Confira algumas das perguntas que mais recebemos no consultório do Dr. Marcelo Vilar, em Curitiba e entenda mais sobre o procedimento de Transplante de Córnea.
O que é a córnea?
A córnea é uma estrutura transparente localizada na parte anterior do globo ocular ou seja na frente do olho.
Quando está indicado o transplante de córnea?
O transplante de córnea é indicado quando uma de suas características é perdida: transparência , curvatura ou regularidade.
Em casos de curvatura avançada onde a visão não é corrigida com lentes de contato e não ha indicação de anéis ou crosslinking, indica-se o transplante de córnea.
>>> Veja Também: Tudo que você precisa Saber Sobre Crosslinking.
Qual a melhor opção: fazer o transplante de córnea com laser ou transplante de córnea manual?
Apesar de todos os benefícios relatados acima, um cirurgião experiente, usando uma córnea boa (bem preparada pelo banco de olhos) é capaz de fazer uma cirurgia convencional tão boa quanto uma cirurgia a laser. No entanto, o uso do laser de femtosecond traz muitas vantagens.
Quais são os problemas que acarretam a necessidade do transplante?
Cicatrizes pós trauma ou infecção (leucoma), edema de córnea (ceratopatia bolhosa), queimaduras químicas ou térmicas, ceratocone, distrofias.
Transplante de Córnea a Laser
Quais são os tipos de transplantes de córnea?
Os transplantes penetrantes são aqueles que substituem toda a espessura da córnea, enquanto os transplantes lamelares substituem apenas uma porção da córnea.
Quando e onde se retiram os pontos?
Os pontos são retirados em duas situações: quando eles se soltam ou quando desejamos corrigir o astigmatismo que pode ocorrer com a cicatrização. A remoção de pontos é feita no consultório com anestesia de colírio
Trépano para transplante de córnea manual
Pós-operatório recente de transplante de córnea
Quanto custa o transplante de córnea a laser?
O grande problema de fazer o transplante de córnea a laser (com o femtosecond) é o custo. Os aparelhos são muito caros, a tecnologia é nova, são poucos os hospitais que tem esse aparelho no Brasil, poucos médicos estão habilitados a operar com esse equipamento, o que acarreta um custo elevado. No consultório do Dr. Marcelo Vilar, em Curitiba possuímos esse equipamento e o utilizamos com muita experiência e qualidade.
O laser de femtosecond pode ser usado apenas no transplante de córnea?
Além do transplante de córnea, o laser de femtosegundo é usado em cirurgias refrativas (cirurgias de miopia, astigmatismo ou hipermetropia pela técnica Lasik), na cirurgia de implante de anel intracorneano para ceratocone (anel de ferrara) e até na cirurgia de catarata.
Quais são os riscos do transplante de córnea?
O mais comum seria o astigmatismo pós operatório, que ocorre na maior parte dos pacientes. Mas com a retirada dos pontos guiados por exames de topografia esses efeitos podem ser minimizados. Outra complicação seria a rejeição do botão doador, mas que o paciente tem que ser muito bem informado sobre os sinais e sintomas para procurar atendimento o quanto antes, pois o tempo para iniciar o tratamento é primordial para obter a recuperação.
O que é uma rejeição de transplante de córnea?
Se o sistema imune do seu organismo reconhecer a córnea nova como estranha, ele começará a atacá-la, mais especificamente no endotélio, camada de células mais interna da córnea, que normalmente bombeia água para fora da córnea, sendo responsável pela manutenção de sua transparência. Uma vez o endotélio lesado a córnea transplantada retêm água ficando inchada e opacificada. A rejeição acontece na maioria dos casos em um ano da cirurgia, podendo acontecer depois em casos mais raros.
A córnea rejeitada é expulsa? Perco o transplante se tiver rejeição?
A resposta é não para os dois casos. Caso a córnea seja rejeitada, ela simplesmente fica opacificada e embaça a visão, o que pode ser revertido em grande parte das vezes utilizando somente medicamentos, caso seja diagnosticado e tratado o problema precocemente.
O que são os sinais de advertência de rejeição e quais os tratamentos?
Vermelhidão, sensibilidade à luz, diminuição da visão ou dor. Estes devem ser informados imediatamente. Quando descoberta cedo, a rejeição pode ser revertida em 90% das vezes, pelo uso intensivo de corticóide tópico e outros medicamentos. É fundamental que seja comunicado imediatamente, qualquer sinal ou sintoma acima, pois a sobrevivência do enxerto depende da descoberta e tratamento precoce dos episódios de rejeição.
Quem pode ser um doador de córnea?
Qualquer pessoa pode se oferecer para doar suas córneas. Mesmo assim, os familiares do doador sempre são consultados e precisam autorizar a doação. Por este motivo, caso você deseje doar suas córneas, comunique isto sua família para que saibam de sua vontade.
Existe algum controle sobre a qualidade das córneas doadas?
Sim. Existe um controle rigoroso da qualidade das córneas doadas para transplante, a fim de evitar a transmissão de doenças infecciosas e para assegurar a boa qualidade do tecido doado. Este controle é feito pelos hospitais captadores e transplantadores das córneas, através de seus bancos de córneas, seguindo recomendações internacionais e em concordância com as normas do Sistema Nacional de Transplantes.