30 de março de 2017

Presbiopia – Sintomas,Tratamento, Causa e Diagnóstico – Dr. Marcelo Vilar

A presbiopia ou “vista cansada”, para a maioria das pessoas, inicia após os 40 anos. Ocorre por uma ineficiência do sistema de acomodação da visão para perto, levada pela perda da elasticidade do cristalino (lente natural do olho).

Por isso, pessoas que nunca haviam utilizado óculos passam a necessitar deles para a leitura e os que já utilizavam precisam de multifocais. Os míopes podem ler sem óculos porque não enxergam longe e têm seu foco de visão naturalmente para perto.

33

A presbiopia é um processo normal da idade que pode ser corrigido por meio de óculos, lentes de contato ou cirurgia.

34

VISÃO NITIDA PARA PERTO IMAGEM DESFOCADA

Tratamento da Presbiopia:

Nenhuma forma de tratamento clínico restabelece a acomodação do cristalino .

Adeus óculos

A presbiopia pode ser corrigida através dos seguintes procedimentos:

* Uso de óculos para perto ou multifocais, que corrigem a visão para perto e para longe.

* Uso de lentes de contato multifocais ou monofocais, com monovisão.

* Correção da visão por laser, com monovisão .

*  Implante de lentes intraoculares multifocais (para pacientes que já apresentaram catarata), corrigindo ambos os olhos.

Mono visão:

Monovisão é a visão funcional de um olho para longe e do outro para perto. Na monovisão , o médico faz alguns estudos e identifica qual  dos olhos predomina para longe  ( dominante), assim este olho fica focalizado para distância e o outro ( não dominante) para perto.

Quando se induz a monovisão, o cérebro passa a fazer a escolha da melhor imagem, vinda de um olho ou do outro, de acordo com a localização do objeto (próximo ou distante).

>>> Olho Seco – Sintomas, Causas e Tratamento

Uso de Lentes de Contato

As lentes de contato bifocais permitem ver tanto de perto quanto de longe em cada olho. Outra abordagem é a monovisão, em que um olho é corrigido para enxergar de perto, enquanto o outro olho é corrigido para enxergar de longe. Dependendo da extensão da monovisão, uma simples lente pode ser tudo o que você precisa.

35

Cirurgia a laser para presbiopia

A cirurgia a laser pode corrigir a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo em pacientes com vista cansada. Acima dos 40 anos, caso o grau seja totalmente corrigido para longe em ambos os olhos, o paciente necessitará de óculos para a leitura.

A forma mais utilizada para eliminar ou diminuir a necessidade dos óculos para perto com a CIRURGIA À LASER , chama-se monovisão. Para isso, corrige-se totalmente o grau de um dos olhos para focalizar longe ( DOMINANTE) e o outro olhos ( NÃO DOMINANTE) se projeta para dar visão de perto. A pequena diferença de grau entre os olhos é, em geral, rapidamente compensada pela adaptação cerebral.

Cirurgia com lente intra-ocular multifocal para presbiopia

Quando o cristalino estiver comprometido, a substituição por uma lente intra-ocular multifocal é a melhor opção. Pacientes que usam óculos para miopia,  hipermetropia e/ou astigmatismo,  possuem a vantagem adicional da correção desses problemas e ao mesmo tempo, da correção da presbiopia. O paciente que implanta essa lente tem reduzida a necessidade do uso dos óculos indicados para auxiliar a visão tanto de longe quanto de perto.