Os transplantes de córnea são a forma mais comum de procedimento oftalmológico para melhorar a visão. Essa forma de cirurgia é realizada há mais de um século e possui um grande histórico de sucesso.
A córnea é o tecido transparente na parte frontal do olho, sobre a pupila. Ela é necessária para uma visão perfeita. Quando fica deformada, danificada ou turva/opaca, a visão é comprometida e você não irá enxergar bem. Durante um transplante de córnea, uma córnea doadora substitui a córnea insalubre.
Uma cirurgia moderna, hoje realizada com a precisão do laser.
Você sabia que é possível fazer transplante de córnea com uma cirurgia 100% a laser? Inclusive, este procedimento é mais rápido e preciso do que o convencional. No transplante convencional, tanto a córnea doadora quanto a receptora são cortadas manualmente com lâminas de metal chamadas trépanos.
Já com o laser, os cortes das 2 córneas são mais precisos, aumentando a área de contato entre elas e com isso dando maior estabilidade à cirurgia. O resultado é um pós-operatório mais confortável para o paciente, com menor incidência de infecções hospitalares, menos pontos cirúrgicos a serem retirados e menos risco de astigmatismo depois da cirurgia.
O Hospital de Olhos do Paraná, onde o Dr. Marcelo Vilar atua, foi um dos primeiros a implantar em sua rotina o transplante de córnea a laser, empregando a tecnologia do Femtosegundo, em 2013. O Femtosegundo oferece maior possibilidade de personalização do corte de acordo com a indicação e a doença.
Agora que você já sabe o que é o transplante de córnea e como o laser revolucionou esse tipo de cirurgia, vamos conhecer alguns mitos e verdades sobre essa cirurgia:
- Todo o olho é retirado e um novo é colocado em seu lugar. MITO
- O que é transplantado é apenas a córnea (a parte frontal transparente do olho). VERDADE
- O transplante de córnea é a solução para todos os problemas de visão. MITO
- Apenas as doenças que afetam a córnea podem ser tratadas com transplante de córnea. VERDADE
- Existe alta rejeição nos transplantes de córnea. MITO
- O transplante de córnea tem uma boa taxa de sucesso. VERDADE
Comparado à maioria dos outros transplantes de órgãos, o transplante de córnea tem uma taxa de sobrevida de pelo menos 5 anos variando de 70 a 90% dos casos. Para as condições de melhor prognóstico, a sobrevida chega a 95%.
- Posso parar com os colírios assim que a visão melhorar. MITO
O transplante de córnea obtido de outra pessoa demanda o uso de colírios imunossupressores por um ano, na maioria dos casos.
O Doutor Marcelo Vilar é médico oftalmologista especialista em transplante de córnea em Curitiba-PR, com mais de 20mil cirurgias realizadas.