Os erros de refração são os casos mais comuns em nossa prática médica. A miopia, a hipermetropia e o astigmatismo causam dificuldade para enxergar longe, perto ou ambos, além de desconforto, dores de cabeça e problemas de leitura e concentração, entre outros sintomas. Atingem pacientes de todas as idades e têm diferentes causas. Felizmente, a cirurgia refrativa a laser é uma opção muito eficaz para retificar esses erros.
Mais do que estética, uma questão de saúde.
Muita gente ainda pensa na cirurgia refrativa como uma questão simplesmente estética para evitar o uso de óculos. Na verdade, tanto os óculos, quanto as lentes de contato e as cirurgias refrativas são soluções distintas para um mesmo problema. Logo, optar por um ou outro é antes de mais nada uma necessidade básica: enxergar bem e ter qualidade de vida.
A Cirurgia Refrativa a Laser é indicada para corrigir, de forma completa ou parcial, a visão dos pacientes com miopia, hipermetropia e/ou astigmatismo. Existem casos em que o resultado é a diminuição da dependência de óculos ou lentes de contato. Em outros, o uso é dispensado.
Na avaliação pré-operatória, além da consulta oftalmológica regular, são feitos exames complementares específicos, como topografia e tomografia de córnea, paquimetria, microscopia e mapeamento de retina.
Desta forma, o oftalmologista pode obter a certeza que não há nenhum fator que possa contraindicar o procedimento cirúrgico.
Meu grau não está estabilizado. Devo fazer a cirurgia?
A resposta simples é: não. Caso o grau não estiver estabilizado antes da cirurgia, há risco que a miopia, astigmatismo ou hipermetropia continue evoluindo mesmo depois do procedimento.
Antes da decisão pela cirurgia a laser, é recomendado fazer um acompanhamento com um oftalmologista. Só desta forma será possível ter a certeza que o seu grau está estabilizado antes de solicitar os exames necessários para saber se você é um bom candidato à cirurgia.
O Doutor Marcelo Vilar, oftalmologista em Curitiba, já realizou mais de 20 mil cirurgias. Marque sua consulta via WhatsApp: (41) 99616-9915.