12 de setembro de 2017

Pantoprazol Para que Serve – Como Tomar e Efeitos Colaterais

Pantoprazol Para que Serve… O ácido é produzido naturalmente no seu estômago para ajudá-lo a digerir os alimentos e a matar bactérias. Este ácido é extremamente importante para que seu corpo produza uma barreira mucosa natural que proteja o revestimento do estômago.

Em algumas pessoas, esta barreira pode quebrar, permitindo que o ácido irrite o estômago, causando inflamação, úlceras e outras condições. Outras pessoas podem ter um problema com a banda muscular na parte superior do estômago que mantém o local bem fechado. Isso pode permitir que o ácido escape e irrite o esôfago, causando azia. Isso é muitas vezes referido como ” refluxo ácido “.



Pantoprazol Para que Serve

Pantoprazol serve para ajudar a interrompe as células no revestimento do estômago de produzir muito ácido. Isso ajuda a prevenir a formação de úlceras, ou auxilia o processo de cicatrização onde o dano já ocorreu. Ao diminuir a quantidade de ácido, eles também podem ajudar a reduzir os sintomas da doença de refluxo ácido, como azia.

O pantoprazol também é usado como uma parte de um tratamento para se livrar de Helicobacter pylori , uma bactéria encontrada no estômago, que pode causar úlceras.

Pantoprazol Como Usar

Alguns medicamentos não são adequados para pessoas com certas condições, e às vezes um medicamento só pode ser usado se houver cuidados extras. Por estas razões, antes de começar a tomar pantoprazol, é importante que o seu médico ou farmacêutico saiba:

  • Se você está grávida, tentando um bebê ou amamentando.
  • Se você tiver algum dos seguintes sintomas: dificuldade em engolir, perda de sangue, perda de peso ou se você está doente (vômito).
  • Se você tiver algum problema com o funcionamento do seu fígado, ou com a forma como seus rins funcionam.
  • Se você já teve uma reação alérgica a um medicamento.
  • Se você está tomando qualquer outro medicamento.

Isso inclui todos os medicamentos que você está tomando, que estão disponíveis para comprar sem receita médica, bem como medicamentos à base de plantas e complementares.

>>> Bula Completa do Amitriptilina

Pantoprazol Bula

Antes de começar este tratamento, leia a bula do fabricante dentro do pacote. Isso lhe dará mais informações sobre o pantoprazol e fornecerá uma lista completa dos efeitos colaterais que você pode experimentar ao levá-lo.

Se você recebeu receita de pantoprazol, leve-a exatamente como o seu médico lhe disser. Existem diferentes pontos fortes de comprimidos disponíveis para que o seu médico lhe diga o que é certo para você. Toma-se usualmente uma vez por dia.

Se você o está tomando para a erradicação de Helicobacter pylori ou para a síndrome de Zollinger-Ellison, é provável que você seja solicitado a tomar duas doses por dia. O seu médico irá dizer-lhe qual a dose adequada para você e as instruções também estarão no rótulo da embalagem para lembrá-lo. Se você comprou pantoprazol para sintomas como azia, tome um comprimido por manhã.

Talvez você precise tomar pantoprazol por um dia ou mais para controlar seus sintomas. Se seus sintomas não melhorarem dentro de alguns dias, você deve falar com seu médico sobre isso.



Tome os comprimidos com um copo de água. Não mastigue, esmague ou quebre o comprimido antes de engolir. O pantoprazol pode ser tomado antes ou depois dos alimentos, embora o tome antes da preferência alimentar.

Se você se esqueceu de tomar uma dose ao seu horário habitual, pode levá-la quando se lembra (a menos que seja quase a hora da próxima dose, caso em que deixa de lado a dose perdida). Não tome duas doses juntas para compensar uma dose esquecida.

Pantoprazol Tratamento

Tente manter suas consultas regulares com seu médico. É assim que seu progresso pode ser verificado. Se você está tomando pantoprazol a longo prazo, o seu médico irá querer rever o seu tratamento pelo menos uma vez por ano para se certificar de que ainda é certo para você.

Um curso típico de tratamento dura uma ou duas semanas se estiver a tomar pantoprazol para a erradicação de Helicobacter pylori . Ele durará um ou dois meses se for para permitir que uma úlcera cure. Por todas as outras razões para tomar pantoprazol, seu tratamento durará o tempo que for necessário para controlar seus sintomas.

Alguns alimentos podem piorar seus sintomas. Alimentos e bebidas que foram suspeitas disso incluem menta, tomates, chocolate, alimentos picantes, bebidas quentes, café e bebidas alcoólicas. Se parecer que um alimento está agravando seus sintomas, tente evitá-lo por um tempo para ver se seus sintomas melhoram. Além disso, tente evitar comer grandes refeições, pois isso pode piorar seus sintomas.

Se você está acima do peso, coloca pressão extra no estômago e encoraja os sintomas do refluxo ácido. Perder peso e comer uma dieta saudável e equilibrada pode ajudá-lo.

Fumar aumenta a quantidade de ácido produzido pelo estômago e pode piorar os sintomas. Se você é um fumante, fale com seu médico ou farmacêutico sobre como sair.

Estudos recentes sugerem que pode haver um ligeiro aumento no risco de fraturas ósseas quando os inibidores da bomba de protões, como o pantoprazol, são retirados por mais de um ano. Se isso afeta você, seu médico verificará se você está tomando bastante vitamina D e cálcio para reduzir esse risco.



Se você comprar medicamentos sem receita médica, verifique sempre com um farmacêutico que eles são seguros para levar ao lado de seus outros medicamentos.

O Pantoprazol Efeitos Colaterais

Além de seus efeitos úteis, a maioria dos medicamentos pode causar efeitos colaterais indesejados, embora nem todos os experimentem. A tabela abaixo contém algumas das mais comuns associadas ao pantoprazol. Você encontrará uma lista completa no folheto informativo do fabricante fornecido com seu medicamento.

Os efeitos indesejáveis, muitas vezes, melhoram à medida que seu corpo se ajusta ao novo medicamento, mas fale com seu médico ou farmacêutico se algum dos seguintes continuar ou tornar-se problemático.

– Estômago Irritado (como sentir-se doente (náuseas), dor de estômago ou vento), dor de barriga (abdominal), estar doente (vômito)
Fique em refeições simples – evite alimentos ricos ou picantes. Se os sintomas são graves ou não se afastam, informe o seu médico.

– Diarreia
Beba muita água. Se continuar ou se tornar severo, informe o seu médico

– Prisão de ventre
Tente comer uma dieta equilibrada e beber vários copos de água todos os dias

– Dor de cabeça
Beba muita água e pergunte ao seu farmacêutico para recomendar um analgésico adequado. Se as dores de cabeça continuarem, informe o seu médico

– Sentindo-se tonto ou cansado
Não conduza e não use ferramentas ou máquinas até se sentir melhor

– Boca seca, erupção cutânea com coceira, problemas de sono
Se algum destes se tornar problemático, informe o seu médico

Se você tiver outros sintomas que você acha que podem ser devido ao remédio, fale com seu médico ou farmacêutico para obter mais conselhos.