O inverno chegou e, com os dias mais frios, aumenta a preocupação dos oftalmologistas com as doenças que atingem a visão. De acordo com o Dr. Marcelo Vilar, médico do Hospital de Olhos do Paraná, a conjuntivite viral, alergias e infecções virais são as mais incidentes no período.
O oftalmologista alerta que as doenças alérgicas são desencadeadas pelo ácaro, muito presente em cobertores e agasalhos guardados. Ao entrarem em contato com este tipo de vestuário ou de coberta, as pessoas desencadeiam crises alérgicas com consequências para o olho, segundo Marcelo.
Prevenção
É aconselhável, durante os dias frios, que durante o dia seja mantida a ventilação da casa, preferencialmente com janelas abertas, porque é fundamental o ar circular, sugere o médico. Coçar ou esfregar os olhos também é prejudicial, o que pode agravar o quadro das doenças, para o médico.
Conjuntivite
Ambientes normalmente fechados contribuem para a maior ocorrência da conjuntivite viral. Conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva (camada mais exterior do olho). As mãos são as grandes responsáveis por transmiti-la, seja pelo contato com locais ou objetos contaminados. A patologia pode perdurar de sete a 15 dias e atinge todas as faixas etárias.
Os principais sintomas deste tipo de conjuntivite são olhos vermelhos, coceira e lacrimejamento. Recomenda-se, nestes casos, que um oftalmologista seja consultado, uma vez a que não existem remédios para a conjuntivite viral. Além disto, o olho vermelho é comum em várias doenças oculares.
Como medidas preventivas, o Dr. Marcelo Vilar sugere que não sejam compartilhadas toalhas, lenços ou maquiagem. E que os ambientes sejam mantidos limpos e arejados.