apresentam ametropias (hipermetropia, astigmatismo ou miopia) e presbiopia . Realizamos procedimento com Excimer Laser, esse procedimento emprega o laser na superfície da córnea, corrigindo a dificuldade para enxergar de longe (se existir) e ajustar o foco da visão para perto. Quando o paciente tem maior idade, mais de 60 anos, damos preferência por procedimento cirúrgico com implante de lentes intra-oculares multifocais. Tais lentes irão corrigir a dificuldade para enxergar de longe (quando presente) e corrigir também perto.
Qual o tipo de lentes corretivas que se usa para corrigir a dificuldade imposta pela presbiopia?
Usamos normalmente lentes com poder de convergir a imagem, (lentes convergentes), fazendo com que a imagem fique focada sobre a retina. A correção da presbiopia deverá ser efetuada com um tipo de lente convergente. Essas lentes podem estar associadas com graus de miopia, astigmatismo, além da hipermetropia.
Como é possível corrigir a presbiopia?
Para corrigir a presbiopia, inicialmente pode ser me forma não invasiva, ou seja, clinicamente ou cirurgicamente.
- Uso de lentes de contato;
- Uso de óculos de grau (monofocal, corrige somente a presbiopia, melhorando a visão para perto); multifocal (corrige a visão para longe, quando o paciente apresenta miopia, hipermetropia e astigmatismo associados) e para melhorar a visão para perto;
- Cirurgia refrativa;
- Cirurgia facorefrativa.
É normal usar óculos de grau para corrigir a hipermetropia ou a presbiopia. Na verdade, é o tratamento mais indicado pelos oftalmologistas.
No caso da hipermetropia, as lentes dos óculos para o tratamento devem ser as monofocais ou visão simples.
Existe algum remédio para tratar a presbiopia?
Foi apresentado em 2019 um estudo pela AAO (Academia Americana de Oftalmologia), demonstrando que um colírio PRX seria capaz de corrigir a presbiopia. Mas calma, esse colírio está em fase de teste e não foi aprovado pelo FDA, a agência reguladora americana de medicamentos, similar a ANVISA no Brasil. Nos estudos, foi verificado que esse colírio poderia ser uma solução, foi visto que esse medicamento atua no músculo constrictor da pupila, melhorando a visão de perto, sem prejudicar longe (como ocorreu com outros medicamentos antes testados com a mesma finalidade), medicações anteriores com a mesma ação causavam espasmos de acomodação, dores de cabeça, inflamações dentro dos olhos, entre outros. Ou seja, é preciso evoluir muito para o colírio poder ser prescrito para uso geral.
Quais os sintomas na hipermetropia e presbiopia, já que ambas apresentam a mesma dificuldade para enxergar de perto?
Na hipermetropia, em geral os sintomas são:
- Dores de cabeça;
- Olhos pesados;
- Ardência;
- Visão borrada.
Na presbiopia:
- Baixa concentração;
- Necessidade de força os olhos e dificuldade para enxergar de perto;
- Afastar e aproximar para enxergar coisas para perto, com piora progressiva após os 45 anos;
- Dores de cabeça;
- Fadiga ocular;
- Irritabilidade;
- Dores de cabeça na região das sobrancelhas;
- Precisa de muita luz para enxergar de perto.
Qual a diferença entre hipermetropia e presbiopia?
Existe uma diferença conceitual entre a presbiopia e a hipermetropia. São problemas de visão que dificultam a visualização de objetos para perto. A hipermetropia pode afetar desde crianças até adultos, em qualquer momento da vida, enquanto a presbiopia afeta pessoas a partir dos 40 anos.
Quais são os sintomas da presbiopia?
Apesar de não ser uma condição grave ou potencialmente incapacitante, levando apenas à dificuldade em focar objetos para perto, uma das principais queixas relacionada com o embaçamento para ler um livro ou uma embalagem, passar um fio em agulhas ou simplesmente focar objetos para perto.
Como normalmente é necessário fazer um esforço para conseguir enxergar nas diversas situações do cotidiano, a presbiopia pode levar ao surgimento de dores de cabeça persistentes. Outros sintomas, embora sejam menos comuns, incluem tensão na musculatura no rosto, maior iluminação para realizar tarefas como leitura e fadiga na leitura.
O que significa presbiopia?
É a piora de visão habitual com o avançar da idade, quando os olhos lentamente perdem a capacidade de focalizar objetos muito próximos. Também chamada de vista cansada, a presbiopia em geral começa após os 40 anos de idade pela perda da elasticidade do cristalino em nossos olhos e acomete todas as pessoas até os 50 anos em algum momento da vida.