7 de julho de 2014

Elas sofrem mais de problemas da visão do que eles

Mais de 60% dos cegos no mundo são mulheres. Os dados, divulgados pelas entidades médicas são muito interessantes. O mais interessante neste levantamento, é que 80% dos casos de cegueira no mundo poderiam ser evitados. Mas aí fica a pergunta: por que as mulheres sofrem mais? EYEEntre as hipóteses levantadas estão o desconhecimento e a própria idade, uma vez que, está comprovado, mulheres vivem mais do que os homens. Existe a hipótese, ainda, de que mulheres têm maior risco para sofrer determinadas doenças. É o caso da catarata, bem como algmas formas de glaucoma, não se sabe se por fatores genéticos ou hormonais.
Determinadas situações relacionadas à desinformação são curiosas. Muitas mulheres desconhecem que medicamentos podem prejudicar a visão; mais da metade não sabem ou não acreditam que o cigarro é maléfico à vista (especialmente influenciando ao surgimento da catarata); e mais da metade delas, de acordo com o mesmo estudo, disse não acreditar que a gravidez pode influenciar na qualidade visual, o que também é um fato.
Em conclusão, todos sabemos que, se por um lado mulheres são em certos casos vítimas da desinformação, por outro, elas são as peças chave da promoção da saúde em nossas famílias. São elas quem cuidam da saúde dos filhos, do marido, dos pais, dos sogros. Por sorte, a maioria das doenças visuais das quais acabam vulneráveis, têm prevenção. Basta que, como o restante da população, procurem o médico para consultas periódicas.