web analytics

Canal de vídeos do Dr. Marcelo Vilar

Assista e tire suas dúvidas com o Dr. Marcelo de modo rápido e fácil.

Ceratocone. Sintomas, diagnóstico e tratamento.

O ceratocone é uma doença que acomete o olho humano, mais especificamente a córnea (tecido transparente do olho) que deixa de ter um formato circular e curvilínea para assumir um aspecto cônico e bicudo, por isso tem esse nome de ceratoCONE.  Como a córnea é o tecido responsável em focar a imagem dentro dos nossos olhos, quando alterada pelo ceratocone, apresentando seu formato irregular e distorcido,  vá ocorrer um comprometimento visual, dependendo do grau de acometimento, levando a baixa visual.

Nos estágios iniciais, a condição provoca leve desfocamento e distorção de visão, bem como uma maior sensibilidade ao brilho e à luz. Na medida em que a doença progride, tarefas simples como dirigir, assistir TV ou ler um livro podem ser difíceis, principalmente à noite.

Apesar das causas do ceratocone ainda não serem totalmente determinadas, acredita-se em várias possibilidades:  processos alérgicos e ao hábito de coçar os olhos constantemente, fatores genéticos (6 a 8% dos casos), alterações metabólicas, alterações estruturais e tensionais da córnea (resistência corneana). A associação de todos esses fatores pode estar correlacionada como fatores desencadeantes para o processo de surgimento, evolução e agravamento da doença.

O principal sintoma do ceratocone é a visão borrada e distorcida tanto para longe quanto para perto. Alguns podem relatar diplopia (visão dupla) ou poliopia (percepção de várias imagens de um mesmo objeto). Necessidade de apertar os olhos e halos em torno das luzes, fotofobia (sensibilidade excessiva à luz) também fazem parte das queixas dos pacientes com ceratocone.

O ceratocone não tem cura, em suas formas mais brandas, óculos ou lentes de contato podem ajudar a corrigir o defeito óptico (miopia e astigmatismo) produzido pelo ceratocone. Com a evolução da doença, se não tratada, pode evoluir para uma córnea mais curva e irregular, havendo a necessidade de procedimentos mais invasivos como o crosslinking, anel de ferrara e em alguns casos, até o transplante de córnea.

Astigmatismo - Vídeos | Dr. Marcelo Vilar
Catarata - Vídeos | Dr. Marcelo Vilar
Cirurgia refrativa a laser - Vídeos | Dr. Marcelo Vilar
Erros refrativos ou ameropia - Vídeos | Dr. Marcelo Vilar
Hipermetropia - Vídeos | Dr. Marcelo Vilar
Miopia, o que é? - Vídeos | Dr. Marcelo Vilar
Presbiopia. Sintomas e tratamentos - Vídeos | Dr. Marcelo Vilar
Terçol e Calázio. Quais as diferenças e tratamentos. - Vídeos | Dr. Marcelo Vilar
Entendendo o tratamento de anel corneano para ceratocone - Vídeos | Dr. Marcelo Vilar

Fale com o Dr. Marcelo

Comece uma conversa

Clique para começar uma conversa no WhatsApp

A nossa equipe responde rapidamente de segunda a sexta-feira, das 8h as 19h.