16 de abril de 2014

Presbiopia ou vista cansada, o processo natural de envelhecimento dos olhos

presbiopia marcelo vilarHoje o nosso assunto é presbiopia, popularmente conhecida como vista cansada. Trata-se de um processo de envelhecimento natural do olho.  E a sua incidência tende a tornar-se crescente, principalmente, em decorrência da maior longevidade da população. Mas nada que possa ser motivo de preocupação maior. Afinal, presbiopia não é doença.

Caracteriza-se pela perda da capacidade do olho de mudar seu foco para ver objetos que de perto. É tão natural como ter rugas ou cabelos brancos, afetando a todos em algum momento da vida.  Geralmente, começa a aparecer em torno dos 40 anos e ocorre quando a lente natural do olho perde flexibilidade.

Os sintomas mais recorrentes incluem a necessidade de manter material de leitura no comprimento do braço, visão turva, a uma distância de leitura normal e dores de cabeça ou fadiga ao fitar um objeto de perto por mais tempo. Infelizmente, até o momento, a doença não pode ser curada.

Óculos de grau ou de leitura, lentes de contato progressivas ou bifocais podem ajudar a corrigir seus efeitos. Para aqueles que não se acostumam ou se irritam ao tirar os óculos para enxergar longe e colocá-los para ver de perto, é indicado o uso de lente intraocular, que são muito eficazes.

Estudos clínicos realizados nos Estados Unidos mostraram que quase 90% dos pacientes que implantaram as lentes puderam realizar, após uma semana, tarefas diárias, como ir ao supermercado, ler ou dirigir, sem o uso de óculos.

O procedimento cirúrgico é rápido, realizado com anestesia local, sem internação. Logo após a operação, o paciente é liberado para repousar em casa e passa por cuidados pós-operatórios normais.