web analytics
30/10/2019
Cuidados com os olhos
Dr. Marcelo Vilar

Grávidas: porquê o grau altera durante a gestação

A gestação é um período repleto de novidades para a gestante. Todo o corpo se altera no processo gestacional e vários detalhes que sempre foram iguais durante toda a vida, começam a se modificar.

Mudanças físicas e emocionais são basicamente inevitáveis, mas algumas grávidas estão sujeitas também às mudanças oculares que este período pode trazer consigo. Não é uma regra que ocorram alterações, mas a quantidade de hormônios presente no período gestacional pode provocar olho seco, visão embaçada e até mesmo aumento ou diminuição do grau da lente.

Muitas pacientes procuram o consultório do Dr. Marcelo Vilar não só durante o período gestacional, mas também antes, para se planejar para a gravidez. Em geral, não há muito com o que se preocupar com relação às mudanças nesse período, mas é sempre bom manter o contato com um oftalmologista, para garantir que a saúde ocular das gestantes fique em dia.

Nossa equipe, em conjunto com o Dr. Marcelo Vilar separou algumas questões que normalmente causam dúvidas, com respostas simples e rápidas, para que você se prepare para esse período sem nenhum medo.

Mudanças hormonais na gestação

Todos os incômodos que surgem nesse período, acontecem na verdade pela alta concentração de hormônios femininos no organismo da mulher e também pelo aumento do volume de sangue que circula nesse período.

Essas alterações mexem muito com o humor das mulheres, a sua disposição no dia a dia e até na saúde ocular, pode ocorrer aumento ou diminuição do grau dos óculos, olhos mais secos ou até mesmo outras características.

Na maioria das vezes essas manifestações são próprias do período gestacional e acabam junto com a gestação. Já em algumas mulheres pode ser que esses sintomas passem completamente despercebidos.

Olho seco na gravidez

Muitas mulheres podem sentir os olhos mais secos durante a gravidez, o que é normal devido à concentração de estrógeno. Leves ardores ou sensações de que existem corpos estranhos nos olhos também podem acontecer.

Maior lacrimejamento e sensibilidade à luz podem ocorrer devido à falta de lubrificação da córnea.

Nesses casos, é preciso cuidar para não permanecer durante muito tempo em locais com ar condicionado e também consultar um oftalmologista para indicar um colírio apropriado para que os olhos não ressequem com tanto intensidade.

Lentes de contato na gravidez

As gestantes podem utilizar lentes de contato normalmente. Porém devido ao aumento natural da espessura e curvatura da córnea neste período, é possível que haja um certo desconforto.

Visão embaçada, perda de nitidez, dificuldade para ler e dirigir e dor de cabeça podem ser indícios de variação do grau da lente. Nós indicamos que a gestante aguarde o nascimento do bebê para se consultar, pois, diversas vezes é apenas um período transitório de mudança no grau. Mas, caso o problema persista e cause dores de cabeça fortes e enjoos, indicamos que marque uma consulta com o Dr. Marcelo Vilar.

Saúde dos olhos na gravidez | Dr. Marcelo Vilar

Miopia na gravidez

Devido ao que falamos anteriormente, é possível que a miopia se agrave durante o período gestacional, assim como o astigmatismo também pode sofrer alterações. No mesmo caso como o anterior, não recomendamos que haja a troca de grau no período gestacional, a menos que o incômodo seja muito grande.

Cirurgias refrativas na gestação

Não se deve fazer cirurgias refrativas durante a gestação. Como o grau é alterado em função dos hormônios, é recomendado aguardar o fim da gestação para que o resultado do procedimento fique correto de acordo com sua necessidade.

Pontos brilhantes na visão: é preciso se preocupar?

Neste caso é necessário manter seu médico informado, pois este é um dos sintomas da pré-eclâmpsia, quadro de hipertensão arterial durante a gestação.

Flashes de luz e as chamadas moscas volantes – pequenas manchas que se movimento no campo de visão – também podem estar presentes nesse período e também podem ser sintomas de pré-eclâmpsia. Por isso, é necessário dar a devida atenção aos sintomas e manter suas consultas todas em dia.

Gestantes diabéticas têm mais problemas de visão?

As situações pelas quais mulheres diabéticas podem passar durante a gestação com relação à saúde ocular depende muito do acompanhamento médico que ela terá. Manter as consultas em dia e fazer exame de fundo de olho é importante, além de evitar o açúcar.

Gestantes diabéticas precisam tomar cuidado dobrado, pois, caso não seja acompanhado o quadro e nenhuma precaução seja tomada, é possível que haja perda parcial ou total da visão. Mas não se assuste! Basta ter acompanhamento de um oftalmologista especialista como o Dr. Marcelo Vilar para manter sua saúde ocular em dia e não correr nenhum risco desnecessário.

Ceratocone e glaucoma antes da gestação

Em mulheres que já apresentam problemas de ceratocone ou glaucoma, é importante que se procure um oftalmologista antes mesmo de engravidar, para minimizar eventuais complicações.

A alta retenção de líquido durante a gravidez pode agravar o ceratocone e o uso indiscriminado de colírios também pode ser prejudicial ao feto. Por isso, procure seu oftalmologista e se mantenha saudável.

Desconfortos após a gestação

Em geral, muitas das alterações que ocorreram durante o período gestacional regridem um ou dois meses após o parto. Depois desse período, é importante agendar uma consulta com o oftalmologista para reavaliar seu quadro oftalmológico e ter indicação do que deve ser feito a partir de então.

Aqui no consultório do Dr. Marcelo Vilar atendemos gestantes que buscam manter a saúde dos olhos durante o período de gravidez. Não descuide dos seus olhos nesse momento tão importante, agende uma consulta com o Dr. Marcelo Vilar pelos telefones (41)3310-4225, (41)3310-4202, (41)3310-4277 ou fale conosco pelo WhatsApp (41)99616-9915.

É de Curitiba? Nos visite no endereço Rua Coronel Dulcídio, 199 – 5º Andar, no bairro Batel.

Marque sua consulta com o
Dr. Marcelo Vilar

Tem dúvidas ou quer uma segunda opinião?
Cadastre-se e ligamos para você.

    Depoimentos

    • Vera Maria Porto

      Agradeço a Deus e ao Dr. Marcelo Vilar todos os dias. Gratidão! Não enxergava direito desde os dois ou três anos de idade. Passados quase 40 anos Deus colocou Dr. Marcelo Vilar no meu caminho. Sai da cirurgia enxergando absolutamente tudo. Uma sensação indescritível. Deus o abençoes e toda família linda.

    • Davi Souza

      Extremamente solícito e tem prazer em deixar bem detalhado todos os porquês por trás das tomadas de decisão. Apresenta as opções e detalha bem os prós e contras.

    • Jaqueline Sampaio

      Médico empático e assertivo, grande especialista na sua área, consegue compartilhar seus conhecimentos com desenvoltura e simpatia. Faço acompanhamento com ele desde que me mudei para Curitiba há 12 anos e tenho plena confiança em seu profissionalismo.

    • Tatiane Malaguti

      Recomendo excelente profissional, atencioso, fiz minha cirurgia para correção e miopia a 6 anos e tenho acompanhamento contínuo

    • Marcelo Fuga Fialho

      Excelente profissional, competência técnica unida a empatia e atenção. Recomendo! Equipe de atendimento, também merece destaque, gentileza e comprometimento.

    • Kelly Regina

      Recebi indicação do Dr Marcelo, de duas amigas que operaram com ele e hoje estão livres dos óculos, realizei a cirurgia a 5 meses e estou super feliz com o resultados e o atendimento.
      Medico muito atencioso, me deixou super calma, pois tinha bastante medo, me passou toda confiança e segurança com sua experiência e atenção, tanto no pré operatório quanto no pós. Só tenho a agradecer por toda dedicação e carinho.

    • Jucelia

      O Dr Marcelo supriu todas as minhas expectativas, fui desenganada achando que não teria solução para enxergar melhor e ele me diagnosticou com muita paciência e tirou todas as minhas duvidas. Hoje enxergo 100% graças a esse excelente profissional.

    • Flávia

      Minha mãe estava com catarata, quase perdendo a visão até que recebemos a indicação para o Dr Marcelo e ela realizou a cirurgia que tanto sonhava. Excelente profissional, pontual, competente, tira todas as dúvidas e super atencioso para com a minha mãe, com certeza o melhor!! Obrigada Dr, hoje minha mãe está livre dos óculos e pode enxergar com qualidade!

    • Janaína Lima

      A 5 anos descobri q tenho Ceratocone, passei por vários médicos que nunca me disseram sobre a cirurgia de implante de Anel de Ferrara. Estava crente que não voltaria a ter uma boa visão. Foi quando recebi indicação do Dr. Marcelo, realizei a cirurgia de Anel com ele há 1 ano e tive mais da metade da minha qualidade visual recuperada. Só tenho a agradecer. Cirurgia sem dor, durou 20 minutos e sai sem tampão ,vendo embaçado mais muito bem. Em 2 dias já estava na minha rotina diária. Muito feliz com o resultado e o carinho prestado por esse médico e toda sua equipe.