web analytics
01/08/2018
Medicina
Dr. Marcelo Vilar

Retinopatia Diabética – Causas, Sintomas e Tratamento

Retinopatia Diabética

O que é a retinopatia diabética?

Se você tem diabetes, é vital que você tenha seus olhos verificados regularmente. O dano à retina na parte de trás do olho (retinopatia) é uma complicação comum da diabetes. Se não for tratado, pode piorar e causar perda de visão, ou perda total de visão (comprometimento severo da visão) em casos graves. Um bom controle de açúcar no sangue (glicose) e pressão sanguínea retarda a progressão da retinopatia. O tratamento com um laser, antes da retinopatia se tornar grave, muitas vezes pode evitar a perda de visão.

O que é diabetes?

Diabetes mellitus (apenas chamado de diabetes a partir de agora) ocorre quando o nível de açúcar (glicose) no sangue se torna maior do que o normal. Existem dois tipos principais de diabetes – tipo 1 e tipo 2. Veja folhetos separados denominados  Diabetes Tipo 1 e Diabetes Tipo 2 .

Qual é a Retina?

A retina é composta de células especiais, chamadas de varas e cones que revestem a parte de trás dos olhos. A luz entra nos olhos e passa pela lente que foca a luz na retina. As mensagens sobre o que você vê são passadas das células da retina para o nervo óptico e para o cérebro. Muitos pequenos vasos sanguíneos na retina levam oxigênio e nutrientes para as células da retina.

O que é Retinopatia?

O termo retinopatia cobre vários transtornos da retina, que podem afetar a visão. A retinopatia geralmente é causada por danos aos minúsculos vasos sanguíneos na retina. A retinopatia é comumente causada pelo diabetes, mas às vezes é causada por outras doenças, como pressão arterial muito alta (hipertensão).

Nota : as pessoas com diabetes também apresentam maior risco de desenvolver outros problemas oculares, incluindo catarata e glaucoma .

Como ocorre a retinopatia diabética?

Ao longo de vários anos, um elevado nível de açúcar no sangue (glicose) pode enfraquecer e danificar os pequenos vasos sanguíneos na retina. Isso pode resultar em vários problemas que incluem:

  • Pequenos enjoos de vasos sanguíneos (microaneurismas).
  • Pequenos vazamentos de líquidos de vasos sanguíneos danificados (exsudados).
  • Pequenos sangramentos de vasos sanguíneos danificados (hemorragias).
  • Os vasos sanguíneos podem ficar bloqueados. Isso pode cortar o suprimento de sangue e oxigênio para pequenas secções da retina.
  • Novos vasos sanguíneos anormais podem crescer a partir de vasos sanguíneos danificados. Isso é chamado de retinopatia proliferativa. Esses novos navios são delicados e podem sangrar facilmente.

Os vazamentos de líquidos, sangramentos e vasos sanguíneos bloqueados podem danificar as células da retina. Em alguns casos graves, os vasos sanguíneos danificados sangram no centro do olho gelatino (o humor vítreo). Isso também pode afetar a visão ao bloquear os raios de luz indo para a retina.

Quais são os sintomas que a retinopatia diabética causa?

A maioria das pessoas com retinopatia diabética não tem nenhum sintoma ou perda visual devido à sua retinopatia. No entanto, sem tratamento, a retinopatia diabética pode gradualmente piorar e levar a perda visual ou mesmo perda total de visão (comprometimento severo da visão). A retinopatia diabética é a causa mais comum de comprometimento severo da visão em pessoas em idade de trabalhar no Reino Unido.

Os sintomas iniciais que podem ocorrer incluem visão turva, ver flutuadores e flashes, ou mesmo ter uma perda súbita de visão.

Diferentes tipos de retinopatia diabética

A mácula é uma pequena parte da retina que está aproximadamente no centro na parte de trás do olho. A mácula é onde você foca sua visão. Então, quando você lê ou olha um objeto, a luz se concentra na mácula. A parte central e mais importante da mácula é chamada de fovea. A parte externa da retina é usada para visão periférica.

Retinopatia pode afetar a mácula, as partes externas (periférica) da retina, ou ambas. É muito mais grave se a mácula é afetada.

A gravidade da retinopatia pode variar

A retinopatia geralmente se desenvolve gradualmente e tende a piorar ao longo de vários anos:

  • A retinopatia de funda não muda: sua visão. Com isso, você tem alguns pequenos vazamentos de sangramentos fluidos e minúsculos (microaneurismas) em várias partes da retina. Um médico ou um optometrista podem ver estes como pequenos pontos e manchas na retina quando examinam a parte de trás do olho.
  • A retinopatia pré-proliferativa:  é mais extensa do que a retinopatia de fundo. Há sinais de fluxo sanguíneo tornando-se restrito, mas ainda não mostrando novos vasos sanguíneos crescendo .
  • Maculopatia:  é o termo para danos à sua mácula.
  • A retinopatia proliferativa: ocorre quando os vasos sanguíneos danificados na retina produzem produtos químicos chamados fatores de crescimento. Estes podem causar novos vasos sanguíneos minúsculos para crescer (proliferar) dos vasos sanguíneos danificados. Esta é uma tentativa de reparar o dano. No entanto, esses novos vasos sanguíneos não são normais. Eles são delicados e podem facilmente sangrar, obscurecendo sua visão. Neste tipo de retinopatia, sem tratamento a laser, a visão provavelmente se tornará gravemente afetada.

Se a retinopatia proliferativa se tornar severa, muitos novos vasos sanguíneos anormais crescem. Eles podem bloquear os canais de drenagem em seus olhos, causando aumento da pressão no olho (glaucoma), ou o crescimento da fibra que o acompanha pode fazer com que a retina se separe da parte de trás do olho.

Os efeitos da retinopatia podem ser diferentes em cada olho. Além disso, se você tem hipertensão arterial (hipertensão), além de diabetes, pode piorar a retinopatia ou progredir mais rapidamente.

Quem desenvolve a retinopatia diabética?

Retinopatia é uma complicação comum da diabetes. É mais comum em pessoas com diabetes tipo 1.

Os fatores de risco para a retinopatia diabética incluem:

  • Duração da diabetes: Quanto mais tempo você teve diabetes, maior seu risco de desenvolver retinopatia. É incomum se você teve diabetes por menos de cinco anos. No entanto, cerca de 9 em 10 pessoas que tiveram diabetes por mais de 30 anos podem ser afetadas.
  • Controle de açúcar no sangue pobre (glicose) . Estudos têm demonstrado que as pessoas com controle insuficiente de diabetes são mais propensas a desenvolver todas as complicações, incluindo a retinopatia. No entanto, um grande estudo mostrou que mesmo uma proporção de pessoas que têm níveis de glicose muito bem controlados ainda desenvolvem retinopatia diabética no futuro.
  • Pressão arterial elevada (hipertensão) . Se a sua pressão arterial não estiver bem controlada, isso aumentará o risco de desenvolver retinopatia.
  • Doença renal (nefropatia) . Ter uma doença renal como resultado de sua diabetes está associada à piora da retinopatia.
  • Gravidez. Estar grávida pode fazer a retinopatia piorar, especialmente se a sua glicose no sangue estiver mal controlada.
  • Outros fatores de risco incluem tabagismo, obesidade e níveis elevados de colesterol.

A retinopatia diabética pode ser prevenida?

É menos provável que você desenvolva retinopatia ou, se tiver retinopatia leve (de fundo), é menos provável que avance para uma retinopatia mais grave, se:

  • Seu nível de açúcar no sangue (glicose) está bem controlado. O tratamento para controlar a glicemia é discutido em outros folhetos sobre diabetes. Resumidamente, envolve uma dieta saudável, perdendo peso se você tiver excesso de peso, exercício regular e medicação, se necessário.
  • Sua pressão arterial e níveis de colesterol estão bem controlados.

Alguns estudos também sugerem que o tabagismo pode piorar a retinopatia. Portanto, também é aconselhável parar de fumar se fumar .

Verificações oculares para retinopatia diabética

O tratamento pode prevenir a perda de visão na maioria dos casos. Portanto, se você tem diabetes, é vital que você tenha exames oculares regulares para detectar retinopatia antes que sua visão se torne gravemente afetada. Você deve ter um controle de olho pelo menos uma vez por ano.

O teste anual de triagem deve incluir:

  • Testando sua visão.
  • Tirar fotografias digitais de sua retina (para comparar com exames anteriores).

Para examinar seus olhos corretamente você terá gotas colocadas em seus olhos para tornar a aluna tão ampla quanto possível. As gotas podem tornar sua visão embaçada por até seis horas. Isso pode afetar sua capacidade de conduzir para que você não dirija para ou para o local onde o teste é realizado.

Outro teste que às vezes é feito no hospital do olho, quando a suspeita de retinopatia é um angiograma de fluoresceína. Isso envolve ter um tingimento especial injetado em uma das veias no seu braço. Este corante então viaja para os vasos sanguíneos em seus olhos. Uma câmera com um filtro especial é usada para mostrar qualquer vaso sanguíneo inchado, vazamento ou anormal.

Se você não consegue retinopatia ou retinopatia leve (em segundo plano), e sua visão não é afetada, é provável que você seja convidado de volta para a triagem em 12 meses. A retinopatia pode não progredir para formas mais graves, particularmente se sua diabetes e pressão sanguínea estiverem bem controladas. Se forem detectadas alterações mais graves, você pode ser encaminhado para um especialista em olho para um exame detalhado de olho e tratamento, se necessário.

Mesmo que seu cheque mostre que você não tem retinopatia, então você ainda deve cuidar da sua diabetes e ter um estilo de vida saudável para reduzir o risco de uma retinopatia em desenvolvimento no futuro.

Nota: se você notar alguma alteração na sua visão antes de se justificar uma verificação de rotina, faça uma consulta com atenção antes.

Qual é o tratamento para a Retinopatia Diabética?

Se você tiver retinopatia diabética leve, então, normalmente não requer outro tratamento além de controlar outros fatores de risco (por exemplo, pressão arterial, açúcar no sangue (glicose) e níveis de colesterol).

Tratamento a laser

O tratamento com laser é usado principalmente se você tiver novos vasos crescendo (retinopatia proliferativa), ou se qualquer tipo de retinopatia está afetando a mácula. Um laser é uma luz muito brilhante que é muito focada, por isso faz pequenas queimaduras em qualquer coisa focada. Uma queimadura pode selar vazamentos de vasos sanguíneos e impedir que novos vasos cresçam ainda mais. As queimaduras são tão pequenas e precisas que podem tratar um pequeno vaso sanguíneo anormal. Várias centenas de queimaduras podem ser necessárias para tratar a retinopatia.

Existem diferentes tipos de lasers. O tipo escolhido pode depender da sua condição real de olho. É comum precisar de várias sessões de tratamento.

O tratamento geralmente funciona bem para evitar que a retinopatia piore, e muitas vezes impedem a perda de visão. No entanto, o tratamento a laser não pode restaurar a visão que já está perdida.

Você pode encontrar após o tratamento com laser que sua visão pode ficar fraca ou desfocada. Isso normalmente melhora nos próximos dias.

Outros tratamentos

Várias operações oculares podem ser necessárias se você tiver um sangramento no centro dos olhos da geléia (o humor vítreo) ou desenvolver uma retina destacada. Estas são possíveis conseqüências da retinopatia grave. Uma operação também pode ocasionalmente ser necessária se seu tratamento com laser não tiver sido bem sucedido.

Marque sua consulta com o
Dr. Marcelo Vilar

Tem dúvidas ou quer uma segunda opinião?
Cadastre-se e ligamos para você.

    Depoimentos

    • Vera Maria Porto

      Agradeço a Deus e ao Dr. Marcelo Vilar todos os dias. Gratidão! Não enxergava direito desde os dois ou três anos de idade. Passados quase 40 anos Deus colocou Dr. Marcelo Vilar no meu caminho. Sai da cirurgia enxergando absolutamente tudo. Uma sensação indescritível. Deus o abençoes e toda família linda.

    • Davi Souza

      Extremamente solícito e tem prazer em deixar bem detalhado todos os porquês por trás das tomadas de decisão. Apresenta as opções e detalha bem os prós e contras.

    • Jaqueline Sampaio

      Médico empático e assertivo, grande especialista na sua área, consegue compartilhar seus conhecimentos com desenvoltura e simpatia. Faço acompanhamento com ele desde que me mudei para Curitiba há 12 anos e tenho plena confiança em seu profissionalismo.

    • Tatiane Malaguti

      Recomendo excelente profissional, atencioso, fiz minha cirurgia para correção e miopia a 6 anos e tenho acompanhamento contínuo

    • Marcelo Fuga Fialho

      Excelente profissional, competência técnica unida a empatia e atenção. Recomendo! Equipe de atendimento, também merece destaque, gentileza e comprometimento.

    • Kelly Regina

      Recebi indicação do Dr Marcelo, de duas amigas que operaram com ele e hoje estão livres dos óculos, realizei a cirurgia a 5 meses e estou super feliz com o resultados e o atendimento.
      Medico muito atencioso, me deixou super calma, pois tinha bastante medo, me passou toda confiança e segurança com sua experiência e atenção, tanto no pré operatório quanto no pós. Só tenho a agradecer por toda dedicação e carinho.

    • Jucelia

      O Dr Marcelo supriu todas as minhas expectativas, fui desenganada achando que não teria solução para enxergar melhor e ele me diagnosticou com muita paciência e tirou todas as minhas duvidas. Hoje enxergo 100% graças a esse excelente profissional.

    • Flávia

      Minha mãe estava com catarata, quase perdendo a visão até que recebemos a indicação para o Dr Marcelo e ela realizou a cirurgia que tanto sonhava. Excelente profissional, pontual, competente, tira todas as dúvidas e super atencioso para com a minha mãe, com certeza o melhor!! Obrigada Dr, hoje minha mãe está livre dos óculos e pode enxergar com qualidade!

    • Janaína Lima

      A 5 anos descobri q tenho Ceratocone, passei por vários médicos que nunca me disseram sobre a cirurgia de implante de Anel de Ferrara. Estava crente que não voltaria a ter uma boa visão. Foi quando recebi indicação do Dr. Marcelo, realizei a cirurgia de Anel com ele há 1 ano e tive mais da metade da minha qualidade visual recuperada. Só tenho a agradecer. Cirurgia sem dor, durou 20 minutos e sai sem tampão ,vendo embaçado mais muito bem. Em 2 dias já estava na minha rotina diária. Muito feliz com o resultado e o carinho prestado por esse médico e toda sua equipe.