01/04/2020
Ceratocone
Dr. Marcelo Vilar

O Anel de Ferrara é o melhor tratamento para o ceratocone?

Geralmente, quando desenvolvemos algum conteúdo aqui no blog do Dr. Marcelo Vilar, deixamos a conclusão para o final. Hoje, faremos um pouco diferente. Porque a única resposta possível para o questionamento do título é “depende”. Isso porque cada caso de ceratocone ou de qualquer outra doença oftalmológica deve ser acompanhado de perto por um especialista. Desta forma, a decisão do “tratamento ideal” será resultado de um conjunto de exames, do diagnóstico, da evolução da doença e da decisão do paciente a partir de uma exposição clara e objetiva do médico a respeito de suas opções.

Portanto, o que propomos no blog desta semana é ajudar você a compreender melhor como essa doença evolui, relacionar os sintomas e tratamentos possíveis, além de explicar com mais profundidade o implante de anel intra-estromal de córnea, a cirurgia mais conhecida como Anel de Ferrara. Confira:

Estou com a vista embaçada para perto e para longe. É ceratocone?

Talvez. Mas também pode ser astigmatismo. Vamos entender as diferenças agora:

Principal causador de transplante de córnea no Brasil, o ceratocone é uma doença ocular não inflamatória, bilateral e progressiva do olho, que afeta o formato e da córnea, provocando a distorção na visão. Geralmente começa por volta dos 13 anos de idade e pode progredir até os 40. Manifesta-se igualmente em ambos os sexos na proporção de 1 para 20.000 pessoas. Quanto mais cônico o formato da córnea vai se tornando, mais dificuldade o paciente apresenta para enxergar. A única causa comprovada é o fator genético. Sabe-se também que o hábito de coçar os olhos contribui para sua evolução. Sintomas em comum com outros erros refrativos, especialmente a miopia e o astigmatismo, acabam dificultando seu diagnóstico precoce.

Já o astigmatismo é um defeito óptico resultante de uma curvatura desigual da córnea, do cristalino ou do globo ocular como um todo. Sua diferença principal em relação ao ceratocone é que não apresenta uma deformação progressiva da córnea para o formato de um cone. Além disso, a cirurgia de transplante de córnea nunca é indicada aos pacientes de astigmatismo, pois suas correções podem ser efetuadas através do uso de óculos, lentes ou cirurgia corretiva a laser.

Sintomas do ceratocone

Seu sintoma principal é visão borrada e distorcida para os focos próximos e distantes. Alguns pacientes podem desenvolver visão dupla ou percepção múltipla de um único objeto. Outros casos revelam fotofobia e necessidade de apertar os olhos em ambientes muito iluminados ou em volta de uma fonte luminosa. Em mais de 90% dos casos, o ceratocone afeta ambos os olhos. Geralmente, porém, um dos olhos é mais prejudicado do que o outro. Outro sinal importante é a coceira. Ela surge em cerca de 20% dos pacientes.

Confira o vídeo seguinte, com dicas preciosas do Dr. Marcelo Vilar a respeito do ceratocone:

Marque sua consulta com o
Dr. Marcelo Vilar

Tem dúvidas ou quer uma segunda opinião?
Cadastre-se e ligamos para você.



Depoimentos

  • Davi Souza

    Extremamente solícito e tem prazer em deixar bem detalhado todos os porquês por trás das tomadas de decisão. Apresenta as opções e detalha bem os prós e contras.

  • Jaqueline Sampaio

    Médico empático e assertivo, grande especialista na sua área, consegue compartilhar seus conhecimentos com desenvoltura e simpatia. Faço acompanhamento com ele desde que me mudei para Curitiba há 12 anos e tenho plena confiança em seu profissionalismo.

  • Tatiane Malaguti

    Recomendo excelente profissional, atencioso, fiz minha cirurgia para correção e miopia a 6 anos e tenho acompanhamento contínuo

  • Marcelo Fuga Fialho

    Excelente profissional, competência técnica unida a empatia e atenção. Recomendo! Equipe de atendimento, também merece destaque, gentileza e comprometimento.

  • Kelly Regina

    Recebi indicação do Dr Marcelo, de duas amigas que operaram com ele e hoje estão livres dos óculos, realizei a cirurgia a 5 meses e estou super feliz com o resultados e o atendimento.
    Medico muito atencioso, me deixou super calma, pois tinha bastante medo, me passou toda confiança e segurança com sua experiência e atenção, tanto no pré operatório quanto no pós. Só tenho a agradecer por toda dedicação e carinho.

  • Jucelia

    O Dr Marcelo supriu todas as minhas expectativas, fui desenganada achando que não teria solução para enxergar melhor e ele me diagnosticou com muita paciência e tirou todas as minhas duvidas. Hoje enxergo 100% graças a esse excelente profissional.

  • Flávia

    Minha mãe estava com catarata, quase perdendo a visão até que recebemos a indicação para o Dr Marcelo e ela realizou a cirurgia que tanto sonhava. Excelente profissional, pontual, competente, tira todas as dúvidas e super atencioso para com a minha mãe, com certeza o melhor!! Obrigada Dr, hoje minha mãe está livre dos óculos e pode enxergar com qualidade!

  • Janaína Lima

    A 5 anos descobri q tenho Ceratocone, passei por vários médicos que nunca me disseram sobre a cirurgia de implante de Anel de Ferrara. Estava crente que não voltaria a ter uma boa visão. Foi quando recebi indicação do Dr. Marcelo, realizei a cirurgia de Anel com ele há 1 ano e tive mais da metade da minha qualidade visual recuperada. Só tenho a agradecer. Cirurgia sem dor, durou 20 minutos e sai sem tampão ,vendo embaçado mais muito bem. Em 2 dias já estava na minha rotina diária. Muito feliz com o resultado e o carinho prestado por esse médico e toda sua equipe.

Fale com o Dr. Marcelo

Comece uma conversa

Clique para começar uma conversa no WhatsApp

A nossa equipe responde rapidamente de segunda a sexta-feira, das 8h as 19h.