8 de abril de 2014

Inovadora modalidade de cirurgia de catarata entra na rotina do Hospital de Olhos do Paraná

A mais revolucionária tecnologia para cirurgia de catarata no mundo chega ao Brasil. O Hospital de Olhos do Paraná é um dos primeiros centros oftalmológicos a introduzi-la em sua rotina. Ao todo são mais de 60 pacientes operados.

Cirurgia de catarata a laserEssa inovadora tecnologia, conhecida por LenSx, produzida pelos Laboratórios Alcon( Novartis), substitui etapas da cirurgia até então realizadas pelo bisturi e que agora foram substituídas pelo LASER. O sistema integrado que guia as imagens do laser de femtosegundo, possibilitando uma cirurgia mais precisa, com maior reprodutibilidade, alem de contar com imagens em 3D, permitindo com que  cada olho seja tratado de forma personalizada, levando em conta inclusive, a fase em que se encontra a catarata, alem do uso de Lentes intraoculares modernas, permitindo corrigir erros refrativos como a MIOPIA, HIPERMETROPIA , O ASTIGMATISMO E A PRESBIOPIA.

Todo o procedimento é muito rápido. Em cerca de dois minutos o cristalino opacificado pela catarata é fragmentado em vários micropedaços, facilitando a sua retirada. Em seguida, usa-se um aparelho que realiza a sucção da catarata emulsificada ” pelo LASER e injeta-se a lente intraocular.

O paciente tem alta do centro cirúrgico imediatamento após o procedimento, e já enxergando as cores muito mais nítidas. Estudos realizados entre os mais de 60 pacientes operados no Hospital de Olhos do Paraná comprovam a eficácia do procedimento.

Apesar de bastante divulgada, a catarata ainda é a principal causa de cegueira no mundo (responsável por 51% dos casos) e acomete 45 milhões de pessoas, segundo dados da OMS. Só no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, existem cerca de 600 mil cegos por catarata, com uma incidência de 120 mil novos casos por ano. Os pacientes demoram a procurar um médico, por falta de acesso e informação, e por desconhecerem todas as opções de tratamento.