Não é raro hoje em dia pessoas criarem aversões ou simpatizarem com situações, objetos e até pessoas levando em consideração as opiniões e vivencias de outros. E claro que na oftalmologia não podia ser diferente.
Quando se trata da escolha entre óculos de grau e lentes de contato, muitas pessoas acabam por optar por um deles, não levando em conta seu processo de adaptação e o que pode ser mais indicado para ela, mas sim, o que ela ouviu falar sobre o tema.
A melhor opção a se fazer nessa situação onde uma escolha precisa ser feita é pesquisar e ter um conhecimento verdadeiro sobre o tema para pautar o que é melhor para você. Nós da equipe do Dr. Marcelo Vilar queremos te ajudar nesse processo e trouxemos nesse conteúdo alguns mitos e verdades sobre o uso de lentes de contato. 😉
#1 – Usar lentes de contato dá dor de cabeça
MITO. Como primeira coisa que mais ouvimos aqui no consultório aparece o fato de que muitas pessoas pensam que ao utilizar lentes de contato terão dor de cabeça.
Se um paciente visita o oftalmologista e faz todo o procedimento de definição e adaptação às lentes de contato em consultório, não há por que sentir dor de cabeça ao usá-las. Porém, é preciso que tenha o auxílio profissional durante todo esse processo.
#2 – Lentes de contato ressecam
VERDADE. As lentes de contato ressecam com o tempo, e também com o ar condicionado, afinal, elas dependem da lubrificação natural dos olhos. Porém, é possível utilizar colírios lubrificantes para ajudar a aliviar o incômodo rapidamente.
#3 – É preciso higienizar as lentes diariamente
VERDADE. Todas as lentes de contato de uso quinzenal, mensal ou anual precisam de enxágue antes de serem colocadas e de limpeza ao serem retiradas, de manhã ou à noite. É necessário mergulha-las em uma solução multipropósito dentro do estojo de lentes durante toda a noite.
Antes de colocar as lentes de contato na solução multipropósito, pingue algumas gotas do produto na palma da mão e friccione a lente suavemente com a ponta do dedo para retirar a gordura acumulada.
#4 – Lentes de contato dão trabalho
MITO. É necessária uma rotina com as lentes de contato, porém ela não é trabalhosa. Uma vez incorporada no dia a dia, se torna um hábito muito simples cuidar da higiene e manutenção de suas lentes de contato.
#5 – As lentes podem rasgar
VERDADE. Ao manusear as lentes de contato é necessário ter um certo cuidado, pois dependendo da fricção no momento de limpeza, as que são gelatinosas podem rasgar e as rígidas podem criar rachaduras. Um cuidado é importante.
#6 – Não existe lente para astigmatismo
MITO. O astigmatismo, mesmo que seja combinado com miopia ou hipermetropia pode ser corrigido por lentes de contato.
#7 – Lentes não são tão boas quanto óculos
MITO. Este com certeza é um dos maiores mitos divulgados sobre as lentes de contato. Elas podem ser tão boas ou até melhores do que os óculos, dependendo do caso e adaptação de cada paciente. Na maioria dos casos, inclusive, as lentes de contato corrigem melhor os problemas de visão do que os óculos.
#8 – O uso prolongado de lentes pode causar “calo” no olho
MITO. Lentes feitas com os materiais corretos não causam problema algum aos olhos.
#9 – As lentes de contato podem se perder no globo ocular
MITO. O globo ocular é um sistema fechado e não possui brechas para que as lentes de contato entrem. O que pode acontecer é que a lente de contato fique presa na parte superior ou lateral externa da pálpebra, mas a retirada é simples: basta levantar a pálpebra e tirar. Caso o paciente não consiga, é possível solicitar que um oftalmologista auxilie no processo.
#10 – Quem usa lentes não pode usar colírio
MITO. Pode, e inclusive, deve, principalmente em casos onde o paciente fique durante um tempo prolongado em ambientes com ar condicionado. O colírio correto deve ser indicado pelo oftalmologista.
#11 – Não se pode usar maquiagem com as lentes de contato
MITO. Nenhum produto de maquiagem é proibido com o uso das lentes de contato. Três dicas importantes são: colocar as lentes antes de passar a maquiagem; retira-las na hora de limpar a pele; preferir máscaras de cílio à prova d’água.
As lentes de contato podem ser ótimas aliadas de todos os pacientes. Mas é preciso que alguns cuidados sejam tomados, para que a experiência seja positiva e para que os seus problemas de visão sejam solucionados e não piorados de alguma maneira.
Para isso, consulte um oftalmologista de sua confiança e que seja especializado na saúde de seus olhos. Aqui no consultório do Dr. Marcelo Vilar atendemos inúmeros pacientes, sempre buscando a melhor solução para cada caso, primando pela boa visão de cada um deles.
Agende já sua consulta com o Dr. Marcelo Vilar e conte com um especialista para cuidar da saúde de seus olhos. Ligue para o telefone (41)3310-4225, (41)3310-4202, (41)3310-4277 ou fale conosco pelo WhatsApp (41)99616-9915.
É de Curitiba? Nos visite no endereço Rua Coronel Dulcídio, 199 – 5º Andar, no bairro Batel.