Com os passar dos anos, nosso corpo começa a mostrar sinais de cansaço e sente o peso da idade. Muitos são os órgãos passam por isso. Um grande fica nos olhos, onde a visão começa a deteriorar mais rapidamente. O que se via bem de perto, não se vê mais. O que se via bem de longe, é mais complicado de distinguir. Um dos tipos de perda de visão mais comuns está na Presbiopia. Essa exige maior atenção, cuidado e acompanhamento médico de qualidade para que se consiga driblar os efeitos da sua incidência. Afinal, a saúde dos olhos é importante para pessoas de diferentes idades e ainda mais para pessoas que passam pela terceira idade.

A Presbiopia é algo que precisa ser entendida e diagnosticada rapidamente. Para você entender alguns detalhes importantes sobre ela, selecionamos alguns tópicos interessantes sobre a Presbiopia. Assim, você já consegue consultar com o Dr. Marcelo Vilar com algum conhecimento introdutório, podendo já entender exatamente o seu caso de Presbiopia. Leia a seguir e saiba mais:

Causas, sintomas e tratamentos: conheça detalhes sobre a Presbiopia.

Em definição geral e clássica, a Presbiopia é o resultado de uma vista cansada. Ela acontece, via de regra, em pessoas a partir dos 40 anos. Sob a visão oftalmológica, ocorre uma ineficiência do sistema de acomodação da visão para perto, levada pela perda da elasticidade do cristalino, a lente natural do olho. Detalhe interessante fica por conta dos óculos: quem nunca precisou usar durante a vida, vai passar a utilizar para a leitura. E quem já utilizava passará a usar os multifocais.

Por mais que seja algo incômodo e complicado de lidar em um primeiro momento, a Presbiopia é um processo normal aos olhos com o passar dos anos e avanço da idade. A boa notícia é que isso pode ser corrigido com óculos, lentes de contato e até mesmo cirurgias.

Como tratar a Presbiopia? Saiba mais sobre as opções de correção.

A dúvida que acomete a todos os pacientes é como cuidar e tratar a Presbiopia nos primeiros sinais de incidência. Para essa pergunta, existem algumas respostas possíveis. E são elas:

  • Uso de óculos para perto ou multifocais, que corrigem a visão para perto e para longe.
  • Uso de lentes de contato multifocais ou monofocais, com monovisão.
  • Implante de lentes intraoculares multifocais (para pacientes que já apresentaram catarata), corrigindo ambos os olhos.
  • Correção da visão por laser, com monovisão.

Os principais tipos de cirurgias para correção da Presbiopia: entenda mais sobre cada um.

A Presbiopia é um problema de visão que também pode ser corrigido através de procedimentos cirúrgicos. Para isso, existem dois tipos principais: a monovisão e o implante de lentes intraoculares multifocais.

A monovisão é uma técnica utilizada pelos oftalmologistas que estuda e identifica qual dos olhos funciona melhor para longe e para perto, para melhorar a Presbiopia. O que se desempenha melhor para longe é chamado de dominante e este ficará localizado para longe, restando ao outro focar para perto. Com isso, o cérebro do paciente fará a melhor escolha para os olhos enxergarem o que se encontra a frente.

Já a cirurgia com lente intra-ocular multifocal é uma segunda alternativa para tratar a Presbiopia. Quando o oftalmologista identificar que o cristalino está comprometido, será necessário fazer a substituição por uma lente intra-ocular multifocal. Importante salientar que pacientes que também apresentam miopia, hipermetropia e/ou astigmatismo e utilizam óculos para corrigir esses problemas podem encontrar solução definitiva nessa cirurgia, pois ela também irá corrigir esses defeitos refrativos. Outro detalhe são os óculos, que serão desnecessários após o procedimento e a eficiência do resultado cirúrgico. Ou seja, a cirurgia com lente intra-ocular multifocal é uma solução completa e interessante aos pacientes que também sofrem com a Presbiopia.

A Presbiopia é assunto sério e precisa ser entendida como tal pelos pacientes. Por isso, temos nossos canais direcionados a informar sobre esse tipo de problema de grande ocorrência. Caso você esteja passando pelo período de maior incidência da Presbiopia e já sentindo os primeiros sinais, não perca tempo: consulte logo com um especialista. O Dr. Marcelo Vilar é um oftalmologista qualificado na Presbiopia e com grande referência na cidade de Curitiba e no Estado do Paraná. Certamente, ele pode sugerir a melhor solução para o seu caso em específico, para garantir ainda mais qualidade para a sua vida.

Você ainda pode saber mais sobre a Presbiopia e os possíveis tratamentos a esse caso falando diretamente com o Dr. Marcelo Vilar. Agende uma consulta com um especialista completo na saúde da sua visão. Fale com a equipe do Dr. através dos seguintes contatos: (41) 3310-4225, (41) 3310-4202, (41) 3310-4277 ou fale com a nossa equipe pelo WhatsApp (41) 99616-9915. Você também pode visitar nossa sede em Curitiba, localizada no endereço Rua Coronel Dulcídio, 199, 5º Andar, bairro Batel.