6 de setembro de 2017

Travatan – Como Usar, Bula e Efeitos Colaterais

Travatan o que é ?

Travatan é um análogo de prostaglandina. Ele trabalha para reduzir a pressão no olho, aumentando a quantidade de fluido que drena do olho.

Travatan é usado para tratar aumento da pressão no olho (hipertensão ocular) e glaucoma de ângulo aberto em pacientes que não podem usar ou não respondem a outros medicamentos.

Travatan também pode ser usado para fins diferentes dos listados neste guia de medicamentos.

Travatan – Informações Importantes

Travatan pode causar uma mudança gradual na cor de seus olhos ou pálpebras e cílios, bem como aumento do crescimento ou espessura de seus cílios. Essas mudanças de cor, geralmente um aumento no pigmento marrom, ocorrem devagar e você pode não notá-las por meses ou anos. As alterações de cor podem ser permanentes mesmo após o término do tratamento e podem ocorrer apenas no olho tratado. Isso pode resultar em uma diferença cosmética na cor do olho ou das pestanas de um olho para o outro.
Não permita que o conta-gotas de Travatan toque qualquer superfície, incluindo os olhos ou as mãos. Se o conta-gotas se contaminar, pode causar uma infecção no seu olho, o que pode levar a perda de visão ou sérios danos ao olho.

Depois de usar o Travatan, aguarde pelo menos 5 minutos antes de usar outras gotas para os olhos que seu médico receitou.<

>>> Veja Tudo Sobre o Glaucoma

O que preciso Saber Antes de Usar o Travatan

Não use Travatan se você é alérgico ao travoprosta.

Antes de usar este medicamento, informe o seu médico se você é alérgico a qualquer droga ou se tem inchaço ou infecção do seu olho.

Travatan pode causar uma mudança gradual na cor de seus olhos ou pálpebras e cílios, bem como aumento do crescimento ou espessura de seus cílios. Essas mudanças de cor, geralmente um aumento no pigmento marrom, ocorrem devagar e você pode não notá-las por meses ou anos. As alterações de cor podem ser permanentes mesmo após o término do tratamento e podem ocorrer apenas no olho tratado. Isso pode resultar em uma diferença cosmética na cor do olho ou das pestanas de um olho para o outro.

Categoria de gravidez da FDA C. Não se sabe se Travatan é prejudicial para o feto. Antes de usar este medicamento, informe o seu médico se estiver grávida ou planeja engravidar durante o tratamento. Não se sabe se Travatan passa para o leite materno ou se pode prejudicar um bebê lactante. Não use Travatan sem informar seu médico se estiver amamentando um bebê.

Como devo usar o Travatan?

Use Travatan exatamente como foi prescrito para você. Não use Travatan em quantidades maiores, ou use-o por mais tempo do que o recomendado pelo seu médico. Siga as instruções em seu rótulo de prescrição.

Lave as mãos antes de usar as gotas para os olhos.

Para aplicar as gotas para nos olhos:

Incline a cabeça para trás um pouco e puxe a parte inferior da pálpebra para criar um pequeno bolso. Segure o conta-gotas acima do olho com a ponta do conta-gotas para baixo. Olhe para cima e para longe do conta-gotas. Aperte uma gota e feche seus olhos. Pressione suavemente o dedo no canto interno do olho (perto do nariz) por cerca de 1 minuto para evitar que o líquido escorra para o seu ducto lacrimal.
Se você usar mais de uma gota no mesmo olho, espere cerca de 5 minutos antes de colocar a próxima gota. Aguarde pelo menos 5 minutos antes de usar outras gotas oculares que o seu médico receitou.

Não permita que o conta-gotas toque qualquer superfície, incluindo os olhos ou as mãos. Se o conta-gotas se contaminar, pode causar uma infecção no seu olho, o que pode levar a perda de visão ou sérios danos ao olho. Em qualquer momento durante o uso de Travatan, informe seu médico de uma vez se você tiver uma lesão ocular, se você desenvolver uma infecção ocular ou se você planeja realizar uma cirurgia ocular. Não use as gotas oculares se o líquido mudar de cor ou tiver partículas nele. Armazene as gotas à temperatura ambiente longe do calor e da umidade. Mantenha a garrafa bem fechada quando não estiver em uso.

Travatan o que devo evitar

Evite usar muito Travatan, o que pode realmente torná-lo menos efetivo na redução da pressão dentro do olho.Evite usar qualquer medicamento para os olhos que não tenha sido prescrito pelo seu médico.

Travatan Efeitos Colaterais

Obtenha ajuda médica de emergência se você tiver algum destes sinais de uma reação alérgica: urticária; dificuldade ao respirar; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta. Pare de usar o medicamento e ligue imediatamente para o seu médico se você tiver algum destes efeitos colaterais graves:

  • Vermelhidão, inchaço, comichão ou dor no olho ou ao redor;
  • Escorrer ou descarregar do seu olho;
  • Aumento da sensibilidade à luz;
  • Mudanças de visão.
  • Dor no peito.
  • Desconforto suave no olho;
  • Dor de cabeça;
  • Sentir como se algo estivesse no seu olho;
  • Visão embaçada;
  • Olhos secos ou aquosos;
  • Picada ou queima dos olhos depois de usar as gotas.