Com a proximidade das Olimpíadas de Paris, a prática de esportes acaba sendo cada vez mais incentivada, independente se o atleta está apto a participar de competições de elite. Para todas essas pessoas o uso dos óculos, na maioria dos casos, é um fator de limitação.
Um simples treino, uma corrida ou caminhada podem ser prejudicados pelo uso dos óculos, de acordo com o Dr. Marcelo Vilar, oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná. Por tal motivo, ele deixa a dica! Se você pretende ficar livre do uso dos óculos para a prática de esportes, consulte com um especialista.
O oftalmologista, por meio da sua expertise, atendimento personalizado e exames complementares, saberá orientá-lo, substituindo os óculos pela cirurgia a laser ou pelas lentes de contato.
Cirurgia refrativa
Com os avanços na Oftalmologia, a cirurgia refrativa vem sendo cada vez mais indicada para quem pretende se livrar do uso dos óculos. O procedimento é indicado para pessoas que apresentam os chamados erros refrativos (miopia, astigmatismo, hipermetropia ou presbiopia).
A cirurgia refrativa é realizada por meio de diversas técnicas, com alta precisão, baixo índice de complicações, permitindo a independência do uso dos óculos e o rápido retorno às atividades cotidianas.
Na consulta, o oftalmologista realizará exames para identificar se a curvatura da sua córnea está adequada à cirurgia, o que ocorre na fase adulta. Havendo a estabilidade, você é candidato ao procedimento. Outro ponto importante: mulheres grávidas não têm indicação à cirurgia refrativa. É que alterações hormonais podem interferir nos resultados do procedimento.
Lentes de contato
As lentes de contato são outra boa opção em substituição ao uso dos óculos. E avançados tipos de materiais propiciam resultados cada vez melhores. Como exemplo, o Dr. Marcelo cita as lentes trifocais, que são destinadas à correção da catarata e de erros refrativos, tais como a visão de perto, intermediária e a visão de longe.
O especialista lembra que o implante das lentes trifocais é similar ao de qualquer lente intraocular. O procedimento leva menos de oito minutos, mas deve ser realizado pelo oftalmologista. A alta é rápida, bem como o retorno do paciente às atividades cotidianas.
Porém, quem for usá-las precisa tomar alguns cuidados, de acordo com o Dr. Marcelo. Temperaturas elevadas, ar-condicionado, piscina e mar são inimigos das lentes de contato de grau. Assim, caso você apresente olhos avermelhados, sensibilidade excessiva à luz (fotofobia) ou visão turva, tome cuidado. Consulte-se com um oftalmologista caso apresente qualquer desses sintomas.
E aí, gostou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Então entre em contato conosco, pelo fone (41) 99616-9915. Teremos prazer em atendê-lo.