web analytics
05/11/2021
Anel de Ferrara
Dr. Marcelo Vilar

10 de novembro – Dia Mundial do Ceratocone

Coçar ou esfregar excessivamente os olhos! Um hábito comum entre várias pessoas, mas que pode ter consequências sérias à visão. É quando surge uma uma alteração no formato da córnea denominada de ceratocone, que torna a córnea com formato cônico, atinge uma a cada duas mil pessoas e é marcada pela desinformação. Para alertar sobre os seus riscos, em 10 de novembro foi instituído como o Dia Mundial do Ceratocone.

O Dr. Marcelo Vilar, especialista em doenças da córnea e oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná, diz que o momento é importante para tentar convencer as pessoas de que não cocem os olhos, especialmente se tiverem familiares portadores de ceratocone, principal fator de risco ao surgimento da doença.

O especialista explica que o ceratocone é a doença mais comum da córnea. Não inflamatória, afeta a espessura e o formato da córnea, provocando a visão de imagens distorcidas e embaçadas. Surge entre os 13 e 18 anos e tende a se estabilizar aos 40. Em todos os casos, o ceratocone atinge os dois olhos, tanto em mulheres, quanto em homens, em igual proporção.

O diagnóstico do ceratocone é feito por meio de exames de imagem, que fazem uma análise da curvatura da córnea. Ceratocone não tem cura, mas a boa notícia, de acordo com o Dr. Marcelo, é a de que existem várias opções em tratamentos para controlá-la.

Sintomas
O principal sintoma do ceratocone é a visão borrada e distorcida tanto para longe quanto para perto. Acentuada baixa na visão proveniente do astigmatismo irregular (distorção da imagem causada pela alteração da curvatura normal da córnea); desconforto visual (sensibilidade à luz), dor de cabeça e fotofobia.
Óculos: quando o astigmatismo irregular ainda é baixo.

Tratamentos
Lentes de contato: existem vários modelos. A aplicação dependerá de diversos fatores. As lentes permitem a melhora da visão, mesmo em graus mais avançados, graças a avançadas técnicas e materiais. Porém, não evitam a sua progressão. O Hospital de Olhos do Paraná tem mais de 30 anos de experiência no implante com lentes de contato.

Anel intracorneano (anel de Ferrara): indicado aos pacientes que já apresentam intolerância às lentes. Permite a melhora da visão por meio da regularização da córnea. Diminui o astigmatismo, bem como a curvatura corneana característica do ceratocone. Somente o médico poderá determinar em quais casos é aplicável.

Crosslinking (ligação de colágeno de córnea com a riboflavina), este tratamento com laser serve para tentar estabilizar a doença. Atua no sentido de aumentar ligações covalentes entre as fibras de colágeno, com o objetivo de fortalecer a córnea. O Hospital de Olhos do Paraná é um dos centros mais tradicionais do país no tratamento do ceratocone por meio do Crosslinking.

Transplante de córnea: procedimento empregado quando nenhuma outra alternativa surtiu resultado. No Hospital de Olhos do Paraná esta cirurgia pode ser realizada empregando avançadas técnicas a laser, que propiciam a rápida recuperação do paciente.

Marque sua consulta com o
Dr. Marcelo Vilar

Tem dúvidas ou quer uma segunda opinião?
Cadastre-se e ligamos para você.

    Depoimentos

    • Vera Maria Porto

      Agradeço a Deus e ao Dr. Marcelo Vilar todos os dias. Gratidão! Não enxergava direito desde os dois ou três anos de idade. Passados quase 40 anos Deus colocou Dr. Marcelo Vilar no meu caminho. Sai da cirurgia enxergando absolutamente tudo. Uma sensação indescritível. Deus o abençoes e toda família linda.

    • Davi Souza

      Extremamente solícito e tem prazer em deixar bem detalhado todos os porquês por trás das tomadas de decisão. Apresenta as opções e detalha bem os prós e contras.

    • Jaqueline Sampaio

      Médico empático e assertivo, grande especialista na sua área, consegue compartilhar seus conhecimentos com desenvoltura e simpatia. Faço acompanhamento com ele desde que me mudei para Curitiba há 12 anos e tenho plena confiança em seu profissionalismo.

    • Tatiane Malaguti

      Recomendo excelente profissional, atencioso, fiz minha cirurgia para correção e miopia a 6 anos e tenho acompanhamento contínuo

    • Marcelo Fuga Fialho

      Excelente profissional, competência técnica unida a empatia e atenção. Recomendo! Equipe de atendimento, também merece destaque, gentileza e comprometimento.

    • Kelly Regina

      Recebi indicação do Dr Marcelo, de duas amigas que operaram com ele e hoje estão livres dos óculos, realizei a cirurgia a 5 meses e estou super feliz com o resultados e o atendimento.
      Medico muito atencioso, me deixou super calma, pois tinha bastante medo, me passou toda confiança e segurança com sua experiência e atenção, tanto no pré operatório quanto no pós. Só tenho a agradecer por toda dedicação e carinho.

    • Jucelia

      O Dr Marcelo supriu todas as minhas expectativas, fui desenganada achando que não teria solução para enxergar melhor e ele me diagnosticou com muita paciência e tirou todas as minhas duvidas. Hoje enxergo 100% graças a esse excelente profissional.

    • Flávia

      Minha mãe estava com catarata, quase perdendo a visão até que recebemos a indicação para o Dr Marcelo e ela realizou a cirurgia que tanto sonhava. Excelente profissional, pontual, competente, tira todas as dúvidas e super atencioso para com a minha mãe, com certeza o melhor!! Obrigada Dr, hoje minha mãe está livre dos óculos e pode enxergar com qualidade!

    • Janaína Lima

      A 5 anos descobri q tenho Ceratocone, passei por vários médicos que nunca me disseram sobre a cirurgia de implante de Anel de Ferrara. Estava crente que não voltaria a ter uma boa visão. Foi quando recebi indicação do Dr. Marcelo, realizei a cirurgia de Anel com ele há 1 ano e tive mais da metade da minha qualidade visual recuperada. Só tenho a agradecer. Cirurgia sem dor, durou 20 minutos e sai sem tampão ,vendo embaçado mais muito bem. Em 2 dias já estava na minha rotina diária. Muito feliz com o resultado e o carinho prestado por esse médico e toda sua equipe.