web analytics
24/07/2018
Conjuntivite
Dr. Marcelo Vilar

Conjuntivites Oculares

ALÉRGICA

Milhares de pessoas sofrem de problemas relacionados a alergias, sendo que as reações alérgicas envolvem, comumente, os olhos. Uma reação alérgica que envolve a conjuntiva, membrana fina que recobre a superfície do olho, é comumente chamada de conjuntivite alérgica. A conjuntivite alérgica é classificada em vários subtipos, mas os tipos mais comuns são a conjuntivite alérgica sazonal e a conjuntivite alérgica perene. Esses dois tipos de conjuntivite alérgica são desencadeados por reações imunológicas, que envolvem um indivíduo com sensibilidade a um alérgeno específico. Isso significa que, se você é alérgico a determinada substância e entra em contato com ela, você desenvolve uma reação alérgica (com sintomas como coceira, espirros, coriza, etc).

 

QUAIS AS CAUSAS DA CONJUNTIVITE ALÉRGICA?

A conjuntiva, membrana fina que recobre a superfície do olho, tem estrutura semelhante à da membrana que recobre internamente as narinas. Como essas duas mucosas são bem semelhantes, os mesmos alérgenos (substâncias que induzem reação alérgica), podem desencadear sintomas alérgicos em ambas as regiões.

 

OS ALÉRGENOS MAIS COMUNS SÃO:

• Pólen;
• Poeira;
• Fragmentos de pele morta de animais.

 

QUAIS SÃO AS CAUSAS DAS ALERGIAS OCULARES?

As alergias oculares são decorrentes de uma hipersensibilidade do nosso organismo a determinadas substâncias, chamadas alérgenos, que podem ser específicos como cremes de proteção solar ou maquiagens e/ou outras presentes no ambiente como pólen, ácaros, etc.

 

QUE SINTOMAS APRESENTAM?

Sintomas principais são: Prurido (coceira) ocular intenso, que pode estar associado a lacrimejamento, fotofobia (sensibilidade à luz), sensação de corpo estranho, ardência, secreção mucosa e vermelhidão ocular.

 

A CONJUNTIVITE PODE SER CAUSADA POR UMA ALERGIA?

Sim. A principal manifestação das alergias é com a inflamação da membrana conjuntival, o que caracteriza a conjuntivite.

 

HÁ PERÍODOS EM QUE ESSES PROBLEMAS SÃO MAIS COMUNS?

No caso da Ceratoconjuntivite Vernal, que é mais comum em clima quente e seco, o período de maior incidência é no final da primavera e no verão.

 

QUANDO É NECESSÁRIO PROCURAR O OFTALMOLOGISTA?

Sempre que os sintomas forem persistentes e recorrentes. O diagnóstico é feito através da detecção dos sinais e sintomas já mencionados, durante consulta realizada por um médico oftalmologista.

 

QUAIS OS TRATAMENTOS?

No tratamento utilizamos compressas frias (sobre os olhos fechados) para diminuir a coceira e, se não for suficiente, colírios especiais. Nestes casos o médico oftalmologista deve acompanhar o caso para evitar e tratar as possíveis complicações. Existem muitos tipos de colírios para o tratamento da alergia e alguns deles, como os corticóides, só devem ser receitados por um médico pois seu uso incorreto pode levar a complicações.

Em alguns casos é necessário utilizar corticóide sistêmico (tomado por via oral) para controlar a alergia ocular.

 

CASO NÃO SEJA TRATADA, A ALERGIA PODE EVOLUIR E PREJUDICAR OU CAUSAR A PERDA DA VISÃO?

Como complicação estes pacientes podem apresentar úlceras, formação de placas e surgimento de vasos anormais na periferia da córnea. Alguns casos podem evoluir para Ceratites (inflamação da córnea) causadas por bactérias. Todas estas complicações são potencialmente graves e podem levar à diminuição importante da visão.

Marque sua consulta com o
Dr. Marcelo Vilar

Tem dúvidas ou quer uma segunda opinião?
Cadastre-se e ligamos para você.



Depoimentos

  • Vera Maria Porto

    Agradeço a Deus e ao Dr. Marcelo Vilar todos os dias. Gratidão! Não enxergava direito desde os dois ou três anos de idade. Passados quase 40 anos Deus colocou Dr. Marcelo Vilar no meu caminho. Sai da cirurgia enxergando absolutamente tudo. Uma sensação indescritível. Deus o abençoes e toda família linda.

  • Davi Souza

    Extremamente solícito e tem prazer em deixar bem detalhado todos os porquês por trás das tomadas de decisão. Apresenta as opções e detalha bem os prós e contras.

  • Jaqueline Sampaio

    Médico empático e assertivo, grande especialista na sua área, consegue compartilhar seus conhecimentos com desenvoltura e simpatia. Faço acompanhamento com ele desde que me mudei para Curitiba há 12 anos e tenho plena confiança em seu profissionalismo.

  • Tatiane Malaguti

    Recomendo excelente profissional, atencioso, fiz minha cirurgia para correção e miopia a 6 anos e tenho acompanhamento contínuo

  • Marcelo Fuga Fialho

    Excelente profissional, competência técnica unida a empatia e atenção. Recomendo! Equipe de atendimento, também merece destaque, gentileza e comprometimento.

  • Kelly Regina

    Recebi indicação do Dr Marcelo, de duas amigas que operaram com ele e hoje estão livres dos óculos, realizei a cirurgia a 5 meses e estou super feliz com o resultados e o atendimento.
    Medico muito atencioso, me deixou super calma, pois tinha bastante medo, me passou toda confiança e segurança com sua experiência e atenção, tanto no pré operatório quanto no pós. Só tenho a agradecer por toda dedicação e carinho.

  • Jucelia

    O Dr Marcelo supriu todas as minhas expectativas, fui desenganada achando que não teria solução para enxergar melhor e ele me diagnosticou com muita paciência e tirou todas as minhas duvidas. Hoje enxergo 100% graças a esse excelente profissional.

  • Flávia

    Minha mãe estava com catarata, quase perdendo a visão até que recebemos a indicação para o Dr Marcelo e ela realizou a cirurgia que tanto sonhava. Excelente profissional, pontual, competente, tira todas as dúvidas e super atencioso para com a minha mãe, com certeza o melhor!! Obrigada Dr, hoje minha mãe está livre dos óculos e pode enxergar com qualidade!

  • Janaína Lima

    A 5 anos descobri q tenho Ceratocone, passei por vários médicos que nunca me disseram sobre a cirurgia de implante de Anel de Ferrara. Estava crente que não voltaria a ter uma boa visão. Foi quando recebi indicação do Dr. Marcelo, realizei a cirurgia de Anel com ele há 1 ano e tive mais da metade da minha qualidade visual recuperada. Só tenho a agradecer. Cirurgia sem dor, durou 20 minutos e sai sem tampão ,vendo embaçado mais muito bem. Em 2 dias já estava na minha rotina diária. Muito feliz com o resultado e o carinho prestado por esse médico e toda sua equipe.

Fale com o Dr. Marcelo

Comece uma conversa

Clique para começar uma conversa no WhatsApp

A nossa equipe responde rapidamente de segunda a sexta-feira, das 8h as 19h.