Não é segredo pra ninguém que acidentes de trabalho podem afetar os olhos, não é mesmo? O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) estima que ocorram, anualmente, cerca de 150 mil acidentes ocupacionais que atingem os olhos.
Por serem os mais importantes órgãos de comunicação com o mundo exterior, os nossos olhos, quando prejudicados por um acidente, comprometem drasticamente nossa vida pessoal e profissional. O problema é que nem sempre as pessoas procuram ajuda especializada quando são vítimas de alguma dessas lesões.
Neste post, o Dr. Marcelo Vilar informará como estas ocorrências podem ser evitadas e, no caso de uma pessoa ser vítima de acidente, o que deve fazer. Mas e por que estamos abordando os acidentes de trabalho neste momento? É que no dia 27 de julho é celebrado, em todo o país, o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.
É triste termos que falar a respeito de alguns dados, mas necessário. Dados da Organização Internacional do Trabalho colocam o Brasil como o quarto lugar no ranking mundial de acidentes fatais. Ou seja, é um problema de saúde pública e temos muito o que conquistar para reduzir este indicador tão negativo.
Por outro lado, o Dr. Marcelo Vilar alerta que muitos entre esses acidentes poderiam ser evitados com o uso dos Equipamentos de Proteção Individual, também conhecidos como EPIs. Queimaduras nos olhos, por exemplo, podem provocar grave ferimento, em alguns casos levando à perda irreversível da visão. Quando a queimadura acontece pelo contato com algum agente químico, o indicado é lavar imediatamente os olhos com água em abundância ou com soro fisiológico. Entretanto, se essas lesões forem térmicas, que não queimam o globo ocular, podem impedir o fechamento dos olhos, resultando em ressecamento e em infecções.
Fique atento, ainda, a outros sinais: dor forte nos olhos, lacrimejamento, vermelhidão e aversão à luz são motivos para que você procure com urgência um oftalmologista. Nestes casos, o agente causador da queimadura pode ser a solda, por exemplo.
Em qualquer das situações citadas acima, fica sempre o conselho. Não demore a procurar ajuda especializada. Consultando-se com um oftalmologista, você terá condições de realizar exames adequados, passar por demais procedimentos e, com isto, evitar sequelas que marcarão a sua vida para sempre, incapacitando-o para atividades pessoais e laborais.
O Hospital de Olhos do Paraná, onde o Dr. Marcelo Vilar atua, é um centro nacional de referência em todas as áreas da Oftalmologia. Com mais de 45 anos de existência, o centro médico é reconhecido pelo seu comprometimento social, pesquisa, atuação de ponta em Oftalmologia, pela qualidade de ensino e, prioritariamente, porque não fecha as suas portas ao paciente, seja no atendimento eletivo, seja nas emergências.