O frio parece ter definitivamente chegado. E com ele algumas doenças típicas da estação. Os nossos olhos, como a nossa pele, ficam muito expostos, desprotegidos. As pessoas acham que não precisam usar óculos, pois acreditam que não estão sujeitas aos raios ultravioleta, o que é um engano.

O uso dos óculos é de extrema importância, sim. Deixá-lo em casa ou guardado na bolsa não faz sentido, pois sem a sua proteção ficamos propensos a contrair doenças como edemas, úlceras crônicas, catarata e a degeneração macular. Vale destacar que parte destas doenças pode até causar a cegueira irreversível.
Outra doença comum durante os dias mais frios é a conjuntivite viral. E surge pelo mesmo motivo pelo qual aparece a gripe: a aglomeração de pessoas em ambientes fechados. Além disto, muita gente abre pouco a janela, não deixando o ar circular, criando ambiente propício para o compartilhamento de vírus.

Uma dica essencial nestes casos, também, é procurar manter uma rigorosa higiene das mãos, evitando levá-las aos olhos. Finalmente, quando for retirar um agasalho que ficou guardado por muito tempo no armário tenha cuidado. A poeira também pode causar mal aos olhos.