web analytics
12/03/2020
Catarata
Dr. Marcelo Vilar

Quais são os fatores de risco para desenvolver catarata?

O sintoma principal você já conhece: a catarata deixa a visão embaçada, dificultando tarefas simples do dia a dia como ler, perceber a expressão das pessoas ou dirigir. Esse processo da perda da transparência do cristalino pode ter causas diversas, tema que iremos abordar hoje neste espaço. Independentemente do fator causador do problema, lembre-se que você sempre pode contar com o tratamento prestado pelo Dr. Marcelo Vilar, oftalmologista em Curitiba, especialista em cirurgias de correção desse problema que acomete milhões de pessoas e é a principal causa de cegueira em todo o mundo.

Vamos então conhecer quais são os fatores de risco para desenvolver catarata?

Idade

O envelhecimento acaba trazendo diversos problemas de saúde e a catarata é um deles. É uma realidade da qual ninguém consegue escapar, portanto preste atenção nos próximos itens. São eles que podem contribuir com a sua qualidade de vida ao passar dos anos.

Diabetes

Cuidar da saúde é um dever de todos, mas para quem tem diabetes, a atenção deve ser redobrada. Os olhos são um dos órgãos afetados pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue. Quando a taxa está descontrolada, são provocadas alterações na córnea que podem resultar no surgimento da catarata.

Beber álcool exageradamente

Não são somente os olhos que sofrem com o consumo exagerado de álcool. Os sistemas digestivo, circulatório e nervoso também são muito afetados. Além de prazeroso, o uso moderado de bebidas alcóolicas pode até fazer bem à saúde, como já foi demonstrado em pesquisas sobre o vinho, por exemplo. Por isso, se você é consumidor deste tipo de bebida tome cuidado, preste atenção nos primeiros sinais de consumo descontrolado e caso você tenha problemas, procure ajuda. A sua saúde, inclusive a ocular, agradece.

Sedentarismo e obesidade

Dois fatores que estão relacionados e influenciam na possibilidade de você desenvolver não somente catarata, mas também centenas de outras doenças. Nós da equipe do Dr. Marcelo Vilar incentivamos muito a prática de exercícios físicos. De forma orientada por especialista e um pouquinho por dia, a atividade física faz uma diferença enorme na sua qualidade de vida. Viva com mais disposição, alegria e brilho nos olhos.

Exposição excessiva ao sol

Neste caso, a vilã é a radiação ultra violeta. Vários casos de catarata são causados pela superexposição aos raios UV. Tome cuidado e não abuse da luz solar entre 10h e 16h, assim como só frequente solários ou cabines  com bronzeamento com óculos de proteção.

Pressão arterial elevada

A córnea é muito afetada pela pressão alta, um mal que muitas vezes acaba causando também o aumento da pressão intraocular. Sua manutenção constante é importante porque influencia na circulação do humor aquoso, um líquido que mantém a temperatura interna do olho e a tensão ocular, além de nutrir a córnea. Ou seja, a saúde ocular é diretamente proporcional ao controle da pressão arterial.

Tabagismo

É consenso: o cigarro traz consequências devastadoras para o corpo humano. São centenas de substâncias tóxicas inaladas a cada tragada, circulando instantaneamente pelo corpo e chegando também aos seus olhos. Sabemos que não é fácil, mas procure ajuda e pare de fumar.

Histórico familiar (fatores genéticos)

Como o envelhecimento, não podemos controlar o fator genético. Quem nasce com uma pré-disposição,terá mais chances de sofrer com a catarata em algum momento da vida. Essa herança é inevitável, mas diversos tratamentos cirúrgicos estão disponíveis, realizados sob anestesia local e liberação imediata do paciente logo após o procedimento.

Previna-se. Siga as dicas de saúde desta postagem e consulte o Dr. Marcelo Vilaroftalmologista especialista em catarata em Curitiba. Em caso de dúvida ou se quiser marcar uma consulta, fale conosco pelo telefone (41) 99616-9915 🙂

Marque sua consulta com o
Dr. Marcelo Vilar

Tem dúvidas ou quer uma segunda opinião?
Cadastre-se e ligamos para você.



Depoimentos

  • Davi Souza

    Extremamente solícito e tem prazer em deixar bem detalhado todos os porquês por trás das tomadas de decisão. Apresenta as opções e detalha bem os prós e contras.

  • Jaqueline Sampaio

    Médico empático e assertivo, grande especialista na sua área, consegue compartilhar seus conhecimentos com desenvoltura e simpatia. Faço acompanhamento com ele desde que me mudei para Curitiba há 12 anos e tenho plena confiança em seu profissionalismo.

  • Tatiane Malaguti

    Recomendo excelente profissional, atencioso, fiz minha cirurgia para correção e miopia a 6 anos e tenho acompanhamento contínuo

  • Marcelo Fuga Fialho

    Excelente profissional, competência técnica unida a empatia e atenção. Recomendo! Equipe de atendimento, também merece destaque, gentileza e comprometimento.

  • Kelly Regina

    Recebi indicação do Dr Marcelo, de duas amigas que operaram com ele e hoje estão livres dos óculos, realizei a cirurgia a 5 meses e estou super feliz com o resultados e o atendimento.
    Medico muito atencioso, me deixou super calma, pois tinha bastante medo, me passou toda confiança e segurança com sua experiência e atenção, tanto no pré operatório quanto no pós. Só tenho a agradecer por toda dedicação e carinho.

  • Jucelia

    O Dr Marcelo supriu todas as minhas expectativas, fui desenganada achando que não teria solução para enxergar melhor e ele me diagnosticou com muita paciência e tirou todas as minhas duvidas. Hoje enxergo 100% graças a esse excelente profissional.

  • Flávia

    Minha mãe estava com catarata, quase perdendo a visão até que recebemos a indicação para o Dr Marcelo e ela realizou a cirurgia que tanto sonhava. Excelente profissional, pontual, competente, tira todas as dúvidas e super atencioso para com a minha mãe, com certeza o melhor!! Obrigada Dr, hoje minha mãe está livre dos óculos e pode enxergar com qualidade!

  • Janaína Lima

    A 5 anos descobri q tenho Ceratocone, passei por vários médicos que nunca me disseram sobre a cirurgia de implante de Anel de Ferrara. Estava crente que não voltaria a ter uma boa visão. Foi quando recebi indicação do Dr. Marcelo, realizei a cirurgia de Anel com ele há 1 ano e tive mais da metade da minha qualidade visual recuperada. Só tenho a agradecer. Cirurgia sem dor, durou 20 minutos e sai sem tampão ,vendo embaçado mais muito bem. Em 2 dias já estava na minha rotina diária. Muito feliz com o resultado e o carinho prestado por esse médico e toda sua equipe.

Fale com o Dr. Marcelo

Comece uma conversa

Clique para começar uma conversa no WhatsApp

A nossa equipe responde rapidamente de segunda a sexta-feira, das 8h as 19h.