web analytics

O que é, Causas e Tratamentos para Conjuntivite em Curitiba

A conjuntivite é uma doença que se caracteriza pela inflamação da conjuntiva, causada por agentes tóxicos, alergias, bactérias ou vírus.

Entenda o que é, as causas e tratamentos para conjuntivite com o Dr. Marcelo Vilar que atua em Curitiba no Hospital de Olhos do Paraná.

Conjuntivite alérgica

Milhares de pessoas sofrem de problemas relacionados a alergia, sendo que as reações alérgicas envolvem comumente os olhos. Conjuntivite alérgica é uma reação que envolve a conjuntiva, membrana fina que recobre a superfície do olho causando prurido, hiperemia e dilatação dos vasos sanguíneos nos olhos.

A conjuntivite alérgica é classificada em vários subtipos, os tipos mais comuns são a conjuntivite alérgica sazonal e a conjuntivite alérgica perene. Esses dois tipos de conjuntivite alérgica são desencadeados por reações imunológicas, que envolvem sensibilidade a um alérgeno específico.

Quais as causas da conjuntivite alérgica?

A conjuntiva, membrana fina que recobre a superfície do olho, tem estrutura semelhante à da membrana que recobre internamente as narinas.

Como essas duas mucosas são bem semelhantes, os mesmos alérgenos (substâncias que induzem reação alérgica), podem desencadear sintomas alérgicos em ambas as regiões.

Quais são os alérgenos mais comuns?

  • Pólen;
  • Poeira;
  • Fragmentos de pele morta de animais.
Sintoma - Conjuntivite | Dr. Marcelo Vilar

Conjuntivite infecciosa

É transmitida por vírus (mais frequentemente) ou bactérias podendo ser contagiosa. Nestes casos, a contaminação acontece pelo uso de objetos contaminados, pelo contato direto com pessoas contaminadas e até mesmo pela água da piscina.

Existem diferenças entre os vírus, sendo que alguns se mostram mais agressivos e provocam grande desconforto ao paciente. A doença pode apresentar-se na forma aguda ou crônica e os sintomas são: olho vermelho, coceira, lacrimejamento, sensibilidade à luz e secreção branca ou amarelada. Também podem ocorrer febre, dor de garganta e dores pelo corpo. Normalmente, a pessoa acorda com os olhos grudados devido à secreção. Este tipo de conjuntivite requer alguns cuidados especiais que podem evitar a transmissão. O curso da doença geralmente é limitado.

Complicação

A visão não é afetada uma vez que a inflamação tenha cessado. Contudo, em casos de conjuntivite causada por adenovírus, pode haver comprometimento visual quando cicatrizes são formadas na córnea. Dependendo da profundidade das cicatrizes, cirurgia a laser pode ser a solução para tentar recuperar a visão.

Tratamento

Conforme os sinais encontrados ao exame oftalmológico, será decido entre colírios lubrificantes, medicação antiviral, colírios ou pomadas antibióticas. No caso de conjuntivite alérgica, o médico poderá prescrever colírios antialérgicos, esteroides ou anti-inflamatórios.

Dúvidas? Agende sua consulta