Novembro é o mês de abordarmos a saúde do homem, especialmente no que diz respeito ao câncer de próstata. É o segundo tipo de tumor mais incidente no sexo masculino, por isto a recomendação médica é a de que seja feito o exame de PSA todos os anos, além do exame de toque, quando o médico especialista em Urologia achar necessário.
Como surgiu o Novembro Azul.
O Movember começou na Austrália em 2003 para aumentar a conscientização sobre o câncer de próstata e testicular. Por incrível que pareça, trata-se de um movimento que foi iniciado meio sem querer numa conversa de bar entre os amigos Travis Garone e Luke Slattery. A ideia inicial era simplesmente trazer o bigode de volta à moda. Tudo que eles queriam, a princípio, era convencer seus amigos a cultivar um.
Inspirados pela mãe de uma amiga que estava arrecadando fundos para o câncer de mama (durante o Outubro Rosa, que já existia), eles associaram o bigode à fita rosa, mas para os homens. Desta forma despretensiosa, surgiu uma campanha que hoje atinge a maioria dos países do mundo. E que no Brasil, para facilitar a tradução para a nossa cultura, foi adaptada com o nome Novembro Azul.
O diagnóstico precoce salva vidas.
São previstos 65 mil novos casos da doença no Brasil em 2020. O tratamento precoce do câncer é uma estratégia para encontrar o tumor em fase inicial e, assim, possibilitar melhor chance de tratamento. É importante lembrar que, na maioria das vezes, o câncer de próstata evolui de forma absolutamente silenciosa, sem apresentar sintomas. É geralmente diagnosticado em exames de rotina ou em decorrência de outros problemas urológicos como dificuldade de urinar, por exemplo.
Por isso, se você é homem e já passou dos 40 anos, marque consultas preventivas todos os anos e desfrute de uma excelente saúde. Essa é a recomendação do Dr. Marcelo Vilar, médico do Hospital de Olhos do Paraná em Curitiba-PR.