Muitas vezes quando falamos de assunto vindos da área de saúde, diversas pessoas sentem dificuldade em entender os termos e o que realmente acontece em cada caso. Na oftalmologia isto não se difere. Existem termos e nomenclaturas que causam dúvidas e acabam não levando clareza para os pacientes.

Apesar de ser algo comum, não deveria ser. O melhor profissional é aquele que não deixa dúvidas e explica quantas vezes forem necessárias todo o processo, até que o paciente sinta segurança e confiança em todo o procedimento.

Não existe nenhum problema em não entender algum ponto do diagnóstico. Afinal, termos técnicos provêm de conhecimentos específicos, que exigem certo estudo em determinadas áreas. Porém, o que não pode acontecer é que você saia da consulta sem entender o que foi dito e recomendado.

E para te ajudar nesse processo de conhecimento, a equipe do Dr. Marcelo Vilar separou alguns termos de oftalmologia para te dar mais clareza quando o assunto for a saúde de seus olhos. Confira a relação dos termos de oftalmologia que você precisa conhecer:

– Acuidade visual: é a capacidade dos olhos de distinguir detalhes espaciais, ou seja, identificar o contorno e a forma dos objetos. Em termos mais simples, é o quão bem seus olhos são capazes de enxergar.

– Aquoso: é o líquido produzido pelo corpo ciliar, que ajuda na nutrição da parte anterior do olho e para ajudar a estabilizar as variações da pressão intraocular.

– Astigmatismo: é uma deficiência visual que causa dificuldade na focalização dos objetos, causando um borrão na visão o tempo todo, que acaba deformando a imagem ou dando a falsa percepção de um duplo contorno. Casos de astigmatismo precisam ser investigados e tratados da maneira correta. Por isso, procure sempre um oftalmologista.

– Catarata: ocorre quando o cristalino do olho se torna opaco, dificultando a chegada da luz à retina, resultando em uma diminuição contínua da visão. Na clínica do Dr. Marcelo Vilar, tratamos cataratas com procedimento cirúrgico para reestabelecer sua visão.

– Cirurgia refrativa: procedimento utilizado para corrigir erros de refração ocular como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Como os casos de catarata, casos de deficiência visual vindos de problemas refrativos também são tratados pelo Dr. Marcelo Vilar. Com procedimentos de cirurgia a laser e a especialização do Dr. é possível reestabelecer a qualidade visual.

– Conjuntiva: é a membrana que reveste partes do olho como a esclera e as pálpebras.

– Conjuntivite: é a inflamação da conjuntiva. Normalmente causa desconforto e coceira nos olhos. Pode ser causada por bactérias, vírus ou por alergias, e é necessário investigar cada caso para determinar o tratamento ideal.

– Córnea: membrana fibrosa e transparente presa à esclera, responsável por fazer os raios luminosos serem redirecionados para o plano da retina. Ao perder a transparência, dificuldades de visão podem acontecer.

– Cristalino: também conhecida como lente natural do olho, contribui para a focalização na retina. Quando ele se torna opaco surge a catarata.

– Diplopia: percepção dupla da imagem de um mesmo objeto. Quando isso ocorre, é necessário procurar um oftalmologista de confiança como o Dr. Marcelo Vilar.

– Hipermetropia: pessoas que apresentam hipermetropia possuem dificuldade para enxergar de perto. A hipermetropia acontece quando a imagem se foca atrás da retina.

– Lente intraocular: lente colocada dentro do globo ocular em casos de catarata ou em cirurgias com miopia elevada.

– Miopia: são os casos onde o paciente possui dificuldade para enxergar de longe, pois o foco visual acontece antes da retina.

– Presbiopia: também conhecida como vista cansada, a presbiopia começa a aparecer em torno dos 40 anos, mas pode ocorrer antes por uso excessivo de computador ou televisão.

– Pressão intraocular: o mesmo que pressão ocular, é o estado de tensão interna do globo ocular. Quando a pressão permanece alta, é possível que seja um caso de glaucoma.

– Refração: é a mudança do trajeto da luminosidade ao passar de um meio para o outro. Quando há esse erro de refração na visão, acontecem problemas como hipermetropia, miopia, astigmatismo ou presbiopia.

– Retina: camada mais interna das três que revestem o olho. Ela é constituída de tecido nervoso, capaz de captar os estímulos luminosos para serem transformados em imagens.

 Ao entender esses termos, ficará muito mais fácil absorver todos os detalhes da sua consulta ao oftalmologista e até mesmo explicar o que vem acontecendo com a saúde de seus olhos.

 É importante sempre manter um cuidado com a saúde ocular, com consultas periódicas ao oftalmologista. Quanto mais cuidado for colocado em seus olhos, menores são as chances de qualquer problema mais grave.

 Agende sua consulta com o Dr. Marcelo Vilar e dê aos seus olhos a atenção que eles merecem. Fale conosco pelos telefones (41) 3310-4225, (41) 3310-4202 ou (41) 3310-4277. Se preferir, entre em contato pelo WhatsApp (41) 99616-9915.

 É de Curitiba? Nos visite no endereço Rua Coronel Dulcídio, 199 – 5º Andar, no bairro Batel.