Cuidar da saúde apenas quando existe algum problema é algo que não se deve fazer. E ainda mais quando estamos falando do cuidado com os nossos olhos. Os “check-ups” são essenciais, com baterias de exames necessários e acompanhamento médico especializado. E tudo isso deve ser feito anualmente. Tão importante quanto é cuidar dos olhos com essa mesma periodicidade, visitar o seu oftalmologista de confiança e saber mais sobre a saúde do sua visão. O fato de a sua visão estar perfeita e sem problemas não significa que não precise de acompanhamento. Entenda mais sobre a sua saúde visual. Selecionamos as 5 principais razões para manter suas consultas de rotina com oftalmologista em dia.

O oftalmologista não cuida apenas dos seus óculos de grau.

Você visita o oftalmologista apenas para saber se o grau dos seus óculos está correto? Saiba que essa constante precisa mudar! As visitas regulares ao oftalmologista possuem um intuito muito maior para a saúde da sua visão. O acompanhamento pode poupar qualquer paciente de muitos problemas relacionados aos olhos. Afinal, é através dos exames oftalmológicos que é possível identificar doenças pré-existentes ou até mesmo reconhecer propensões a outras doenças. Portanto, realizar um acompanhamento mais intenso para inspecionar com mais atenção qualquer alteração é muito importante: é possível evitar a necessidade de cirurgias incisivas de emergência e descobrir uma doença em estágio avançado que não irá responder a um tratamento.

O exame oftalmológico é rápido, simples e necessário. Não negligenciar este compromisso pode te poupar tempo e problemas desnecessários. Exames oftalmológicos não são indicados apenas a supervisão dos óculos de grau ou lentes de contato. Também é para acompanhar a saúde da sua visão.

Paciente com histórico familiar de problemas de saúde como diabetes ou hipertensão

Existe um grupo de pacientes que precisa manter as consultas ao oftalmologista com regularidade. Estamos falando de todas aquelas pessoas que possuem histórico familiar de diabete e/ou hipertensão. A presença destes dois problemas de saúde pode ocasionar com maior facilidade doenças como a Retinopatia Diabética e Hipertensiva. Silenciosas e de evolução gradativa, ambas apresentam sinais lentos e consequência sérias: um descuido maior e a cegueira será inevitável.

Se você possui algum histórico de diabetes e hipertensão na sua família, busque consultar com o seu oftalmologista de confiança. Realize exames de fundo de olho para ter a certeza de que a saúde de sua retina está perfeita. Qualquer incômodo ou dificuldade para enxergar, procure um especialista e não esqueça: sempre mencione o seu histórico familiar.

Sua qualidade de vida pode melhorar

Você está com algum problema de visão, mas não gostaria de fazer uso de óculos ou lentes de contato? A boa notícia é que os avanços tecnológicos na área oftalmológica oferecem alternativas valiosas para a correção das disfunções visuais. Tanto o incômodo com a utilização dos óculos de grau quanto o cuidado com as lentes de contato são problemas que podem ser resolvidos com a ajuda de cirurgias refrativas. Para saber se essa solução pode funcionar ao seu caso, é bastante importante consultar com o seu oftalmologista de confiança. Na sua visita de rotina, tire suas dúvidas e peça mais informações sobre as cirurgias refrativas.

A Cirurgia refrativa é o nome dado às cirurgias para corrigir miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Para esses casos, o Dr. Marcelo Vilar oferece como solução técnicas avançadas de cirurgias e intervenções que são perfeitas para o caso em questão: cirurgias a laser e também a convencional. É a tecnologia a serviço da sua visão e qualidade de vida.

Cuidado recorrente para a saúde da visão e atualização para o seu uso

Você é aquele tipo de paciente que não precisa se preocupar com as cirurgias oftalmológicas, tem a visão perfeita e sem grandes agravantes? Mesmo nesses casos, ainda é necessário consultar com recorrência anual o seu oftalmologista de confiança. A saúde da sua visão estará sempre em dia e sem surpresas. Além disso, é bastante interessante se atualizar sobre os avanços tecnológicos na área: novas possibilidades de lentes de contato ou óculos de grau podem aparecer entre uma consulta e outra. Sempre há uma alternativa para o seu uso ou não adaptação com algo que precise utilizar. Por isso, é sempre interessante manter as consultas com o oftalmologista em dia.

Doença visual não é só alteração de grau

Existem doenças oftalmológicas muito silenciosas e que não possuem uma razão conhecida para se desenvolver. A única solução possível é realizar consultas periódicas ao oftalmologista para descobrir qual o tipo, agravantes e como tratar ou melhorar a qualidade de vida após a descoberta. As doenças mais conhecidas como miopia, astigmatismo e catarata são grandes exemplos de problemas de visão que podem ser reconhecidas em seu estágio inicial e que encontram solução com o tratamento certo. Para as demais, a regra não muda: precisa-se visitar um médico de confiança para saber mais sobre o seu caso e acompanhamento necessário.

Manter as consultas oftalmológicas em dia é um cuidado que precisa ser feito por todos os pacientes em diferentes idades e estágios da vida. Sua visão merece essa atenção. Além disso, é bastante interessante buscar saber também as formações e técnicas do especialista oftalmológico que será escolhido. Para a solução completa do seu problema de visão, com o cuidado que necessita e acompanhamento ideal da sua necessidade, conte com um profissional com experiência acadêmica e profissional. O Dr. Marcelo Vilar é um grande exemplo e que certamente ajudará a você a solucionar o seu problema da melhor forma. É especialista em doenças da córnea e atende no Hospital de Olhos do Paraná, grande referência na cidade de Curitiba. Já realizou mais de 17 mil cirurgias de catarata, além de cirurgias refrativas (correção da miopia, astigmatismo e hipermetropia),  como ceratocone, presbiopia e outras.

Quer saber mais sobre o atendimento do Dr. Marcelo Vilar? Entre em contato com a nossa equipe através dos telefones: (41) 3310-4225 | (41) 3310-4202 | (41) 3310-4277 ou pelo WhatsApp:  (41) 99616-9915. Conheça o trabalho do Dr. Marcelo Vilar no site: https://marcelovilar.com.br/