A gestação é um período repleto de novidades para a gestante. Todo o corpo se altera no processo gestacional e vários detalhes que sempre foram iguais durante toda a vida, começam a se modificar.
Mudanças físicas e emocionais são basicamente inevitáveis, mas algumas grávidas estão sujeitas também às mudanças oculares que este período pode trazer consigo. Não é uma regra que ocorram alterações, mas a quantidade de hormônios presente no período gestacional pode provocar olho seco, visão embaçada e até mesmo aumento ou diminuição do grau da lente.
Muitas pacientes procuram o consultório do Dr. Marcelo Vilar não só durante o período gestacional, mas também antes, para se planejar para a gravidez. Em geral, não há muito com o que se preocupar com relação às mudanças nesse período, mas é sempre bom manter o contato com um oftalmologista, para garantir que a saúde ocular das gestantes fique em dia.
Nossa equipe, em conjunto com o Dr. Marcelo Vilar separou algumas questões que normalmente causam dúvidas, com respostas simples e rápidas, para que você se prepare para esse período sem nenhum medo.
Mudanças hormonais na gestação
Todos os incômodos que surgem nesse período, acontecem na verdade pela alta concentração de hormônios femininos no organismo da mulher e também pelo aumento do volume de sangue que circula nesse período.
Essas alterações mexem muito com o humor das mulheres, a sua disposição no dia a dia e até na saúde ocular, pode ocorrer aumento ou diminuição do grau dos óculos, olhos mais secos ou até mesmo outras características.
Na maioria das vezes essas manifestações são próprias do período gestacional e acabam junto com a gestação. Já em algumas mulheres pode ser que esses sintomas passem completamente despercebidos.
Olho seco na gravidez
Muitas mulheres podem sentir os olhos mais secos durante a gravidez, o que é normal devido à concentração de estrógeno. Leves ardores ou sensações de que existem corpos estranhos nos olhos também podem acontecer.
Maior lacrimejamento e sensibilidade à luz podem ocorrer devido à falta de lubrificação da córnea.
Nesses casos, é preciso cuidar para não permanecer durante muito tempo em locais com ar condicionado e também consultar um oftalmologista para indicar um colírio apropriado para que os olhos não ressequem com tanto intensidade.
Lentes de contato na gravidez
As gestantes podem utilizar lentes de contato normalmente. Porém devido ao aumento natural da espessura e curvatura da córnea neste período, é possível que haja um certo desconforto.
Visão embaçada, perda de nitidez, dificuldade para ler e dirigir e dor de cabeça podem ser indícios de variação do grau da lente. Nós indicamos que a gestante aguarde o nascimento do bebê para se consultar, pois, diversas vezes é apenas um período transitório de mudança no grau. Mas, caso o problema persista e cause dores de cabeça fortes e enjoos, indicamos que marque uma consulta com o Dr. Marcelo Vilar.

Miopia na gravidez
Devido ao que falamos anteriormente, é possível que a miopia se agrave durante o período gestacional, assim como o astigmatismo também pode sofrer alterações. No mesmo caso como o anterior, não recomendamos que haja a troca de grau no período gestacional, a menos que o incômodo seja muito grande.
Cirurgias refrativas na gestação
Não se deve fazer cirurgias refrativas durante a gestação. Como o grau é alterado em função dos hormônios, é recomendado aguardar o fim da gestação para que o resultado do procedimento fique correto de acordo com sua necessidade.
Pontos brilhantes na visão: é preciso se preocupar?
Neste caso é necessário manter seu médico informado, pois este é um dos sintomas da pré-eclâmpsia, quadro de hipertensão arterial durante a gestação.
Flashes de luz e as chamadas moscas volantes – pequenas manchas que se movimento no campo de visão – também podem estar presentes nesse período e também podem ser sintomas de pré-eclâmpsia. Por isso, é necessário dar a devida atenção aos sintomas e manter suas consultas todas em dia.
Gestantes diabéticas têm mais problemas de visão?
As situações pelas quais mulheres diabéticas podem passar durante a gestação com relação à saúde ocular depende muito do acompanhamento médico que ela terá. Manter as consultas em dia e fazer exame de fundo de olho é importante, além de evitar o açúcar.
Gestantes diabéticas precisam tomar cuidado dobrado, pois, caso não seja acompanhado o quadro e nenhuma precaução seja tomada, é possível que haja perda parcial ou total da visão. Mas não se assuste! Basta ter acompanhamento de um oftalmologista especialista como o Dr. Marcelo Vilar para manter sua saúde ocular em dia e não correr nenhum risco desnecessário.
Ceratocone e glaucoma antes da gestação
Em mulheres que já apresentam problemas de ceratocone ou glaucoma, é importante que se procure um oftalmologista antes mesmo de engravidar, para minimizar eventuais complicações.
A alta retenção de líquido durante a gravidez pode agravar o ceratocone e o uso indiscriminado de colírios também pode ser prejudicial ao feto. Por isso, procure seu oftalmologista e se mantenha saudável.
Desconfortos após a gestação
Em geral, muitas das alterações que ocorreram durante o período gestacional regridem um ou dois meses após o parto. Depois desse período, é importante agendar uma consulta com o oftalmologista para reavaliar seu quadro oftalmológico e ter indicação do que deve ser feito a partir de então.
Aqui no consultório do Dr. Marcelo Vilar atendemos gestantes que buscam manter a saúde dos olhos durante o período de gravidez. Não descuide dos seus olhos nesse momento tão importante, agende uma consulta com o Dr. Marcelo Vilar pelos telefones (41)3310-4225, (41)3310-4202, (41)3310-4277 ou fale conosco pelo WhatsApp (41)99616-9915.
É de Curitiba? Nos visite no endereço Rua Coronel Dulcídio, 199 – 5º Andar, no bairro Batel.