web analytics
29/01/2020
Ceratocone
Dr. Marcelo Vilar

Crosslinking: quem é o paciente ideal?

Cuidar da saúde ocular faz total diferença e impacta diretamente na qualidade de vida de qualquer ser humano. Casos de ceratocone, doença que compromete a curvatura da córnea quando deixa de ter em sua anatomia um aspecto curvo e simétrico, para uma córnea deformada e cônica, causando grande dificuldade visual pela distorção da imagem produzida pela miopia e astigmatismo , podem ser tratados de diferentes maneiras, sempre levando em conta o estágio de avanço da doença.

Aqui no consultório do Dr. Marcelo Vilar realizamos três principais tipos de tratamentos cirúrgicos: crosslinking, implante de Anel de Ferrara e transplante de córnea.

Quando atendemos pacientes que apresentam o ceratocone, muitos deles me perguntam sobre qual a melhor opção de tratamento para o seu caso e como é a cirurgia. O que sempre respondo é depende. Na verdade, cada caso precisa ser analisado separadamente, com o auxílio de um oftalmologista especializado em doenças de ceratocone e córnea.

Produzimos juntamente com Dr. Marcelo Vilar este conteúdo para falar mais sobre o procedimento de crosslinking e quais pacientes podem se beneficiar com esse tratamento.

Continue lendo e confira mais detalhes sobre ceratocone, crosslinking e perfil do paciente ideal. 😉

O que é ceratocone?

ceratocone é uma doença não-inflamatória, bilateral e progressiva, onde seu avanço afeta o formato da curvatura da córnea, causando dificuldade visual no paciente.

As causas do ceratocone ainda são desconhecidas, mas pesquisas apontam que fatores genéticos, fatores metabólicos, o hábito de coçar os olhos com frequência e outros podem influenciar no desenvolvimento da doença.

O afinamento e enfraquecimento da córnea possibilita sua deformação, evoluindo pouco a pouco para um padrão mais cônico. Essa mudança no formato altera a maneira como a luz adentra os olhos e forma a imagem, causando dificuldades visuais progressivas, normalmente se apresentando com evolução constante de graus de miopia e astigmatismo.

Para diagnosticar o ceratocone é preciso consultar com um oftalmologista especialista nas doenças da córnea, realizar exames computadorizados de tomografia corneana.

Como funciona o crosslinking?

crosslinking é um procedimento cirúrgico que é utilizado para tratamento do ceratocone. Além dele, é possível utilizar óculos e lentes de contato, implante de Anel de Ferrara ou então transplante de córnea, tudo dependendo do grau de avanço do ceratocone.

No caso do crosslinking o procedimento deve ser realizado por um médico oftalmologista especializado. O tratamento se inicia com a aplicação de anestesia tópica colírio, seguido da remoção do epitélio da córnea – células da superfície corneana que regeneram posteriormente.

A remoção do epitélio é fundamental para que a ocorra a penetração da Riboflavina (Vitamina B2) na córnea – aplicada em gotas. Procede-se com a aplicação da luz UV-A por 30 minutos.

Esse procedimento tem como objetivo estabelecer ligações entre as fibras de colágeno da córnea, fortalecendo e aumentando sua resistência e com isso, impede o caráter progressivo da doença.

Crosslinking: pacientes ideais

Os pacientes ideais para a realização de tratamento de crosslinking são aqueles que apresentam ceratocone em estágio moderado ou intolerantes a lentes de contato, pacientes que apresenta exames tomográficos da córnea em evolução e piora progressiva da acuidade visual.

A espessura da córnea é outro fator que influencia na possibilidade de realizar o crosslinking para tratamento da doença.

A curvatura da córnea deve ser menor do que 65 diptrias e é recomendado que não haja cicatrizes corneanas. Gestantes não devem realizar o procedimento.

Cuide da saúde dos seus olhos, agende sua consulta com o Dr. Marcelo Vilaroftalmologista especialista em ceratocone em Curitiba e entenda se o seu caso pode ser tratado com o Crosslinking.

Fale conosco pelo telefone (41)99616-9915

Marque sua consulta com o
Dr. Marcelo Vilar

Tem dúvidas ou quer uma segunda opinião?
Cadastre-se e ligamos para você.



Depoimentos

  • Davi Souza

    Extremamente solícito e tem prazer em deixar bem detalhado todos os porquês por trás das tomadas de decisão. Apresenta as opções e detalha bem os prós e contras.

  • Jaqueline Sampaio

    Médico empático e assertivo, grande especialista na sua área, consegue compartilhar seus conhecimentos com desenvoltura e simpatia. Faço acompanhamento com ele desde que me mudei para Curitiba há 12 anos e tenho plena confiança em seu profissionalismo.

  • Tatiane Malaguti

    Recomendo excelente profissional, atencioso, fiz minha cirurgia para correção e miopia a 6 anos e tenho acompanhamento contínuo

  • Marcelo Fuga Fialho

    Excelente profissional, competência técnica unida a empatia e atenção. Recomendo! Equipe de atendimento, também merece destaque, gentileza e comprometimento.

  • Kelly Regina

    Recebi indicação do Dr Marcelo, de duas amigas que operaram com ele e hoje estão livres dos óculos, realizei a cirurgia a 5 meses e estou super feliz com o resultados e o atendimento.
    Medico muito atencioso, me deixou super calma, pois tinha bastante medo, me passou toda confiança e segurança com sua experiência e atenção, tanto no pré operatório quanto no pós. Só tenho a agradecer por toda dedicação e carinho.

  • Jucelia

    O Dr Marcelo supriu todas as minhas expectativas, fui desenganada achando que não teria solução para enxergar melhor e ele me diagnosticou com muita paciência e tirou todas as minhas duvidas. Hoje enxergo 100% graças a esse excelente profissional.

  • Flávia

    Minha mãe estava com catarata, quase perdendo a visão até que recebemos a indicação para o Dr Marcelo e ela realizou a cirurgia que tanto sonhava. Excelente profissional, pontual, competente, tira todas as dúvidas e super atencioso para com a minha mãe, com certeza o melhor!! Obrigada Dr, hoje minha mãe está livre dos óculos e pode enxergar com qualidade!

  • Janaína Lima

    A 5 anos descobri q tenho Ceratocone, passei por vários médicos que nunca me disseram sobre a cirurgia de implante de Anel de Ferrara. Estava crente que não voltaria a ter uma boa visão. Foi quando recebi indicação do Dr. Marcelo, realizei a cirurgia de Anel com ele há 1 ano e tive mais da metade da minha qualidade visual recuperada. Só tenho a agradecer. Cirurgia sem dor, durou 20 minutos e sai sem tampão ,vendo embaçado mais muito bem. Em 2 dias já estava na minha rotina diária. Muito feliz com o resultado e o carinho prestado por esse médico e toda sua equipe.

Fale com o Dr. Marcelo

Comece uma conversa

Clique para começar uma conversa no WhatsApp

A nossa equipe responde rapidamente de segunda a sexta-feira, das 8h as 19h.