web analytics
01/08/2018
Catarata
Dr. Marcelo Vilar

Perguntas a respeito da Cirurgia da Catarata

Confira algumas das perguntas que mais recebemos no consultório do Dr. Marcelo Vilar, em Curitiba e entenda mais sobre o procedimento da Cirurgia de Catarata.

É verdade que a catarata acomete sempre os dois olhos?

É comum que a catarata senil seja bilateral, ou seja, aconteça nos dois olhos em momentos distintos da vida ou simultaneamente. Mas, de modo geral, isto não é uma regra.

É verdade que a cirurgia de catarata é muito simples, e que pode ser realizada em apenas dez minutos?

De fato a modernização da técnica cirúrgica empregada no tratamento da catarata tornou o procedimento rápido, entretanto, isso não significa que a cirurgia é simples. Por estar relacionada a uma parte muito sensível e frágil do corpo humano, a cirurgia de catarata exige grande conhecimento do especialista e de toda equipe.

O procedimento de cirurgia de catarata dura aproximadamente 7 minutos na maioria dos casos.  O Tempo máximo de permanência é de 2-3 horas, desde o internamento, cirurgia e um lanche que é servido após a cirurgia. Antes da alta hospitalar, secretárias especialmente treinadas orientam os pacientes sobre colírios e cuidados empregados no pós-operatório.

Se eu tenho catarata nos dois olhos, devo operá-los simultaneamente ou um de cada vez?

Somente o cirurgião poderá indicar a melhor opção para cada caso. É recomendado aguardar, no mínimo, 48 horas entre um procedimento e outro, pois a recuperação do primeiro olho poderá servir como base para a próxima cirurgia.

Mas se a visão do outro olho ainda é razoável, o paciente pode aguardar sua progressão e quando prejudicar sua qualidade visual, realizar a cirurgia de catarata.

Tenho catarata. É preciso operar?

Não, este é um conceito antigo. Atualmente, preconiza-se operar a catarata o mais breve possível desde que o paciente tenha sintomas (borramento visual, visão dupla, etc) pois com técnicas atuais temos boa segurança e mais precoce reabilitação visual no pós-operatório com menor trauma cirúrgico.

Minha catarata tem que estar “madura” antes de ser removida do meu olho?

Não com as técnicas modernas. Pelos métodos antigos a catarata era removida através de uma incisão bem grande, e em um único pedaço. Para que isso ocorresse com sucesso era preciso que o centro da catarata estivesse bem duro, e para isso era preciso esperar ela ficar “madura”. Com os métodos modernos indica-se a remoção da catarata assim que ela começa a interferir nas atividades diárias da pessoa como ler um livro, assistir TV ou dirigir.

Como o Cirurgião remove a catarata de meu olho?

Para remover a catarata é feita uma incisão de 2.2 milímetros na córnea (parte transparente do olho) e instrumentos especiais são usados para extrair a catarata através desta incisão. A técnica mais realizada utiliza uma ponta com vibração ultrassônica que fragmenta e aspira os tecidos embaçados através dessa incisão. Esse método chama-se faco-emulsificação com micro-incisão.

Você também pode gostar de:

Transplante de córnea a laser em Curitiba
Transplante de córnea é seguro? Como funciona o transplante corneano?

Porque é necessário implantar lente intraocular durante a cirurgia de catarata?

O cristalino tem como função focar os raios de luz na retina resultando em uma boa visão e com o desenvolver da catarata (opacificação do cristalino) e piora da visão, este necessita ser removido durante a cirurgia, sendo removida também a capacidade de focar a imagem. Portanto, torna-se imprescindível introduzir uma nova lente chamada de lente intraocular permanente para ajustar o foco, caso contrário, o paciente necessitará utilizar uma correção óptica (óculos ou lentes de contato) de alta graduação (antigamente chamado “óculos fundo de garrafa” ).

O que faz lentes Multifocais diferente das lentes intraoculares comuns?

Ao contrário de uma lente intraocular normal, as lentes Multifocais podem focalizar objetos próximos e distantes. A lente ReSTOR® tem design de superfície especial que traz objetos próximos e distantes em foco, sem assistência do músculo. Ambos são destinados a fornecer a maioria dos pacientes uma gama completa de visão sem a necessidade de lentes corretivas. Com LIOs comuns, a maioria das pessoas deve contar com óculos ou lentes de contato para visão média e próxima.

Qual é o material das lentes intraoculares? Elas podem ser rejeitadas pelo meu olho?

Atualmente, as lentes mais utilizadas são feitas de polimetilmetacrilato (PMMA) ou silicone, são flexíveis e protegem dos raios ultravioleta. Elas são fabricadas em material especial, que não sofre rejeição por parte do olho humano.

Como é minha recuperação visual após a cirurgia da catarata com implantação de lente intraocular?

No dia seguinte a cirurgia a visão para longe já é melhor do que antes da cirurgia e muitas vezes já é melhor do que o outro olho, que frequentemente apresenta também algum estágio de catarata. E essa visão tende a melhorar ao longo dos dias seguintes. Se o paciente optou pela implantação de lente multifocal, também a visão de perto já será melhor no dia seguinte do que antes da cirurgia.

Quanto tempo preciso ficar em repouso após a cirurgia?

A moderna técnica da cirúrgica de catarata, resultou num procedimento rápido, embora extremamente complexo, que não torna necessário internamento para realizar a cirurgia, sendo possível que o paciente volte para casa no mesmo dia após a cirurgia. Porém, alguns cuidados são necessários após a realização da cirurgia de catarata, evitando esforço físico intenso, e piscina ou mar por alguns dias. Coçar e apertar os olhos também deve ser evitado por alguns dias.

Que tipo de anestesia será usada na minha cirurgia?

A anestesia utilizada em quase 100% das cirurgias é a anestesia tópica, onde apenas colírio de anestésico é utilizado. O paciente permanece consciente durante toda a cirurgia.

Vou sentir dor na cirurgia da catarata? E após o procedimento, sentirei dor após cessar o efeito da anestesia?

Não, o paciente não sentirá dor pois o olho estará totalmente anestesiado com o colírio. Mesmo após o procedimento, o paciente não sentirá dor, no máximo uma sensação de areia, causando ardência e talvez um lacrimejamento transitório, que para logo após o uso da medicação empregada.

Posso operar se estiver com algum problema clínico?

Não. A cirurgia da catarata não é uma cirurgia de urgência, pode aguardar um momento em que o paciente esteja em suas melhores condições. Após tratar o problema prévio, retornamos com a programação cirúrgica.

A Catarata volta?

Não. Uma vez removido o cristalino, é impossível voltar a catarata.

Marque sua consulta com o
Dr. Marcelo Vilar

Tem dúvidas ou quer uma segunda opinião?
Cadastre-se e ligamos para você.

    Depoimentos

    • Vera Maria Porto

      Agradeço a Deus e ao Dr. Marcelo Vilar todos os dias. Gratidão! Não enxergava direito desde os dois ou três anos de idade. Passados quase 40 anos Deus colocou Dr. Marcelo Vilar no meu caminho. Sai da cirurgia enxergando absolutamente tudo. Uma sensação indescritível. Deus o abençoes e toda família linda.

    • Davi Souza

      Extremamente solícito e tem prazer em deixar bem detalhado todos os porquês por trás das tomadas de decisão. Apresenta as opções e detalha bem os prós e contras.

    • Jaqueline Sampaio

      Médico empático e assertivo, grande especialista na sua área, consegue compartilhar seus conhecimentos com desenvoltura e simpatia. Faço acompanhamento com ele desde que me mudei para Curitiba há 12 anos e tenho plena confiança em seu profissionalismo.

    • Tatiane Malaguti

      Recomendo excelente profissional, atencioso, fiz minha cirurgia para correção e miopia a 6 anos e tenho acompanhamento contínuo

    • Marcelo Fuga Fialho

      Excelente profissional, competência técnica unida a empatia e atenção. Recomendo! Equipe de atendimento, também merece destaque, gentileza e comprometimento.

    • Kelly Regina

      Recebi indicação do Dr Marcelo, de duas amigas que operaram com ele e hoje estão livres dos óculos, realizei a cirurgia a 5 meses e estou super feliz com o resultados e o atendimento.
      Medico muito atencioso, me deixou super calma, pois tinha bastante medo, me passou toda confiança e segurança com sua experiência e atenção, tanto no pré operatório quanto no pós. Só tenho a agradecer por toda dedicação e carinho.

    • Jucelia

      O Dr Marcelo supriu todas as minhas expectativas, fui desenganada achando que não teria solução para enxergar melhor e ele me diagnosticou com muita paciência e tirou todas as minhas duvidas. Hoje enxergo 100% graças a esse excelente profissional.

    • Flávia

      Minha mãe estava com catarata, quase perdendo a visão até que recebemos a indicação para o Dr Marcelo e ela realizou a cirurgia que tanto sonhava. Excelente profissional, pontual, competente, tira todas as dúvidas e super atencioso para com a minha mãe, com certeza o melhor!! Obrigada Dr, hoje minha mãe está livre dos óculos e pode enxergar com qualidade!

    • Janaína Lima

      A 5 anos descobri q tenho Ceratocone, passei por vários médicos que nunca me disseram sobre a cirurgia de implante de Anel de Ferrara. Estava crente que não voltaria a ter uma boa visão. Foi quando recebi indicação do Dr. Marcelo, realizei a cirurgia de Anel com ele há 1 ano e tive mais da metade da minha qualidade visual recuperada. Só tenho a agradecer. Cirurgia sem dor, durou 20 minutos e sai sem tampão ,vendo embaçado mais muito bem. Em 2 dias já estava na minha rotina diária. Muito feliz com o resultado e o carinho prestado por esse médico e toda sua equipe.