web analytics
01/08/2018
Medicina
Dr. Marcelo Vilar

A importância do teste do olhinho

Com frequência abordamos em nossas redes sociais sobre a importância do check-up periódico com o oftalmologista, como uma forma de prevenir e, quando isto não for possível, de identificar importantes doenças da visão, entre elas algumas que podem provocar até a cegueira definitiva. Hoje o nosso assunto é, talvez, uma das iniciativas mais importantes no campo da oftalmologia: o Teste do Reflexo Vermelho, conhecido como Teste do Olhinho.

Esse exame fundamental ao bebê ser realizado em todos os recém-nascidos antes da alta hospitalar. No Paraná, a Lei Estadual 14.601/04 tornou obrigatório e gratuito esse teste, que investiga a existência de doenças oculares como catarata e glaucoma congênitos, retinopatia da prematuridade, tumores, traumas de parto etc. São doenças que, se detectadas precocemente, podem ser tratadas e melhorar a qualidade de vida das crianças acometidas. Infelizmente, nem todos os estados brasileiros dispõem de legislação semelhante e, por esse motivo, o teste ainda não é tão conhecido como o Teste do Pezinho. O procedimento é bastante simples, bastando que o médico, utilizando um instrumento chamado oftalmoscópio, emita luz sobre a pupila do recém-nascido. Esse raio de luz atravessa a córnea, a pupila, o cristalino e o corpo vítreo, refletindo-se na retina sem qualquer dano. Quando não há nenhuma doença ocular, o reflexo produz uma cor avermelhada e contínua nos olhos. Se não houver reflexo, a criança precisa ser encaminhada a um especialista para que seja submetida a novos exames. No caso de bebês prematuros, nascidos com menos de 32 semanas de gestação, ou pesando menos do que 1,5 kg, o exame não deve ser realizado antes de um mês de vida. Só então, deve ser encaminhado ao especialista para a realização do Teste do Olhinho. No caso da catarata congênita, por exemplo, quanto mais precoce for o diagnóstico e o procedimento cirúrgico, menor será o dano à visão. Se eliminada no primeiro mês de vida, dificilmente deixa sequelas.

Marque sua consulta com o
Dr. Marcelo Vilar

Tem dúvidas ou quer uma segunda opinião?
Cadastre-se e ligamos para você.



Depoimentos

  • Vera Maria Porto

    Agradeço a Deus e ao Dr. Marcelo Vilar todos os dias. Gratidão! Não enxergava direito desde os dois ou três anos de idade. Passados quase 40 anos Deus colocou Dr. Marcelo Vilar no meu caminho. Sai da cirurgia enxergando absolutamente tudo. Uma sensação indescritível. Deus o abençoes e toda família linda.

  • Davi Souza

    Extremamente solícito e tem prazer em deixar bem detalhado todos os porquês por trás das tomadas de decisão. Apresenta as opções e detalha bem os prós e contras.

  • Jaqueline Sampaio

    Médico empático e assertivo, grande especialista na sua área, consegue compartilhar seus conhecimentos com desenvoltura e simpatia. Faço acompanhamento com ele desde que me mudei para Curitiba há 12 anos e tenho plena confiança em seu profissionalismo.

  • Tatiane Malaguti

    Recomendo excelente profissional, atencioso, fiz minha cirurgia para correção e miopia a 6 anos e tenho acompanhamento contínuo

  • Marcelo Fuga Fialho

    Excelente profissional, competência técnica unida a empatia e atenção. Recomendo! Equipe de atendimento, também merece destaque, gentileza e comprometimento.

  • Kelly Regina

    Recebi indicação do Dr Marcelo, de duas amigas que operaram com ele e hoje estão livres dos óculos, realizei a cirurgia a 5 meses e estou super feliz com o resultados e o atendimento.
    Medico muito atencioso, me deixou super calma, pois tinha bastante medo, me passou toda confiança e segurança com sua experiência e atenção, tanto no pré operatório quanto no pós. Só tenho a agradecer por toda dedicação e carinho.

  • Jucelia

    O Dr Marcelo supriu todas as minhas expectativas, fui desenganada achando que não teria solução para enxergar melhor e ele me diagnosticou com muita paciência e tirou todas as minhas duvidas. Hoje enxergo 100% graças a esse excelente profissional.

  • Flávia

    Minha mãe estava com catarata, quase perdendo a visão até que recebemos a indicação para o Dr Marcelo e ela realizou a cirurgia que tanto sonhava. Excelente profissional, pontual, competente, tira todas as dúvidas e super atencioso para com a minha mãe, com certeza o melhor!! Obrigada Dr, hoje minha mãe está livre dos óculos e pode enxergar com qualidade!

  • Janaína Lima

    A 5 anos descobri q tenho Ceratocone, passei por vários médicos que nunca me disseram sobre a cirurgia de implante de Anel de Ferrara. Estava crente que não voltaria a ter uma boa visão. Foi quando recebi indicação do Dr. Marcelo, realizei a cirurgia de Anel com ele há 1 ano e tive mais da metade da minha qualidade visual recuperada. Só tenho a agradecer. Cirurgia sem dor, durou 20 minutos e sai sem tampão ,vendo embaçado mais muito bem. Em 2 dias já estava na minha rotina diária. Muito feliz com o resultado e o carinho prestado por esse médico e toda sua equipe.

Fale com o Dr. Marcelo

Comece uma conversa

Clique para começar uma conversa no WhatsApp

A nossa equipe responde rapidamente de segunda a sexta-feira, das 8h as 19h.