Por mais comum que seja, não dá para negar que a condição interfere na qualidade de vida. Especialmente para pessoas que trabalham longas jornadas no computador, tablet ou celular, tornando essa carga de trabalho difícil e irritativa, o que leva a diminuicao no desempenho profissional.
Existem diferentes formas de corrigir a presbiopia. Inicialmente, temos que realizar exames especiais para avaliar a saúde e condições dos olhos, segundo fator importante se trata da idade. Pacientes presbitas jovens (45-55 anos ) que apresentam ametropias (hipermetropia, astigmatismo ou miopia) e presbiopia . Realizamos procedimento com Excimer Laser, esse procedimento emprega o laser na superfície da córnea, corrigindo a dificuldade para enxergar de longe (se existir) e ajustar o foco da visão para perto. Quando o paciente tem maior idade, mais de 60 anos, damos preferência por procedimento cirúrgico com implante de lentes intra-oculares multifocais. Tais lentes irão corrigir a dificuldade para enxergar de longe (quando presente) e corrigir também perto.
Usamos normalmente lentes com poder de convergir a imagem, (lentes convergentes), fazendo com que a imagem fique focada sobre a retina. A correção da presbiopia deverá ser efetuada com um tipo de lente convergente. Essas lentes podem estar associadas com graus de miopia, astigmatismo, além da hipermetropia.
Para corrigir a presbiopia, inicialmente pode ser me forma não invasiva, ou seja, clinicamente ou cirurgicamente.
- Uso de lentes de contato;
- Uso de óculos de grau (monofocal, corrige somente a presbiopia, melhorando a visão para perto); multifocal (corrige a visão para longe, quando o paciente apresenta miopia, hipermetropia e astigmatismo associados) e para melhorar a visão para perto;
- Cirurgia refrativa;
- Cirurgia facorefrativa.
É normal usar óculos de grau para corrigir a hipermetropia ou a presbiopia. Na verdade, é o tratamento mais indicado pelos oftalmologistas.
No caso da hipermetropia, as lentes dos óculos para o tratamento devem ser as monofocais ou visão simples.