O que é, Causas e Tratamentos para o Glaucoma em Curitiba
O glaucoma é considerado como a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Caracteriza-se por uma alteração do nervo óptico que leva a um dano irreversível das fibras nervosas e consequentemente, perda de campo visual. Essa lesão pode ser causada por um aumento da pressão ocular ou uma alteração do fluxo sanguíneo na cabeça do nervo óptico.
Saiba mais sobre o glaucoma com o Dr. Marcelo Vilar que atua em Curitiba no Hospital de Olhos do Paraná.
O aumento da pressão intraocular surge quando existe um desequilíbrio entre a produção de humor aquoso (o líquido dentro do olho que fica entre a córnea e a íris) e sua drenagem. Este desequilíbrio gera um acúmulo de líquido dentro do olho, o que acaba aumentando a pressão intraocular e comprime as células nervosas do nervo óptico, podendo levar à morte destas células.
A doença pode estar presente e o paciente não tem essa consciência, causando uma piora do quadro e, progressivamente, uma lesão irreversível do nervo que, por sua vez afeta o campo de visão.
Mais de 50% das pessoas acometidas pelo glaucoma, não utilizam o colírio de forna correta. Isso é muito grave, pois impossibilita o sucesso do tratamento. Diante dessa situação, novas terapias têm sido propostas.
Tratamento de glaucoma
Entre os tratamentos mais modernos damos preferencia aos colírios com menores efeitos colaterais, a cirurgia a laser e os pequenos ISTENT Inject e os MIGS (Micro Incisional Glaucoma Surgery), para corroborar no controle da pressão ocular.
Atualmente, esses microtúbulos estão sendo muito requisitados, pois são minimamente invasivos e o procedimento habitualmente feito conjuntamente à cirurgia de catarata, sendo mais uma possibilidade aos tratamentos convencionais. É a tendência mais moderna de tratamento para determinadas fases do glaucoma. A aplicação é considerada fácil, segura e confiável.
Trabeculoplastia a laser (SLT)
A trabeculoplastia seletiva a laser é uma cirurgia não invasiva que usa o laser para tratar estruturas específicas da malha trabecular, deixando outras porções intactas. Este procedimento é chamado SLT porque há um efeito seletivo nos elementos melanóticos associados à malha trabecular, promovendo uma maior drenagem do escoamento do humor aquoso.
Como esse tratamento é mais específico, é permitido que o procedimento seja repetido várias vezes, sendo até uma alternativa para pacientes que já passaram por algum procedimento de laser tradicional.