22 de agosto de 2014

Alimentos, ótimos amigos da visão

boa alimentaçãoAo ler nos jornais que na próxima semana (31) comemora-se o Dia do Nutricionista, pensei em como a alimentação é importante para a saúde como um todo e, em especial, para a visão. Lembram-se quando éramos crianças e nossos pais falavam que tais alimentos são bons para a visão? Eles estavam corretos. Alguns combatem o glaucoma e a degeneração macular, por exemplo. Já a falta de certos nutrientes pode afetar a capacidade de enxergar. A ingestão frequente de peixes, por exemplo, estimula a circulação sanguínea, fazendo com que as estruturas oculares recebam bastante oxigênio, vital para a saúde dos olhos.

As frutas, verduras e legumes amarelos e verdes são ricos em carotenóides, que previnem a deterioração da mácula, assim como a gema do ovo – que tem substâncias foto-oxidantes – e as frutas vermelhas, como mirtilo, amora, cereja, morango e framboesa, que são antioxidantes e fontes de vitamina C. O consumo de 100 ml de azeite virgem por semana é outro auxiliar na prevenção da degeneração macular.

Já o alho e a cebola, ricos em cálcio, fósforo, e vitaminas B e C, por sua ação antimicrobiana e antiviral, dilatam os vasos sanguíneos e reduzem a pressão arterial, prevenindo contra o glaucoma. Para combater o olho seco é indicado o consumo de óleo de linhaça, que é fonte de vitamina E, e de ácidos graxos. Uma alimentação balanceada, que inclua estes alimentos, protege a visão e o funcionamento de organismo como um todo.

Um bom final de semana a todos.