01/08/2018
Medicina
Dr. Marcelo Vilar

A importância do teste do olhinho

Com frequência abordamos em nossas redes sociais sobre a importância do check-up periódico com o oftalmologista, como uma forma de prevenir e, quando isto não for possível, de identificar importantes doenças da visão, entre elas algumas que podem provocar até a cegueira definitiva. Hoje o nosso assunto é, talvez, uma das iniciativas mais importantes no campo da oftalmologia: o Teste do Reflexo Vermelho, conhecido como Teste do Olhinho.

Esse exame fundamental ao bebê ser realizado em todos os recém-nascidos antes da alta hospitalar. No Paraná, a Lei Estadual 14.601/04 tornou obrigatório e gratuito esse teste, que investiga a existência de doenças oculares como catarata e glaucoma congênitos, retinopatia da prematuridade, tumores, traumas de parto etc. São doenças que, se detectadas precocemente, podem ser tratadas e melhorar a qualidade de vida das crianças acometidas. Infelizmente, nem todos os estados brasileiros dispõem de legislação semelhante e, por esse motivo, o teste ainda não é tão conhecido como o Teste do Pezinho. O procedimento é bastante simples, bastando que o médico, utilizando um instrumento chamado oftalmoscópio, emita luz sobre a pupila do recém-nascido. Esse raio de luz atravessa a córnea, a pupila, o cristalino e o corpo vítreo, refletindo-se na retina sem qualquer dano. Quando não há nenhuma doença ocular, o reflexo produz uma cor avermelhada e contínua nos olhos. Se não houver reflexo, a criança precisa ser encaminhada a um especialista para que seja submetida a novos exames. No caso de bebês prematuros, nascidos com menos de 32 semanas de gestação, ou pesando menos do que 1,5 kg, o exame não deve ser realizado antes de um mês de vida. Só então, deve ser encaminhado ao especialista para a realização do Teste do Olhinho. No caso da catarata congênita, por exemplo, quanto mais precoce for o diagnóstico e o procedimento cirúrgico, menor será o dano à visão. Se eliminada no primeiro mês de vida, dificilmente deixa sequelas.

Marque sua consulta com o
Dr. Marcelo Vilar

Tem dúvidas ou quer uma segunda opinião?
Cadastre-se e ligamos para você.



Depoimentos

  • Davi Souza

    Extremamente solícito e tem prazer em deixar bem detalhado todos os porquês por trás das tomadas de decisão. Apresenta as opções e detalha bem os prós e contras.

  • Jaqueline Sampaio

    Médico empático e assertivo, grande especialista na sua área, consegue compartilhar seus conhecimentos com desenvoltura e simpatia. Faço acompanhamento com ele desde que me mudei para Curitiba há 12 anos e tenho plena confiança em seu profissionalismo.

  • Tatiane Malaguti

    Recomendo excelente profissional, atencioso, fiz minha cirurgia para correção e miopia a 6 anos e tenho acompanhamento contínuo

  • Marcelo Fuga Fialho

    Excelente profissional, competência técnica unida a empatia e atenção. Recomendo! Equipe de atendimento, também merece destaque, gentileza e comprometimento.

  • Kelly Regina

    Recebi indicação do Dr Marcelo, de duas amigas que operaram com ele e hoje estão livres dos óculos, realizei a cirurgia a 5 meses e estou super feliz com o resultados e o atendimento.
    Medico muito atencioso, me deixou super calma, pois tinha bastante medo, me passou toda confiança e segurança com sua experiência e atenção, tanto no pré operatório quanto no pós. Só tenho a agradecer por toda dedicação e carinho.

  • Jucelia

    O Dr Marcelo supriu todas as minhas expectativas, fui desenganada achando que não teria solução para enxergar melhor e ele me diagnosticou com muita paciência e tirou todas as minhas duvidas. Hoje enxergo 100% graças a esse excelente profissional.

  • Flávia

    Minha mãe estava com catarata, quase perdendo a visão até que recebemos a indicação para o Dr Marcelo e ela realizou a cirurgia que tanto sonhava. Excelente profissional, pontual, competente, tira todas as dúvidas e super atencioso para com a minha mãe, com certeza o melhor!! Obrigada Dr, hoje minha mãe está livre dos óculos e pode enxergar com qualidade!

  • Janaína Lima

    A 5 anos descobri q tenho Ceratocone, passei por vários médicos que nunca me disseram sobre a cirurgia de implante de Anel de Ferrara. Estava crente que não voltaria a ter uma boa visão. Foi quando recebi indicação do Dr. Marcelo, realizei a cirurgia de Anel com ele há 1 ano e tive mais da metade da minha qualidade visual recuperada. Só tenho a agradecer. Cirurgia sem dor, durou 20 minutos e sai sem tampão ,vendo embaçado mais muito bem. Em 2 dias já estava na minha rotina diária. Muito feliz com o resultado e o carinho prestado por esse médico e toda sua equipe.

Fale com o Dr. Marcelo

Comece uma conversa

Clique para começar uma conversa no WhatsApp

A nossa equipe responde rapidamente de segunda a sexta-feira, das 8h as 19h.