Novembro é marcado, entre outras ações, pela conscientização sobre os riscos do Diabetes, já que a glicemia fora de controle afeta seriamente também a saúde ocular, segundo o Dr. Marcelo Vilar, médico oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná. Por essa razão, em 14 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Diabetes.
O Dr. Marcelo explica que todo diabético deve ter uma atenção especial à saúde de seus olhos, uma vez que altas concentrações de glicose no sangue pode levar a importantes doenças oculares, tais como o glaucoma, a catarata e o edema macular diabético, ocasionando forte impacto na perda da qualidade de visão.
A principal vilã, entre todas, segundo o especialista, é a retinopatia diabética. A doença consiste em um conjunto de lesões que podem surgir entre pessoas com glicemia fora de controle. Caso não seja tratada, pode levar à perda parcial ou total da visão.
Estatísticas
Estima-se que mais de 93 milhões de pessoas sofrem algum tipo de dano ocular relacionado ao diabetes. No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, já são 20 milhões de diabéticos.
O Brasil ocupa o 6º lugar no mundo entre os países com mais pessoas com diabetes no geral e o 3º lugar quando se fala em diabetes Tipo 1, de acordo com levantamento da Federação Internacional de Diabetes.
Uma em cada três pessoas desenvolvem retinopatia diabética, sendo a principal causa de cegueira em pessoas com idade laborativa. Além disso, pessoas com diabetes têm 40% mais chances de desenvolver glaucoma.
O Dr. Marcelo acrescenta que o diabético, seja do tipo 1 ou do tipo 2, nunca deve esperar pelos sinais ou sintomas da doença para ir ao oftalmologista.