O Dia Mundial de Combate Ao Câncer, organizado pela União para o Controle Internacional do Câncer (UICC) e celebrado todos os anos em 4 de fevereiro, é uma oportunidade para reunir a comunidade internacional para ajudar a prevenir o câncer e sofrimento que poderia ser evitado.
Unidos com a comunidade médica e científica trabalhando pela cura, juntos podemos trabalhar para reduzir os fatores de risco do câncer, promover o diagnóstico precoce, as melhores condições de tratamento e cuidados paliativos.
Além disso, é possível melhorar o controle do câncer e atingir metas globais para reduzir a mortalidade prematura da doença. Com a recente adoção da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável, foi definida uma meta ousada de garantir vidas saudáveis e promover o bem-estar para todos os pacientes de câncer de todas as idades em todo o mundo até 2030.
Para atingir a meta do ODS em reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis, incluindo câncer, até 2030, governos, ONGs e todos os defensores do câncer devem ser mobilizados para uma ação coletiva.
O primeiro passo é sempre a prevenção, portanto mantenha seu check-up sempre em dia e cuide-se bem. Essa é a recomendação do Dr. Marcelo Vilar, médico oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná em Curitiba-PR.